Vida de Estudante

Estudo e vida social: saiba como conciliar

Quem concluiu o ensino médio ou está quase acabando e pensa em ingressar na faculdade já deve estar estudando para o vestibular. E com isso, possivelmente percebeu que estudo e vida social parecem não se combinar.

Mas, não é bem assim! Existem muitas maneiras de ser um excelente estudante e ainda desfrutar da companhia dos amigos. Quer saber como? Acompanhe este texto e conheça algumas dicas para fazer isso acontecer. Confira!

Siga um cronograma de estudos

Muita gente que se prepara para o vestibular diz não ter tempo para os amigos ou descanso. Na verdade, você tem tempo para seus colegas e lazer, no entanto, você se dedica demais para os estudos. Afinal, o tempo é igual para todo mundo e só depende de como você o utiliza.

Neste sentido, faça um cronograma de estudos. Separe as matérias e os horários para estudar e cumpra esse prazo. Muitas vezes o aluno se empolga e passa do tempo estipulado. Como resultado, vem o cansaço e não se capta o conteúdo de maneira efetiva. Por isso que seguir o cronograma de estudos e incluir os momentos de lazer pode ser bastante produtivo.

Evite distrações

O jogo no computador, uma olhadinha no celular e assistir à televisão são práticas, que feitas no horário de estudos, consomem grande tempo do estudante. E por essa razão, surge aquela peso na consciência e para compensar isso, perde-se momentos de lazer no fim do dia ou nos finais de semana.

Para evitar isso, fuga de distrações. Desligue todos os aparelhos eletrônicos que não são úteis para o seu momento de estudo. Avise amigos e familiares que você não vai estar sempre conectado.

Prefira definir horários pontuais para ver as mensagens no celular ou as notícias do dia. Desta maneira, você vai reparar que seus estudos renderam e que existe tempo para a vida social.

Programe momentos de descanso

Muita gente acha que passar longas horas ininterruptas de estudo é a chave para a aprovação. Mas na verdade, ter períodos de descanso entre as jornadas com os livros é que melhora a produtividade. Isso porque o nosso processo memorização precisa de uma espécie de pausa para processar e guardar aquilo que estudamos.

Sendo assim, é interessante que você faça intervalos durante os seus estudos. Pode ser entre 5 a 10 minutos depois de uma hora de dedicação. Levante da cadeira, alongue o pescoço e volte à rotina.

Também é interessante você ter tempo nos fins de semana para descansar. Prefira fazer uma caminhada ou outro exercício. A atividade física melhora o nosso processo de memorização.

Além disso, não abra mão dos seus amigos. Reúna com elas pelos menos no sábado ou domingo, dependendo do dia que você estipulou como folga na semana. Distrair-se com os colegas é bom para conseguir um apoio emocional e afetivo.

Essas foram algumas dicas fundamentais para conciliar estudo e vida social. Além de colocar essas sugestões em prática, para passar no vestibular você vai ter que melhorar a sua habilidade de interpretação. Afinal, as redações e as questões de multipla-escolha exigem um bom nível de discernimento para testar os candidatos.

E aí, como você tem arranjado tempo para encontrar os amigos? Conte para a gente deixando seu comentário!

You may also like
Como eu posso me destacar na faculdade?
5 dicas de alimentação para estudantes que você precisa conhecer!
5 dicas para se dar bem nos trabalhos em grupo da faculdade

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This