Vestibulando

É possível fazer uma boa leitura dinâmica em provas e vestibulares?

Se você irá prestar algum vestibular esse ano, já deve ter notado no grande volume de textos que precisará ler até o dia da prova. Enquanto muitos podem pensar que não há outra forma de ler o texto a não ser ler palavra por palavra, saiba que a leitura dinâmica permite que a leitura seja muito mais rápida!

Na leitura convencional as palavras são lidas sílabas por sílabas e são repetidas em voz alta na cabeça, o que torna o processo mais lento. Por isso que o conceito de leitura dinâmica é tão importante assim, uma vez que impede que se perca tanto tempo lendo um texto!

Saiba mais como a leitura dinâmica funciona e como aplicar algumas de suas técnicas no vestibular!

A boa leitura dinâmica

Diferente da convencional, a leitura dinâmica busca ler blocos de palavras em vez de palavras sozinhas para a compreensão de um texto, o que torna o processo muito mais rápido.

É comum associar essa ideia a perda de conteúdo, porém muitos especialistas afirmam que os leitores dinâmicos são capazes de entender uma porcentagem muito maior de um texto quando comparados aos leitores convencionais.

Isso ocorre, pois, a leitura convencional pode sobrecarregar o cérebro com palavras que muitas vezes seriam desnecessárias para a construção da ideia. Assim, a boa leitura dinâmica utiliza técnicas para que o leitor assimile a ideia principal de um texto sem ter que necessariamente ler todas as palavras.

As técnicas para o vestibular

Atualmente, a maioria das provas de vestibular são muito extensas e exigem que o candidato leia muitos textos para que possa responder uma questão em um curto período de tempo.

Dessa forma, algumas técnicas de leitura dinâmica podem ser um bom recurso para ajudar o vestibulando a terminar a prova.

Scanning

Uma das técnicas mais utilizadas e mais simples é a de scanning, que pode ser usada sempre que você estiver procurando por alguma palavra-chave ou data.

Essa técnica consiste em passar os olhos rapidamente pelo texto (como um scanner), sem de fato ler todas as palavras que estão escritas. Dessa forma, o cérebro processa apenas as palavras-chaves e a partir daí decodifica o conteúdo para ser assimilado.

Skimming

Outra técnica muito eficiente é o skimming, que consiste em ler pedaços do texto que são mais importantes, a fim de extrair a ideia principal.

Algumas partes do texto ajudam a assimilar melhor o conteúdo. Portanto, não deixe de ler os títulos, subtítulos e a frase inicial de parágrafos que contém o tópico frasal, isto é, a ideia principal que será abordada no parágrafo.

Há leitores que também indicam ler o primeiro e último parágrafo primeiro e depois utilizar a técnica de scanning para o resto do texto.

A não utilização da leitura dinâmica

Embora a leitura dinâmica permita uma leitura até 3 vezes mais rápida que a convencional, é possível que haja perda da compreensão do assunto dependendo da complexidade do texto.

Por exemplo, se você for ler um texto sobre o descobrimento do Brasil, que é um assunto que você já está familiarizado, é possível ler blocos de palavras para captar a ideia central do texto e interpretá-lo corretamente.

Porém, se você ler um texto de filosofia ou sociologia como Nietzsche, que exige uma leitura minuciosa, a leitura dinâmica pode não ser a ideal, uma vez que é um assunto mais complexo e de difícil compreensão até para a leitura convencional.

Além disso, mesmo que você conheça essas técnicas, é importante manter a calma na hora da prova e utilizar o método de leitura que se sinta mais confortável, pois às vezes ao tentar ler um texto mais rápido você pode se atrapalhar e errar uma questão por bobeira.

Está pronto para começar a aplicar a leitura dinâmica nos seus estudos? Conte pra gente o que achou e compartilhe sua experiência deixando seu comentário!

You may also like
Conheça os 4 erros comuns na escolha na profissão e como evitá-los
Quer cursar Odontologia? Saiba mais sobre o curso!
Redação do Enem: 5 dicas para sua preparação
1 comentário
  • 12/06/2017 at 00:02
    Reply

    Que legal ver uma instituição conceituada incentivando a Leitura Dinâmica! Sem dúvida essas técnicas de scanning e skimming são muito úteis para qualquer estudante se preparar para a efetiva leitura de um texto ou livro.

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This