Carreira

Entenda qual é o papel e a atuação do gestor dentro de uma empresa!

A vida pessoal dá uma clara mostra sobre como estamos em termos de gestão. A maneira como conduzimos nossas finanças, nosso tempo, nossos relacionamentos e o nível de organização pessoal dizem muito sobre nós. As qualidades e os defeitos que desenvolvemos ou negligenciamos na vida pessoal refletem em nosso comportamento e na nossa performance no trabalho e nos estudos.

Por isso, é importante entender o papel do gestor dentro de uma empresa, mesmo antes de escolhermos qual carreira seguir. Desenvolver habilidades e tratar os pontos de melhoria em nossa personalidade nos deixará preparados para quando chegar a hora em que enfrentaremos o desafio de assumir um papel de gestor.

E como todos somos gestores de nossas vidas, relacionamentos e carreira, tenha certeza: essa oportunidade vai chegar. Que tal começar a entender como se preparar melhor? Veja a seguir alguns aspectos que selecionamos sobre o papel do gestor.

Desenvolver pessoas e ideias

A riqueza presente nas mentes das pessoas precisa ser mais bem explorada. Trabalhos em grupo rendem mais, gerando resultados para um maior número de pessoas e para a sociedade. Saber entender e explorar as potencialidades das pessoas com quem se trabalha melhora o rendimento de todos do grupo. Desenvolver ideias não apenas traz melhores resultados, como também desenvolve o grupo, seja na faculdade, no trabalho ou em uma atividade entre amigos.

A habilidade de gerir pessoas precisa ser desenvolvida mesmo antes de entrar para a faculdade, pois é lá que você terá pela frente os desafios e as oportunidades de aplicar essas dicas de gestão. Então, prepare-se: seu caminho está apenas começando.

Elaborar um planejamento

Assim como a gestão, o planejamento deve estar presente em todas as áreas de nossas vidas. Planejamos o que fazer no fim de semana, encontros, rotina de estudos e muitas outras atividades. Estudantes que dedicam atenção ao planejamento tendem a se dar melhor na faculdade e na vida profissional.

Com o gestor, não e diferente. Projetos com planejamento bem feito têm mais chances de sucesso. O papel do gestor nesse aspecto é elaborar um planejamento em conjunto com a equipe, deixando que as ideias dos membros fluam, sejam organizadas e criem um plano de ação. Independentemente da carreira que escolher, o planejamento é seu aliado para o sucesso profissional.

Gerar soluções

Bem diferente de apagar incêndios, gerar soluções tem a ver com prever situações de risco ou problemas e se preparar para não ser pego de surpresa. Analisar tendências, identificar a evolução do grupo e quais são os pontos de melhoria, além de desenvolver a equipe, preparam o ambiente para lidar com problemas que surgirão.

O gestor consegue ter visão de futuro, antecipar possíveis problemas e motivar o grupo para criar as soluções necessárias.

Comunicar com eficiência

A falha na comunicação traz muitas dificuldades em todos os aspectos da vida. Um gestor com problemas de comunicação, por mais capacitado e competente que seja, não consegue liderar o grupo e, consequentemente, não alcança os objetivos, causando frustração nele e na equipe.

Comunicar não é apenas saber falar. É também saber ouvir, pois, ouvindo bem, conseguimos transmitir a mensagem correta, com clareza e transparência. Ouvir o grupo e responder às suas necessidades são tarefas importantes do gestor e são fundamentais para seu sucesso e da empresa onde trabalha.

O mercado de trabalho exige profissionais com formação sólida, conhecimentos multidisciplinares e excelentes gestores de pessoas e de relacionamentos. Empresas são formadas por pessoas, e aquelas empresas com gestores hábeis nesse quesito têm muito mais chances de sobreviver e de superar a concorrência.

O papel do gestor no mundo corporativo, além de liderar,  é gerar líderes, favorecer o grupo, aumentando a motivação e a performance, superando as metas e resultados propostos.

Somente você pode fazer as coisas acontecerem em sua vida: escolher a carreira certa, uma faculdade com estrutura e suporte para te fazer crescer e as pessoas certas para te impulsionarem para cima. Chegar longe nunca esteve tão perto.

E aí? Nosso post te ajudou? Quer ter mais informações como essa diretamente na sua caixa de entrada? Então, assine nossa newsletter.

You may also like
UNIFACIG firma parceria entre Instituto Ayrton Senna e Secretaria Municipal de Educação de Manhuaçu
QUE COMPETÊNCIAS UM ENFERMEIRO PRECISA TER?
Por que investir em uma faculdade presencial? Conheça 4 razões importantes

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site