Carreira

Conhece as diferenças entre os tipos de faculdade? Descubra aqui!

Você sabe, ou tem uma ideia, do curso superior que quer fazer; mas chegou a hora de escolher a instituição. E agora? Como saber qual a melhor para você e acertar na decisão? Uma boa forma de começar é entender os diferentes tipos de faculdade existentes: universidade, centro universitário e faculdade.

Cada uma tem particularidades, organização e prerrogativa de ensino diferentes; portanto, entendê-las ajudará você a optar pela melhor. Ou seja, é muito mais que um nome. Confira agora as diferenças entre os tipos de faculdade e dê mais este passo para seu futuro!

Faculdade

Segundo o Decreto nº 5.773/06 do Ministério da Educação (MEC), toda instituição de ensino superior é credenciada como uma faculdade. Somente depois de comprovar que atende outros requisitos é que ela passa  a ser um Centro Universitário ou Universidade.

A faculdade pode oferecer diversas graduações e pós-graduações, mas geralmente focam em duas ou três áreas, como humanas, engenharias, ciências jurídicas, saúde etc. Pelo menos um terço dos professores precisa ter especialização e a instituição pode ofertar cursos de mestrado e doutorado.

As exigências do MEC para a abertura incluem infraestrutura, biblioteca, organização pedagógica, laboratórios, entre outras questões. Ela não pode criar programas e cursos sem autorização do órgão federal, mas, fora essas orientações gerais, não existem muitas outras restrições.

A qualidade é o diferencial para qualquer instituição de ensino superior;  por isso, as melhores faculdades mantêm docentes mestres e doutores, incentivo à extensão e pesquisa e buscam sempre se atualizar.

Universidade

A universidade é uma instituição que precisa ter três eixos de atividades: ensino, pesquisa e extensão. Ou seja, é obrigatório que existam projetos além da sala de aula, buscando formar profissionais com produção intelectual científica e cultural relevantes.

Outra exigência é que ela ofereça no mínimo 4 pós-graduações stricto sensu, que são o mestrado e o doutorado;  e esses cursos precisam ter boas notas no MEC. Entre os 4, pelo ao menos um precisa ser de doutorado. Quanto aos professores, um terço precisa ter título de mestre ou doutor e um terço trabalhar em período de dedicação exclusiva.

Como são vários requisitos a serem cumpridos, as universidades costumam ser maiores. É nelas que surgem novos cursos e programas de ensino, que se formam a maioria dos professores de ensino superior, e onde está a maioria dos graduandos e pós-graduandos do Brasil

Centro universitário

Por fim, existe o centro universitário que é uma espécie de intermediário entre a faculdade e a universidade. Tende a ser maior que a primeira  e menor que a segunda, mas oferece cursos em diversas áreas de conhecimento e deve também abranger o ensino, pesquisa e extensão.

Outra semelhança é a obrigatoriedade de que no mínimo um terço dos docentes tenham mestrado ou doutorado, mas apenas um quinto dos professores precisam se dedicar em tempo integral.

Um centro universitário tem autonomia para criar cursos e programas sem autorização prévia do MEC, embora costume ter menos opções de graduações e pós-graduações do que a universidade.

Conseguiu entender as diferenças? O modelo de ensino oferecido, a titulação e dedicação dos professores são os quesitos que diferenciam os tipos de faculdade. Portanto, a escolha deve partir, acima de tudo, da qualidade da instituição e não necessariamente da denominação dela.

Conhecer os tipos de faculdade é fundamental. Ao decidir, escolha uma instituição que seja reconhecida pelo MEC e tenha boas notas no órgão federal. Nesse sentido, a Facig é uma ótima opção de instituição, pois é a melhor da região leste de Minas Gerais e reconhecida por sua estrutura, organização e excelência de ensino. São 17 cursos de graduação para você começar a construir o seu futuro!

Agora que conhece os tipos de faculdade, entre em contato com a Facig e saiba tudo que a instituição oferece para você!

Descubra as perspectivas de mercado para gestão ambiental
Cursos na área de saúde: conheça o potencial do mercado no Brasil!
4 filmes para estudar para o vestibular de forma mais leve