Carreira

Descubra qual é a sua vocação profissional!

Escolher o que “queremos ser quando crescer”, como nos é perguntado durante toda a infância, se torna tarefa difícil quando temos que tomar essa decisão ao fim do ensino médio. De fato, escolher um curso, uma profissão e uma carreira se tornam tarefas árduas se não sabemos qual é a nossa vocação profissional.

Em outras palavras, somente conhecendo bem a nós mesmos — buscando informações sobre o que julgamos nos fazer feliz, encontrando nossa vocação e experiências prévias em um trabalho — é que nos sentiremos impulsionados a buscar aquilo que não é só fonte de remuneração, mas também de felicidade.

Dito isso, confira o conteúdo que preparamos especialmente sobre o assunto e descubra qual é a sua vocação profissional!

Mas o que é a vocação?

A vocação é o trabalho que você exerce para seu próprio bem: algo que faz com que sinta que iria fazê-lo mesmo se não tivesse uma remuneração para tal.

Ou seja, aqueles que encontram sua vocação profissional acreditam que o seu trabalho serve para um bem maior, gerando um impacto que vai além de si próprio, algo que os permite utilizar seus dons e talentos únicos. Em resumo, é o sentimento de que aquilo é exatamente o que você foi feito para fazer.

Como encontrar a minha vocação?

O que parece simples em teoria, mostra-se um pouco mais complicado na prática. Afinal, se por vezes, não temos certeza sobre qual é a nossa vocação ou não sabemos como aplicá-la numa profissão, em outras, a conhecemos bem, mas não temos a intenção de usá-la em uma carreira.

Por isso, alinhar o que se gosta de fazer e o que é melhor para o mundo são questões que demandam tempo para achar respostas. Para facilitar a escolha, listamos abaixo 9 dicas que te ajudarão a descobrir sua vocação profissional de maneira fácil.

1. Pratique o autoconhecimento

Saber o que se gosta é um dos primeiros passos para descobrir uma carreira que representará a realização profissional que você tanto busca. Tendo isso em mente, procure se conhecer melhor, identificando o que você gosta de fazer, suas paixões e atividades que despertam seu entusiasmo.

Assim, é possível relacionar esses gostos a possíveis profissões. Se você gosta de desenhar, uma área artística pode ser uma boa escolha. O mesmo vale para uma habilidade culinária e um curso de gastronomia, por exemplo. Portanto, é importante praticar o autoconhecimento diário, pois no fundo, quem sabe o que você realmente gosta é você.

2. Absorva conteúdos relacionados ao seu interesse

Partindo do ponto em a sua vocação profissional tem a ver com um interesse ou afinidade, ou seja, com o que você mais gosta, é interessante buscar pelos conteúdos que estejam relacionados a esses gostos.

Ao pesquisar e aprender mais a fundo os aspectos relacionados às áreas ou profissões que você pode seguir, é possível avaliar se esse interesse é genuíno ou passageiro. Por isso, leia alguns livros, assista a filmes ou séries e busque mais informações na internet. Essa atitude poderá resultar em um entendimento muito mais claro para guiar sua escolha, fazendo você perceber o que te atrai de verdade.

3. Ouça as pessoas que fazem parte do seu círculo de convivência

Busque ao seu redor por pessoas que tenham conhecimento acerca ou atuem na sua área de interesse. Afinal, elas sabem detalhes a respeito do cotidiano profissional e podem ter informações valiosas que contarão ou não a favor de sua decisão.

Sobre os amigos e familiares, vale destacar que eles podem ter uma visão muito mais apurada sobre os detalhes a seu respeito e que até mesmo você possa deixar passar despercebidos. Por isso, é importante conversar com quem faz parte do seu núcleo de convivência mais próximo. Eles podem ajudar você nessa busca pela área que mais tem a ver com a sua personalidade.

4. Tome essa decisão com calma

A decisão sobre o seu futuro profissional deve ser tomada com bastante cautela, pois se trata dos próximos anos ou décadas de sua vida. Não se deixe pressionar pelos seus pais, colegas, amigos e demais pessoas dos seus círculos social e familiar.

