Carreira

Conheça os 4 passos essenciais para criar uma startup!

A definição de startup é um pouco vaga, mas, de forma geral, é um empreendimento geralmente novo e de rápido crescimento que se propõe a atender uma demanda do mercado esquecida por outras empresas.

Mesmo com a recente crise econômica, o empreendedorismo nunca esteve tão em alta no Brasil. Todos os dias aparecem novas startups para atender uma fatia do mercado que as grandes empresas geralmente não atendem. Portanto, se você quer criar uma startup, a boa notícia é que o mercado sempre tem brechas que precisam ser preenchidas e, por isso, tem espaço para todos.

Sendo assim, se você tem o desejo de abrir uma startup da melhor forma possível, confira agora os cinco passos essenciais para ter sucesso no seu empreendimento.

1. Faça uma pesquisa de mercado

Conduzir uma pesquisa de mercado é o primeiro passo para determinar qual ideia você deve perseguir e se ela é viável. Comece sua pesquisa definindo e escrevendo qual problema a sua startup vai resolver. 

Depois, descubra quantas pessoas tem esse problema que você se propõe a resolver e, em seguida, procure saber se isso é realmente importante para o potencial cliente.

Para fazer isso, é recomendado fazer uma pesquisa com essas pessoas que você quer atingir e verificar o que elas têm a dizer. Feito isso, observe a sua concorrência, veja o que ela faz de bom e de ruim e procure oferecer um diferencial no seu serviço.

2. Defina um plano 

Para criar uma startup, tirar ela do campo das ideias e começar sua jornada da melhor forma possível, é necessário estabelecer um plano de ação. Usando a pesquisa de mercado que você fez anteriormente, crie uma estratégia de ataque para iniciar com o pé direito! 

Lembre-se sempre que, no seu plano. é essencial ter metas graduais e bem definidas para chegar ao seu objetivo.

3. Escolha seu local de trabalho

Onde você vai trabalhar tem um considerável efeito no processo inicial para criar uma startup. Cada pessoa tem uma personalidade e um lugar preferencial para trabalhar. Vários empreendedores preferem começar trabalhando em casa, tanto por conforto, quanto para diminuir custos.

Mas fique atento, se for trabalhar em casa, cuidado para não procrastinar. Escolha um local da casa que te ofereça a melhor condição de concentração e foco!

4. Invista no seu conhecimento!

Para criar uma startup de sucesso, além de trabalho duro, é necessário adquirir muito conhecimento. Existem várias formas de aprender. Porém, uma faculdade é o caminho mais indicado, tanto pelo conhecimento que será adquirido, quanto pela possibilidade de conhecer alguém de confiança que poderá se tornar seu sócio. Lembre-se que toda startup precisa de um sócio, parceiro e de uma equipe.

Dependendo do seu perfil, procure uma universidade que te ofereça suporte para desenvolver habilidades como liderança e empreendedorismo, pois isso é crucial para o seu negócio. Além disso, para definir sua área, saiba como descobrir sua vocação profissional.

Portanto, se você realmente quer criar uma startup e começar da melhor forma, estude e aplique os passos acima. Lembrando sempre que o caminho é cheio de altos e baixos, acertos e erros. Por fim, quer saber como ajudar a sua startup a crescer em um mercado tão competitivo? Confira nosso artigo sobre incubadoras de startups.

You may also like
Como começar uma boa carreira na advocacia?
Saiba quais são as áreas de atuação da Psicologia
III ADSystems

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This