Vestibulando

É possível fazer uma boa leitura dinâmica em provas e vestibulares?

Se você vai prestar algum vestibular este ano, já deve ter notado no grande volume de textos que precisará ler até o dia da prova. Enquanto muitos podem pensar que não há outra forma de entender uma publicação, a não ser palavra por palavra, saiba que a leitura dinâmica permite que essa ação seja muito mais rápida e eficiente!

No método convencional, as palavras são lidas sílaba por sílaba e são repetidas em voz alta na cabeça, o que torna o processo mais lento. Por isso que o conceito de leitura dinâmica é tão importante assim, uma vez que impede que se perca tanto tempo na hora de ler um texto!

Saiba mais como a leitura dinâmica funciona e como aplicar algumas das principais técnicas no vestibular. Aproveite!

A boa leitura dinâmica

Diferente da convencional, a leitura dinâmica busca ler blocos de palavras, em vez de vocábulos sozinhos, para a compreensão de um texto, o que torna o processo muito mais rápido.

É comum associar essa ideia à perda de conteúdo, porém, muitos especialistas afirmam que os leitores dinâmicos são capazes de entender uma porcentagem muito maior de um texto quando comparados aos do tipo tradicional.

Isso ocorre, pois o método convencional pode sobrecarregar o cérebro com palavras que, muitas vezes, seriam desnecessárias para a construção da ideia. Assim, a boa leitura dinâmica utiliza técnicas para que o leitor assimile a mensagem principal de um texto sem ter que, necessariamente, ler todos os vocábulos.

Contudo, não se esqueça que não se deve confundir a leitura dinâmica com a compreensão, pois são coisas diferentes. As duas estão mais ligadas à capacidade do cérebro em processar as palavras. Por isso, é possível, sim, usar esse método e entender o que é lido.

As técnicas para o vestibular

Atualmente, a maioria das provas de vestibular é muito extensa e exige que o candidato leia muitos textos para que possa responder uma questão, em um curto tempo. Muitos delas trazem grandes enunciados ou trechos e passagens de obras que auxiliam, ou são essenciais para se chegar à resposta correta.

Dessa forma, algumas técnicas de leitura dinâmica podem ser um bom recurso para ajudar o vestibulando a terminar a prova dentro do tempo e sem deixar nada para trás. Isso é o que todos os candidatos querem, não é mesmo?

Scanning

Uma das técnicas mais utilizadas e mais simples é a de scanning, que pode ser usada sempre que você estiver na procura por alguma palavra-chave ou data importante.

Essa técnica consiste em passar os olhos rapidamente pelo texto (como um scanner), sem de fato ler todas as palavras que estão escritas. Dessa forma, o cérebro processa apenas as palavras-chave e, a partir daí, decodifica o conteúdo para ser assimilado de uma maneira mais efetiva.

Skimming

Outra técnica muito eficiente é o skimming, que consiste em ler pedaços do texto que são mais importantes a fim de extrair a ideia principal.

Algumas partes do texto ajudam a assimilar melhor o conteúdo. Portanto, não deixe de ler os títulos, subtítulos e a frase inicial de parágrafos que contêm o tópico frasal, isso é, a ideia principal que será abordada a cada parte do artigo.

Há leitores que também indicam ler o primeiro e o último parágrafo primeiro, e depois utilizar a técnica de scanning para o resto da publicação. Como você pode perceber, há diferentes formas. Escolha qual se adapta melhor às suas necessidades, qual você se sente mais confortável em executar e tem mais confiança.

As vantagens da leitura dinâmica

Fazer uma leitura dinâmica pode trazer algumas vantagens, principalmente para quem estuda. Veja algumas delas a seguir.

Quantidade

Quem conhece a técnica e a prática necessária para fazer uma boa leitura dinâmica consegue ler mais. Ou seja, é possível passar por mais páginas com os seus olhos em um curto intervalo menor de tempo. Se você estuda para uma prova, por exemplo, consegue otimizar o tempo de melhor maneira e assimilar mais conteúdo.

No caso em que você faz uma prova com tempo limitado, optar pela leitura dinâmica pode economizar preciosos minutos, para usá-los com o que você tem mais dificuldade ou para resolver as questões.

Foco no que é importante

Com a leitura dinâmica, você não precisar ler o texto inteiro para pegar a ideia principal. Assim, é possível no que é relevante para ser destacado, seja na hora de responder uma questão de prova, seja na hora de ler um livro.

Praticidade na resolução de questões

Com a otimização do tempo e o foco naquilo que é importante, você consegue resolver as questões de forma mais prática em uma prova ou na hora de ler um livro e pode partir para outras atividades que tem a fazer no dia.

A não utilização da leitura dinâmica

Embora a leitura dinâmica permita uma leitura até 3 vezes mais rápida que a convencional, é possível que haja perda da compreensão do assunto a depender da complexidade do texto.

Por exemplo, se você for ler um texto sobre o descobrimento do Brasil, que é um assunto que você já está familiarizado, é possível ler blocos de palavras para captar a ideia central do texto e interpretá-locorretamente.

Contudo, se você ler um texto de filosofia ou sociologia, como Nietzsche, que exige uma leitura minuciosa, a forma mais dinâmica pode não ser a ideal, uma vez que é um assunto mais complexo e de difícil compreensão até para a leitura convencional.

Além disso, mesmo que você conheça essas técnicas, é importante manter a calma na hora da prova e utilizar o método de leitura que se sinta mais confortável. Pois, às vezes, ao tentar ler um texto mais rápido, você pode se atrapalhar e errar uma questão por bobeira.

O ponto principal a ser considerando na hora de fazer a leitura dinâmica é a sua concentração. Já parou para pensar que mesmo no método tradicional, se cair em distração, fica difícil de entender o que acabou de passar em frente aos seus olhos?

Com diferentes exercícios e a aplicação de técnicas, você consegue treinar o seu cérebro para aumentar o foco em uma atividade específica. Assim, é possível diminuir o tempo gasto para ler um texto. Além disso, dá para aumentar o raio de compreensão e retenção do que acabou de ser lido.

Para isso, faça um planejamento do assunto a ser estudado e mantenha o seu material organizado. Ao terminar a leitura, faça resumos do que foi abordado e, se quiser, crie e responda um questionário sobre o texto.

O importante é praticar, aprender as técnicas para fazer uma leitura dinâmica eficiente. Pode não ser fácil no início, pois requer esforço e dedicação, mas com a prática de exercícios, a sua técnica vai melhorar e, consequentemente, a sua performance. Tente e você verá como pode ajudar durante o vestibular.

Está pronto para começar a aplicar a leitura dinâmica nos seus estudos? Conte para gente o que achou e compartilhe a sua experiência com o seu comentário aqui embaixo!

You may also like
Graduação tecnológica: como melhorar o mundo com sua profissão?
Bacharelado, tecnólogo ou licenciatura: como escolher?
Atualidades para vestibular: fique atento a 5 temas
1 comentário
  • 12/06/2017 at 00:02
    Reply

    Que legal ver uma instituição conceituada incentivando a Leitura Dinâmica! Sem dúvida essas técnicas de scanning e skimming são muito úteis para qualquer estudante se preparar para a efetiva leitura de um texto ou livro.

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This