Leve o tempo que for necessário para encontrar a profissão que tenha a ver com a sua personalidade. E o mais importante de tudo: jamais tome a decisão somente com base nas impressões e opiniões dos outros, pois a que realmente conta é a sua. Caso seja preciso, tire alguns dias para descansar e pensar com calma sobre o assunto.

5. Leia livros especializados no assunto

O mercado editorial está repleto de livros que falam sobre vocação profissional — de diversas maneiras e formas de abordagem. Os temas abordados vão desde a identificação dos seus pontos fortes e fracos até as melhores táticas para escolher a profissão que mais tem a ver com você.

Entre os livros, podemos citar:

  • A Arte da Imperfeição;
  • Descubra seus Pontos Fortes;
  • Seus Pontos Fracos;
  • Saia da Estagnação;
  • Destaque-se;
  • Coloque um Ponto Final;
  • Talento não é Tudo;
  • Desperte seu Gigante Interior; e
  • A Decisão de Percorrer Novos Caminhos.

6. Tenha atitude

Não fique esperando que a sua vocação vá até você. Muitas vezes, nossas vocações exercem grande influência naquilo que gostamos de fazer. Assim, algumas dicas simples são:

  • realizar testes vocacionais;
  • procurar um profissional especializado em cursos de orientação;
  • conversar com amigos e parentes;
  • ler sobre aquilo que você deseja fazer; e
  • manter-se a par sobre o crescimento da área no mercado de trabalho.

E não tenha dúvidas. Por mais simples que pareçam, essas dicas representam ótimos resultados no processo de descoberta da sua vocação.

7. Teste a sua afinidade com a profissão

Outra forma de descobrir ou confirmar sua vocação profissional se dá por meio de um teste de afinidade. Para ter a certeza do que você quer, procure por toda a orientação que conseguir. Além do teste vocacional, converse com psicólogos e profissionais vocacionais.

Busque informações sobre o universo dessa profissão e, se for necessário, ofereça uma parte do seu tempo para aprender mais ou participar de um dia na rotina do profissional que já está atuando no mercado. Quanto mais você souber a respeito da profissão que deseja exercer, maiores serão as chances de você estabelecer uma afinidade com ela.

8. Estabeleça critérios

Encontrar sua vocação é o primeiro passo. Uma vez descoberta, você precisa tentar adaptá-la ao mercado de trabalho.

Faça uma lista do que é possível fazer e vá eliminando as opções pelos critérios que você julga serem mais importantes como as condições de trabalho, se os seus objetivos serão alcançados e acima de tudo, se você se sentirá feliz ou se a profissão permitirá que você faça aquilo que gosta.

9. Não se limite à teoria

Saber como é a profissão na teoria ajuda e muito, mas não se limite a isso. Busque conhecer o máximo possível da área também na prática, evitando frustrações no futuro.

Sobretudo, tenha em mente que o mercado de trabalho pode exigir flexibilidade e dinamismo no dia a dia, o que pode ser diferente daquilo que você imagina. Portanto, converse com pessoas que atuam na área do seu interesse, conheça a trajetória delas e, se possível, acompanhe a rotina do trabalho, como destacamos há pouco. Isso te dará uma visão muito mais real daquilo que você deseja alcançar.

Não se sinta culpado porque ainda não sabe o que fazer da vida. As pessoas mais interessantes que eu conheço não sabiam aos vinte e dois o que queriam fazer da vida. Alguns dos quarentões mais interessantes que eu conheço ainda não sabem. (Mary Schmich)

Descobrir a vocação profissional e canalizá-la num curso e cargo são missões árduas, mas dedicando tempo e encarando os fatos com seriedade, é possível encontrar algo que te faça feliz e realizado. 

Gostou das nossas informações sobre vocação profissional? Para ter acesso aos nossos conteúdos e ficar sempre por dentro de mais dicas como essas, não deixe de curtir nossa página no Facebook!

You may also like
Os 5 melhores sites de emprego!
Carreira pública: conheça 3 vantagens e 3 desvantagens
Salário ou satisfação profissional: o que deve ser priorizado?
1 comentário
  • 05/09/2016 at 21:55
    Reply

    Adorei, muito bom esse site, a alguns dias atrás eu ja estive por aqui!!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This