Carreira

Entenda mais sobre 7 habilidades para o mercado de trabalho que são fundamentais

A cada dia, o mercado de trabalho se mostra mais competitivo ao selecionar os melhores profissionais para desempenharem suas funções. Muito mais do que ter uma boa formação e bastante experiência, é preciso apresentar determinadas habilidades que muitos colaboradores têm dificuldade em desenvolver.

No post, a seguir, selecionamos as mais exigidas habilidades para o mercado de trabalho para que você possa identificar o que já possui e os pontos que podem ser melhorados. Veja só!

1. Saber se comunicar

A maior parte dos problemas nas empresas acontece pela dificuldade que as pessoas têm em se comunicar de maneira eficaz. E, quando falamos em comunicação, pensamos, imediatamente, na habilidade de falar corretamente o que estamos pensando. Mas a comunicação começa com a capacidade de ouvir o outro com atenção.

Sempre que estiver conversando com um colega, procure escutar o que ele tem a dizer, buscando entender os seus motivos e as suas ideias. E, claro, pense sempre em ser o mais claro e objetivo quando estiver falando sobre as tarefas a serem desempenhadas.

2. Saber se relacionar 

Muitas vezes, precisamos trabalhar com pessoas com quem não temos muita afinidade. Mas isso não deve atrapalhar o seu empenho enquanto profissional.

Lembre-se de que você não precisa ser amigo de seus colegas de trabalho, mas que vai ajudar muito se conseguir manter uma relação de respeito e de colaboração. Afinal, você vai passar boa parte de seu dia ao lado dessas pessoas. 

3. Ter iniciativa 

Essa atitude demonstra um interesse real em se envolver com a empresa e, sobretudo, que você é alguém em quem se pode confiar, pois nunca vai se afastar em situações que necessitem de uma tomada de atitude. 

Sempre que perceber que suas ações podem ajudar na resolução de um problema ou mesmo que a sua participação pode fazer a diferença, não hesite em se manifestar. Isso lhe dará alguns pontos a mais aos olhos da gerência.

4. Ser criativo

A criatividade não tem só a ver com as artes. No dia a dia, é aquela habilidade que faz a diferença para a resolução de problemas. Quando uma pessoa é criativa, ela é capaz de propor ideias novas e de fazer as tarefas de maneira diferente do esperado. Um profissional criativo está sempre se destacando entre os demais.

5. Ter visão de negócio

A visão de negócio é algo que se conquista estudando, trabalhando na área, mas, também, observando. É importante identificar como as coisas acontecem em sua empresa, por exemplo, onde ela quer chegar e como dá condições para que seus funcionários atinjam seus objetivos junto a ela.

Se achar que tem ideias para melhorar os processos da empresa, não deixe de contar aos seus superiores e demonstrar a eles que você se importa com o bom andamento do trabalho.

6. Saber administrar o tempo

De nada adianta ser um excelente profissional e não saber administrar o tempo. Procure entender o tempo que você leva para realizar determinadas tarefas e evite acumular funções, sobretudo se perceber que não conseguirá cumprir com o que prometeu. 

7. Aceitar críticas

Essa é uma das habilidades mais difíceis. Nem todo mundo aceita bem quando outra pessoa menciona aspectos que precisam ser corrigidos ou melhorados. Porém, saber ouvir as críticas é de extrema importância para que você possa fazer a sua autoavaliação e consiga perceber seus pontos a melhorar.

Gostou de saber quais habilidades para o mercado de trabalho são fundamentais? Para continuar acompanhando nossas dicas, é só seguir a FACIG no Facebook, no Twitter, no Pinterest e no Instagram!

You may also like
JOMU
CEP do UNIFACIG Realiza Formação em Ética em Pesquisa
Mais uma Parceria Nova Está Vindo por Aí…

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This