Vida de Estudante

Entenda a importância do núcleo de pesquisa para a faculdade

Um estudante universitário não precisa apenas frequentar às aulas, realizar provas e trabalhos. O estudante pode ir além, por exemplo, fazendo parte de núcleo de pesquisa do seu curso, um espaço que reúne alunos e professores em torno de projetos científicos, de acordo com grupos e linhas de pesquisa existentes na instituição.

O núcleo é uma ótima oportunidade de desenvolvimento profissional. O aluno que participa desse tipo de grupo tem condições de adquirir habilidades diferenciais para um processo de seleção de estágio, além de criar um rico networking.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça alguns dos precisos benefícios de participar de um núcleo de pesquisa. Confira!

Habilidades dentro da área escolhida

Hoje em dia é preciso estar sempre aprendendo e se atualizando. Mas muitas vezes os livros não são os únicos guias para esse caminho. Em um núcleo de pesquisa é possível adquirir todo um know how para o olhar de pesquisador.

Sob orientação de um professor especialista e da equipe de pesquisadores, é possível aprender como criar hipóteses, testá-las, analisar os resultados e publicá-los. O aluno que passa por essa experiência tem uma visão mais crítica e aprimorada sobre a área que atua.

Diferencial competitivo no mercado

A partir das características apresentadas anteriormente, a experiência de fazer parte de um núcleo de pesquisa cria diferencial no mercado de trabalho na hora de, por exemplo, escolher um estágio. O aluno pesquisador cria mais condições de saber em qual ramo ele quer trabalhar, com isso ele não terá dúvidas sobre qual tipo de empresa deseja fazer um estágio.

Por outro lado, as empresas priorizam um estudante desse perfil em seu quadro de colaboradores.  Afinal, hoje em dia, a inovação é um dos propulsores para o sucesso dos negócios e uma das pessoas que mais pode oferecer isso é um estudante que participa e tem vivência em um núcleo de pesquisa.

Contato com os professores

Apesar de diariamente os professores estarem ali, na nossa frente, dando suas aulas, eles não são tão acessíveis assim. Alguns deles não costumam desenvolver familiaridade com os alunos, mantendo certo distanciamento.

Mas para quem faz parte de um núcleo de pesquisa essa dinâmica muda para melhor. Por terem que trabalhar em conjunto com seus orientandos, os professores tendem a se aproximar desses alunos. Com isso, é uma oportunidade para ter contato com informações e projetos interessantes que, muitas vezes, na sala de aula não é possível comentar.

Networking

Trabalhar ao lado de professores, pesquisadores e participar de eventos científicos é uma maneira de, não só aprender novas habilidades, mas também de fazer novos contatos. É uma ótima chance de construir o networking.

Essas pessoas certamente serão relevantes na hora de te indicar para uma oportunidade de emprego, por exemplo, ou mesmo para formar parcerias em projetos e iniciações científicas, ou ajudar a direcionar seus estudos na graduação ou na pós-graduação. Portanto, mais um motivo para fazer parte de um núcleo de pesquisa!

Essas foram algumas informações sobre núcleo de pesquisa. É importante destacar que, para fazer parte desse grupo, é preciso se destacar na faculdade e ir em busca de informações. Tenha notas excelentes, participe de seminários e congressos. Assim, você mostra que de fato tem perfil para pesquisa.

E aí, na sua faculdade tem um núcleo de pesquisa que agrada a você? Conte para a gente deixando seu comentário!

You may also like
“Summaê” da Medicina
Ferramentas Gerenciais: BSC x EVA
Semana do Pensar – Arquitetura e Urbanismo

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This