Engenharia de Produção e Administração: qual a diferença?

Quem pretende ingressar em uma carreira ligada à gestão de empresas pode se deparar com essa dúvida na hora de escolher a graduação. Engenharia de Produção e Administração tratam de processos empresariais e produtivos, mas também concentram diferenças que, muitas vezes, ajudam os candidatos a definirem seus caminhos para o vestibular.

Neste post, explicaremos as diferenças dos cursos de Engenharia de Produção e Administração, falaremos sobre as carreiras nessas áreas e qual o melhor caminho para você. Veja!

Como é o curso de Engenharia de Produção?

Essa graduação tem 5 anos e possui uma pegada mais voltada para as Ciências Exatas. O curso prepara o aluno para desenvolver e gerenciar processos produtivos envolvendo pessoas, máquinas, sistemas e todo tipo de estrutura responsável por desenvolver produtos e serviços.

Como é uma formação de Engenharia, o aluno encontrará disciplinas mais gerais da área, como Química, Cálculo, Física e Informática, e mais técnicas, como Logística, Gestão de Qualidade e Gestão de Projetos.

Profissão e Mercado de trabalho

O engenheiro de produção é responsável por comandar setores e desenvolver atividades e processos determinantes para a produtividade de uma empresa. Entre elas estão:

• Gerenciar a produção, a logística ou a qualidade de um produto;
  • Avaliar custos e investimentos de produção;
  • Indicar a compra de máquinas, softwares e sistemas para a produção interna;
  • Desenvolver, analisar e/ou modificar práticas de produção, como a escolha de matérias-primas;
  • Realizar projeções de vendas de produtos e serviços etc.;

O mercado ainda é bastante forte em indústrias, mas ganhou força em bancos e em agências de investimento, visto que o profissional dessa área tem desenvoltura para lidar com números, indicadores e projeções de mercado.

Além dessas opções, há espaço em empresas de todos os portes e tipos que buscam aperfeiçoar seus processos produtivos para gerar mais resultados com mais economia.

Como é o curso de Administração?

A graduação em Administração tem 4 anos e possui uma veia centrada nas Ciências Humanas. Ele capacita o aluno para dominar as técnicas e os métodos de gestão de empresas de uma forma mais ampla. O foco não está somente nos processos de produção, mas também nos recursos humanos, nas vendas, nas finanças etc.

Normalmente, a grade de Administração é multidisciplinar e é composta por matérias como Comunicação, Sociologia, Direito, Marketing, Psicologia e Economia, além das vistas também em Engenharia de Produção, como Gestão de Projetos, Matemática e Estatística.

Profissão e Mercado de trabalho

O Administrador deve executar uma série de atividades gerenciais, como:

• Auxiliar na definição e no monitoramento de estratégias de marketing e vendas;
  • Definir metas orçamentárias;
  • Desenvolver ou incluir novos produtos e serviços;
  • Formar e motivar uma equipe de colaboradores;
  • Organizar a logística interna e externa;

Enfim, o profissional deve gostar de estudar o mercado e saber analisá-lo para aproveitar as oportunidades que aparecem. Por exemplo, um administrador de um curso de idiomas pode planejar a construção de uma nova unidade em um determinado bairro porque ele notou que a procura por uma escola de idiomas naquela região é alta. Isso é saber usar a administração para gerar mais vendas e receitas para uma empresa.

O mercado para administradores é tão amplo quanto para engenheiros de produção, podendo atuar no comércio, nos serviços, nas instituições públicas, em ONGs etc.

Qual é o melhor curso?

Essa escolha dependerá exclusivamente do seu perfil. Cada curso tem um foco específico, seja ele acadêmico ou profissional.

Enquanto Administração se volta mais para as Ciências Humanas, a Engenharia de Produção vai para as Ciências Exatas. Profissionalmente, os administradores estão em maior número no mercado e possuem uma concorrência mais acirrada por postos de trabalho do que os engenheiros de produção.

Por fim, se você pretende trabalhar mais com o gerenciamento de projetos e linhas de produção (independentemente do produto, do serviço ou da área), o melhor é o curso de Engenharia de Produção. Caso você prefira cuidar da gestão de pessoas, do marketing, das finanças e até da produção, só que maneira mais abrangente, a Administração é o caminho certo.

Além de entender as diferenças entre os cursos de Engenharia de Produção e Administração, você se interessou por algum deles? Se sim, que tal conhecer um pouco mais de como a FACIG pode guiar sua trajetória em uma dessas duas formações? Entre em contato conosco!

Saiba mais sobre o curso de Pedagogia
Saiba mais sobre a graduação tecnológica em gestão ambiental
Curso de Direito: tire aqui todas as suas dúvidas