Carreira

Conheça os 4 mitos da carreira de psicologia

Diferente das exatas, em que é possível chegar a um número ou equação precisa, nas ciências humanas nem sempre existe um certo ou errado: tudo depende do contexto. Para encontrar um resultado, é necessário uma análise e uma interpretação de cada situação.

Na psicologia não é diferente. Focada no comportamento humano e suas diversas ações, essa área é cercada por uma série de mitos. Para acabar de vez com as inverdades sobre a carreira de pscicologia, produzimos um conteúdo especial.

Continue a leitura e desvende 4 mitos sobre essa profissão!

1. Psicólogo é para gente com um “parafuso a menos”

Esse, possivelmente, é um dos mitos mais difundidos. Os psicólogos são capazes de ajudar os pacientes a superar os problemas diários, angústias e frustrações. Ele é indicado para qualquer pessoa que queira cuidar da saúde mental.

Inicialmente, o psicólogo lidava, sobretudo, com demandas relacionadas a desajustes sociais e doenças mentais, o que estigmatizou a profissão. Contudo, com o decorrer do tempo, percebeu-se que a psicologia tinha um papel muito mais abrangente, sendo recomendado não só para quem precisa se curar, mas também para quem busca por maior qualidade de vida e autoconhecimento.

Então, saiba desde já que, ao optar por essa profissão, você terá contato com pessoas de diversos estilos e personalidades.

2. O profissional só trabalha em clínicas

Pare um pouquinho e pense se essa afirmativa parece, realmente, ser verdadeira. É claro que o profissional habilitado em psicologia pode abrir um consultório próprio ou trabalhar em clínicas. Mas não para por aí. Ele também pode atuar em empresas, escolas, times esportivos e até mesmo se especializar para seguir a área acadêmica. Essas são apenas algumas possibilidades.

Tenha em mente que as universidades preparam os alunos para trabalhar em diversas frentes, desenvolvendo habilidades distintas. Dessa forma, ao finalizar o curso, o estudante poderá escolher a área que tem mais interesse e vocação.

3. A remuneração é muito baixa

Uma das principais preocupações dos estudantes que vão investir no curso de psicologia é a questão do salário. Não se deixe levar pelas opiniões que afirmam que a remuneração é baixa. Assim como em qualquer profissão, existem aqueles que se destacam e outros que ficam na zona de conforto.

Como se pode imaginar, o salário de cada um desses grupos é bastante diferente. Enquanto os primeiros ganham um valor satisfatório, os demais têm dificuldade até para se sustentar. Por isso, é importante se destacar na faculdade e no trabalho e buscar, constantemente, o aprimoramento profissional.

4. Psicólogos só dão conselhos

Não faz o menor sentido estudar anos e anos para dar apenas conselhos, não é mesmo? Afinal, isso qualquer um pode fazer. O psicólogo possui o conhecimento necessário para ajudar os pacientes a lidar com dilemas e questões internas mal resolvidas.

Ele tem as ferramentas e estratégias adequadas para clarear a visão do paciente, fazendo com que ele consiga superar os desafios do cotidiano. O resultado é uma pessoa mais satisfeita com a sua realidade. Em outras palavras, o psicólogo não é um conselheiro. Ele é um profissional gabaritado e que tem o respaldo científico para auxiliar o paciente na resolução dos conflitos internos.

Diante de um mundo marcado pela complexidade, mais do que nunca, a psicologia apresenta-se como um carreira promissora. Ao optar por essa área, com certeza, você colherá bons frutos.

Quer saber mais sobre a carreira de psicologia? Então entre em contato conosco para que possamos esclarecer todas as suas dúvidas!

FACIG disponibiliza Edital para Mestrado Profissional em Manhuaçu
Cursos na área de saúde: conheça o potencial do mercado no Brasil!
Desafio da Aprendizagem Ativa para Vencer outro Desafio