Carreira

Entrevista para o primeiro emprego: saiba como se preparar

entrevista-para-o-primeiro-emprego-saiba-como-se-preparar.jpeg

Chegou sua vez! Você foi convidado a fazer uma entrevista para o primeiro emprego. E agora? De cara, você grita de alegria! Depois, pode vir a insegurança.

Você não tem experiência profissional, ainda não cursou uma faculdade e não faz ideia de como se comportar ou do que vai dizer na entrevista. Para completar, não tem tempo de se preparar, porque trabalha informalmente para ajudar nas despesas de casa.

Está nessa situação? Não se preocupe! Neste post, você vai saber como impressionar seu entrevistador, valorizando suas habilidades pessoais e mostrando sua disposição para investir e progredir na carreira. Acompanhe as dicas!

Seja pontual e educado

Além de chegar no horário e desligar o celular antes da entrevista, procure ser simpático e gentil, mas sem excessos. Quando for chamado pelo entrevistador, dê um sorriso, diga “bom dia” e cumprimente-o com um aperto de mãos. Não tente forçar uma intimidade que não existe.

Tenha cuidado com a linguagem

Durante a entrevista, não use gírias e não seja muito informal. Lembre-se de que você não está conversando com seus amigos. Isso não quer dizer que você deva usar palavras difíceis para impressionar (o que, aliás, soaria artificial e não cairia nada bem). Mantenha a naturalidade e use uma linguagem clara e correta.

Escolha bem o que vestir

A dica para acertar na roupa é escolher modelos com a “cara” do local onde você quer trabalhar e do cargo que pretende ocupar. Se tiver oportunidade, faça antes uma visitinha à empresa e dê uma olhada no visual dos funcionários. Ou então recorra à internet.

Se não conseguir, nem mesmo na web, informações sobre o “estilo” da empresa, pelo menos faça uma busca pelos tipos de roupa mais adequados à atividade que você vai exercer (por exemplo: roupas de secretária).

Um alerta especial para as moças: nada de roupas justas, transparentes, curtas ou decotadas.

Evite comentários negativos

Não faça, em hipótese alguma, comentários negativos sobre pessoas do seu convívio. Isso levará o entrevistador a pensar que você gosta de fofocas e provavelmente criará problemas no ambiente de trabalho.

Também não se queixe da vida. Se, por acaso, o recrutador perguntar sobre a sua rotina (que talvez seja dura e cansativa), que tal, em vez de se lamentar, dizer algo como: “Sim, às vezes fico um pouco cansado, mas fico feliz em ser jovem, ter disposição para trabalhar e ainda ajudar a minha família”.

Mostre suas habilidades pessoais e seu interesse em progredir na carreira

O que a empresa quer saber do candidato em uma entrevista para o primeiro emprego é se ele:

  • tem as habilidades pessoais necessárias ao cargo;

  • está motivado a trabalhar;

  • busca o aperfeiçoamento profissional (e, portanto, pode fazer a diferença nas suas atividades).

Para conseguir essas informações, os recrutadores sempre fazem duas perguntas-chave. Saiba quais são elas e veja as observações para você não escorregar na resposta.

Quais são suas principais qualidades e seus maiores defeitos?

Mencione apenas as qualidades que podem interessar à empresa. Por exemplo: determinação, organização, espírito de equipe, iniciativa, flexibilidade, criatividade, etc. Não se esqueça de dar exemplos de situações vividas em que você demonstrou essas habilidades.

Ao falar sobre os seus defeitos, evite citar aqueles que seriam muito inconvenientes em uma situação de trabalho (autoritarismo, por exemplo). E diga como você está lutando para ficar livre deles.

Quais são suas ambições na vida profissional?

Essa é a hora de exibir toda a sua disposição e garra para conquistar o que deseja. Mostre que você quer ser um profissional de destaque e ajudar a empresa a crescer.

Suas chances na entrevista vão aumentar incrivelmente se você já tiver planos de ingressar numa faculdade. Para progredir, é preciso investir em si mesmo e, se for preciso, conciliar trabalho e estudos. Isso pode exigir algum esforço, mas os resultados compensam. Só assim você conseguirá seguir sua vocação, melhorar a vida da família, conquistar sua independência financeira e deixar sua marca no mundo.

Pronto para o sucesso? Agora você já sabe como se comportar, o que dizer e o que evitar em uma entrevista para o primeiro emprego. Ficou alguma dúvida? Você tem alguma dica a acrescentar? Deixe seu comentário no post!

You may also like
Saiba_mais_sobre_o_curso_de_Engenharia_de_Produção.jpg.jpeg
Saiba mais sobre o curso de Engenharia de Produção!
O_que_analisar_para_escolher_uma_boa_faculdade.jpg.jpeg
O que analisar para escolher uma boa faculdade?
dicas_essenciais_para_o_início_de_uma_carreira.jpg.jpeg
Descubra qual é a sua vocação profissional!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This