Vestibulando

Descubra quais são as vantagens dos vestibulares de meio de ano

A fase de tentar passar em uma faculdade é realmente complicada. Precisamos estudar bastante, mesmo naqueles dias em que nos sentimos cansados, e dedicar algumas horas do nosso tempo, na esperança de um futuro melhor. Mas, por falar nisso, você já pensou nas vantagens dos vestibulares de meio de ano?

Os conteúdos são os mesmos, mas no auge da tensão de não ter conseguido uma posição boa no ENEM, por exemplo, as oportunidades podem ser maiores. Então, se você já tentou e ainda não passou, saiba que as chamadas provas de inverno trazem muitas vantagens.

Sendo assim, veja o que você tem a ganhar!

Menor concorrência

Os vestibulares de final de ano costumam ser bem mais concorridos, pois eles englobam todos os estudantes que já terminaram o Ensino Médio, além daqueles que vêm de cidades vizinhas para tentar uma vaga.

Assim, competindo com uma quantidade menor de adversários, as chances de se dar bem aumentam bastante.

Mais chances de bolsas

Grande parte das faculdades particulares oferta mais bolsas como um atrativo para mais pessoas se inscreverem nos vestibulares de meio de ano, já que é um período de baixa demanda. Ou seja, para quem procura facilidade no pagamento das mensalidades, essa pode ser uma boa ocasião para conseguir os descontos.

Menor nota de aprovação

Outro fator positivo nisso é que justamente pelo fato de ter um número menor de pessoas inscritas, a nota de corte cai. Ou seja, a nota mínima para aprovação não fica tão alta. Isso não significa que as provas serão mais fáceis. Mas analise essa lógica: com menos pessoas se inscrevendo, também é menor a quantidade daqueles que conseguirão as notas altas. Consequentemente, a média das notas fica menor.

Menos tempo no cursinho

Em vez de precisar ficar mais um semestre nessa rotina cansativa que muitos têm, de conciliar estudos com trabalho, conseguindo êxito logo no meio do ano, não há mais motivos para continuar frequentando mais tempo o cursinho, concorda?

Assim, você economiza o dinheiro das aulas, dos materiais, das xerox e das outras inscrições.

Mais treinos

Ainda que você não consiga dessa vez, a tentativa serve como um treino para você ganhar experiência e ter mais sucesso nas próximas. Diferentemente da maioria dos seus colegas do cursinho, que tentarão a vaga pela primeira vez, sem experiência nenhuma e com muito nervosismo, você vai mais tranquilo e confiante, pois já sabe como será o processo.

Isso é importante até em relação ao tempo, lanches e saídas para ir ao banheiro. Por exemplo, se você percebeu que na última vez precisou fazer a redação correndo, na próxima você já sabe que precisará controlar melhor seus minutos.

Mais oportunidades de estágio

Muitos cursos já permitem que o estudante comece o estágio logo no primeiro semestre. Além de começar a atuar e pegar experiência naquilo que você deseja trabalhar, é uma chance de conseguir um salário para arcar com algumas despesas que a faculdade pode trazer, como as xerox ou passagens de ônibus. Sem contar que muitos pagam bem, e o estudante fica só meio período ou 4 horas trabalhando.

Bem, como você viu, os vestibulares de meio de ano são muito vantajosos. No entanto, não se esqueça de que você ainda precisa fazer a sua parte e se dedicar estudando, está bem?

Aproveitando o assunto sobre trabalhar, veja também algumas dicas para conseguir um bom estágio!

You may also like
Como a alimentação pode me ajudar na hora da prova de vestibular?
Veja 5 cursos para quem gosta de Matemática
6 dicas para se dar bem no vestibular de medicina

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This