Curso de Direito: tire aqui todas as suas dúvidas

O curso de Direito é um curso antigo e, até hoje, um dos mais procurados. É uma graduação excepcional porque capacita o profissional a resolver conflitos, mas também a ter um pensamento crítico e mais humanizado sobre nossa sociedade.

O post de hoje é para você que tem dúvidas sobre qual curso fazer e o curso de Direito está entre as suas opções. Siga a leitura e saiba mais sobre a carreira jurídica!

Como funciona o curso de Direito?

O curso de Direito é um bacharelado com duração média de 5 anos. Ao contrário do que muitos pensam, o graduado em Direito receberá o título de bacharel e não de advogado. Para tornar-se advogado, a legislação brasileira exige que o profissional seja aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que poderá ser feito a partir do penúltimo semestre do curso.

No início do curso, o estudante formará uma base de conhecimento em Ciências Humanas e estudará disciplinas como: Filosofia, Sociologia, Política e História. Essa base é relevante para que o aluno compreenda a necessidade e as origens dos institutos jurídicos.

Nos semestres seguintes, serão oferecidas as disciplinas específicas do curso de Direito, tais como:

• Direito Constitucional

• Direito Civil

• Direito Penal

• Direito Administrativo

• Direito Tributário

• Direito Empresarial

O curso exige que o aluno faça estágios em órgãos públicos ou escritórios de advocacia. As faculdades geralmente também contam com um escritório de prática jurídica para que o estudante tenha uma visão de como funciona o trabalho de um advogado.

Quais são as possíveis áreas de atuação?

O curso de Direito abre um grande leque de oportunidades ao profissional. O bacharelado o capacitará para resolver conflitos, interpretar as legislações vigentes no país e entender o funcionamento da justiça e dos processos judiciais.

O bacharel poderá atuar em uma dessas 3 grandes carreiras do Direito:

1.Carreira de Advogado

O advogado é o profissional essencial à administração da justiça. Ele é a peça chave para que as partes alcancem a satisfação de seus direitos e, por isso, é responsável pela concretização da justiça social e dos direitos fundamentais dos cidadãos.

A advocacia permite a atuação em diversas áreas e promete um futuro promissor aos bons profissionais. Novos tipos de demanda surgem a cada dia, fazendo com que o mercado absorva novos advogados.

2. Carreira Acadêmica

O profissional acadêmico poderá atuar na docência da graduação ou pós-graduação ou na área de pesquisa. O graduado deverá prosseguir com seus estudos e investir em especializações, mestrados ou doutorado, dessa forma terá maiores chances de trabalhar em universidades renomadas e ganhar salários mais altos.

3. Carreiras Públicas

O curso de Direito proporciona muitas alternativas para quem deseja prestar concursos e seguir os caminhos do funcionalismo público. Se o seu objetivo é esse, não há dúvidas: o curso de Direito é a graduação que irá melhor lhe preparar para a tão sonhada estabilidade dos concursos.

Como está o mercado de trabalho para profissionais do Direito?

As perspectivas são otimistas para o mercado de trabalho desses profissionais. Nossa sociedade está cada vez mais complexa, assim como as relações entre os indivíduos. Dessa forma, exige advogados atualizados e competentes para dirimir esses novos conflitos.

Algumas áreas do Direito estão em franca expansão e requerem profissionais, como por exemplo: Direito do Consumidor, Ciberdireito, Direito Tributário e Direito Desportivo.

Qual é o perfil do estudante de Direito?

O aluno do curso de Direito deve, em primeiro lugar, gostar muito de ler, escrever e interpretar. Essas ferramentas serão muito utilizadas em toda a faculdade e na vida profissional. Olhar crítico, bom senso, responsabilidade social e bom relacionamento com outras pessoas também são características que um bom estudante de Direito deve ter.

O curso de Direito proporciona a formação de profissionais aptos a melhor compreender e transformar nossa sociedade para que ela seja um lugar mais justo, solidário e igualitário para se viver.

Agora que você já sabe mais sobre a carreira jurídica, que tal assinar nossa Newsletter e se informar também sobre outras profissões?

Carreira em Administração: saiba quais você pode seguir!
Afinal, como é o curso de Arquitetura e Urbanismo?
Saiba mais sobre o curso de Pedagogia