Carreira

Curso tecnólogo: entenda como funciona e as principais vantagens

Quando se fala na proximidade do vestibular e/ou Enem, a maioria dos jovens logo pensa na escolha da faculdade e na decisão de qual profissão seguir. Porém, o que muitos não sabem, ou mesmo esquecem, é que não há só um tipo de graduação, mas sim três. Um deles, por exemplo, é o curso tecnólogo.

Para se ter ideia, segundo os resultados do último Censo da Educação Superior elaborado pelo Inep e o MEC, essa modalidade representou 11,75% de todas as matrículas efetuadas no ensino superior em 2016 (946.229). Ou seja, uma opção que não para de crescer e atrair cada vez mais estudantes.

Justamente por isso, preparamos um post para explicar as características e as diferenças dela em relação às demais. Acompanhe!

O que é um curso tecnólogo?

O curso tecnólogo nada mais é do que uma graduação com foco no conhecimento prático, para que os alunos não apenas entrem no mercado de trabalho, mas, acima de tudo, desenvolvam as habilidades necessárias para o exercício da profissão desejada.

Por isso, ele conta com uma grade curricular mais direcionada para a sua futura área de atuação e com uma duração reduzida (em média 2 a 3 anos).

No que ele difere de um curso técnico?

Ele difere no simples fato de que um curso técnico não é uma graduação e, consequentemente, não concede diploma nem título acadêmico. Ao contrário, ele é uma formação profissionalizante de nível médio que pode ser feito em paralelo ao colegial, não requer vestibular e, geralmente, dura apenas alguns meses.

Quais as diferenças para os demais tipos de graduação?

“Certo, eu entendi a diferença entre curso tecnólogo e curso técnico. Mas no que ele difere para as outras modalidades de graduação?”, você deve estar se questionando.

Por isso, saiba que o bacharelado é uma graduação generalista que dura entre 4 e 6 anos e combina conteúdos práticos e teóricos, para prepará-lo tanto para o mercado de trabalho quanto para a produção acadêmica e a iniciativa científica.

Já a licenciatura, que tem uma média de 4 anos de formação, é voltada para a qualificação daqueles que querem se dedicar à docência e atuar seja em escolas de ensino fundamental e médio, seja em faculdades e institutos técnicos.

Quais as vantagens de optar por essa modalidade?

Sem dúvidas, umas das grandes vantagens do curso tecnólogo é a duração reduzida dele que permite que você possa ingressar no mercado de trabalho em menos tempo e, assim, construir a sua carreira mais rápido. Porém, essa não é a única, viu? 

Afinal, o custo-benefício nessa graduação é menor do que nas modalidades bacharelado e licenciatura, já que são menos semestres (geralmente, de 4 a 6). 

Para completar, o diploma de tecnólogo também é válido para realizar concursos públicos e para ingressar em uma pós-graduação, como MBAs ou especializações em nichos de mercado para ampliar o seu conhecimento e a sua capacitação profissional.

Agora que você já sabe como funciona um curso tecnólogo e quais são as diferenças e as vantagens dele em relação aos demais cursos superiores, vai ser muito mais fácil decidir qual o mais indicado para atender às suas necessidades e conquistar o futuro desejado, não é mesmo?

Por isso, aproveite e entre em contato com a gente para conhecer todas as nossas alternativas de graduação!

You may also like
Saiba mais sobre o promissor mercado de startups mineiro
Produção acadêmica: conheça 4 tipos de trabalhos científicos!
Confira as perspectivas de mercado para engenharia de produção

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This