Carreira

Entenda a relação da educação com as oportunidades do mercado de trabalho

Grande parte das pessoas que procuram emprego acaba não sendo chamada com rapidez pelas empresas, muitas vezes, por não ter um diferencial. Se a pessoa se acomodou e não deu continuidade aos estudos, por exemplo, isso irá comprometer suas chances na hora de encontrar boas oportunidades do mercado de trabalho.

Neste post, você descobrirá bons motivos para continuar estudando e obter mais sucesso no mercado de trabalho. Confira!

Mais anos de estudo pode significar melhores salários

Você sabia que o tempo de estudo influencia diretamente no valor da remuneração que você vai receber? Uma pesquisa recente, feita pela Fundação Getúlio Vargas, apontou que, a cada ano de estudo completo, o salário do indivíduo aumenta em média 15%.

Por exemplo, se você já concluiu o ensino médio, você terá um salário médio três vezes maior do que o recebido por uma pessoa que tem somente ensino fundamental.

Isso ocorre porque as empresas pagam melhor aos funcionários com níveis de formação mais altos, associados a mais conhecimento técnico ou teórico. E esse tipo de bagagem só pode ser adquirida quando você investe em seus estudos.

Estudar pode trazer novas oportunidades do mercado de trabalho

Em muitas situações, em processos seletivos de emprego, os candidatos têm aproximadamente o mesmo tempo de experiência, dominam os mesmos idiomas e têm aptidões semelhantes, uma vez que as chamadas costumam ser direcionadas a um perfil mais ou menos específico, baseado no que a empresa procura. Então, qual seria o fator de desempate nessa seleção? A formação acadêmica.

As empresas procuram profissionais com um currículo que apresente algum diferencial. Nesse sentido, um curso técnico ou uma pós-graduação podem ser precisamente o que vai determinar sua contratação. Sendo assim, procure continuar seus estudos e aumente as chances de se destacar em processos seletivos. Isso significa, muitas vezes, ir além da graduação.

As chances de ser promovido de cargo aumentam com os estudos

Você está empregado em determinado cargo de uma empresa e está terminando uma especialização? Isso pode lhe dar uma promoção no emprego ou, ainda, um cargo melhor em outra organização.

As empresas preferem colocar os funcionários mais especializados em cargos superiores, principalmente se são pessoas que já têm alguma experiência na instituição. Afinal, novas habilidades e conhecimentos adquiridos por colaboradores devem ser melhores aproveitados no contexto de uma organização. Dessa forma, procure aumentar o seu nível educacional para ter ainda mais chances de ocupar um cargo melhor.

Estudar faz ampliar a rede de contatos

Já pensou em conhecer um sócio para abrir uma empresa durante os intervalos das aulas de pós-graduação? Ou encontrar seu futuro chefe em uma feira promovida pela sua faculdade? Essas circunstâncias não são difíceis de acontecer e você precisa aproveitá-las.

Procure desfrutar dos momentos que os estudos oferecem para fazer novos contatos. Converse sempre com colegas e professores em busca de novas oportunidades, aumente seu networking na faculdade e abra as portas para o mercado de trabalho.

Você pode incluir algumas dessas dicas em seu plano de carreira e definir o que você vai fazer depois de concluir um curso superior. Procure se articular para colocar seu planejamento em prática. Pesquise sobre as instituições que oferecem o curso que deseja, avalie custos como mensalidade e transporte, converse com colegas que já estão na faculdade e decida, com segurança, qual será o melhor investimento.

E aí, ficou ainda mais interessado nas nossas dicas sobre as oportunidades do mercado de trabalho? Então, conheça mais sobre 7 habilidades fundamentais que todo profissional deve ter.

You may also like
Como aumentar seu network na faculdade?
Saiba como ser um profissional de destaque no mercado
Como montar o primeiro currículo? Conheça 5 erros comuns!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This