Carreira

Cursos na área da saúde: como escolher o melhor para mim?

Todos os anos, muitas pessoas tentam entrar para a faculdade em um dos cursos na área da saúde. No entanto, é comum que algumas delas ainda tenham dúvidas sobre qual curso realmente realizará suas expectativas e sonhos profissionais. A área de saúde tem alta taxa de empregabilidade (acima de 90%), várias opções de especialização, além do mercado ser diversificado; por isso, é preciso estar bem informado para fazer a escolha certa.

Para sanar essas dúvidas, o ideal é que os estudantes conheçam as características de cada curso e a realidade de cada profissão para, então, tomarem a melhor decisão, levando em conta suas características e suas prioridades.

Se você é uma dessas pessoas, acompanhe o texto, pois vamos te ajudar a selecionar a melhor opção para o seu perfil. Vamos lá!

Conheça mais sobre os principais cursos na área da saúde

Neste tópico, abordaremos os três cursos da área da saúde mais procurados pelos estudantes. São carreiras bem estabelecidas no mercado, mas com peculiaridades que você precisa conhecer.

1. Medicina

O curso de medicina é o sonho de muitos dos vestibulandos, não sem razão: tem a mais alta média salarial do mercado (acima de R$8 mil) e o mais variado leque de especializações. Certamente você encontrará uma especialidade que faça seus olhos brilharem  dentre cardiologia, psiquiatria, dermatologia, obstetrícia, ginecologia, ortopedia e muitas outras.

A paixão é necessária, pois, assim como muitas outras carreiras, medicina envolve uma vida de estudo contínuo e pós-graduações. É um curso de 6 anos de duração, para quem realmente gosta de estudar e sabe que é preciso esforço e foco para realizar seus sonhos.

Para escolher um bom curso, o estudante deve levar em conta a estrutura que a faculdade tem a oferecer. Com um ambiente completo de estudos e suporte, tudo fica mais fácil e sua jornada de formação será ainda mais completa e estimulante.

2. Enfermagem

O curso de enfermagem atrai aquelas pessoas que têm afinidade maior com a prática ambulatorial e o cuidado de pacientes. É uma questão de vocação, exigindo empatia e resiliência.

Além disso, há outras funções menos conhecidas, mas igualmente fundamentais, como coordenação de programas de saúde e a administração de equipes de técnicos. O curso dura 5 anos, é bem completo e abrange vários aspectos de pesquisa e controle sobre os fatores da dinâmica saúde / doença.

Também há a possibilidade de especializações que valorizam ainda mais o profissional, oferecidas pelas faculdades de ponta.

3. Odontologia

Um dos cursos na área da saúde mais procurados, a odontologia atende aqueles que gostam de trabalhar de forma tanto clínica quanto individual, e gostam da ideia de fabricar belos sorrisos.

O curso dura 4 anos e meio e uma das tendências do mercado é a pesquisa de novas soluções de saúde bucal, com muitas possibilidades de parcerias disponíveis.

É também um dos que mais oferecem opções de atuação. O profissional pode trabalhar desde a clínica geral, resolvendo os problemas mais comuns de restaurações e limpeza, até cirurgia buco-maxilo-facial, com verdadeiras reconstruções, inclusive ósseas. Outros preferem a ortodontia (correções anatômicas) ou ainda periodontia (tratamento de gengivas). Também é possível ter mais de uma dessas especializações, ampliando o leque de serviços oferecidos aos pacientes.

Faça a escolha certa

Observe que, cada um com suas particularidades, todos os cursos na área da saúde são ótimas opções no que se refere a um rico mercado de trabalho, cheio de oportunidades e áreas de atuação diversificadas  e olha que nem mencionamos os cargos públicos disponíveis em quase todos os órgãos (não só em hospitais, mas também de tribunais a escolas).

Agora que você conheceu um pouco mais sobre diferentes cursos na área da saúde e já é capaz de decidir qual deles se encaixa melhor no seu perfil, comece o seu planejamento para construir uma carreira promissora, escolhendo uma faculdade que possui uma formação ampla, atualizada e integrada às necessidades do mercado de trabalho. A FACIG tem os melhores cursos na área da saúde e a melhor estrutura para você dar o passo mais importante da sua vida.

You may also like
As 5 principais habilidades profissionais buscadas por recrutadores
Entenda mais sobre 7 habilidades para o mercado de trabalho que são fundamentais
Quais são as expectativas para a área de saúde no Brasil?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This