Ex-aluna de Ciências Contábeis da Facig apresentará artigo no Congresso Brasileiro de Custos

A Bacharela em Ciências Contábeis pela Facig, Natália Aparecida Gonzaga Pereira teve seu artigo intitulado “O custo de oportunidade na atividade leiteira da propriedade Família Brioschi de Venda Nova do Imigrante/ES” aceito para apresentação no Congresso Brasileiro de Custos. O congresso é o principal evento da área científica destinada à discussão sobre custos empresariais no Brasil.

O tema desenvolvido pela aluna surgiu a partir de sua experiência prática na disciplina Contabilidade do Agronegócio, do sétimo período do curso, quando foi desenvolvido o projeto Empresa 100% Rural. O projeto se destina à análise contábil e de custos de atividades agrícolas e pecuárias de Manhuaçu e região. Uma das etapas do projeto consistiu em visita técnica a propriedades familiares de Venda Nova do Imigrante/ES, dentro do chamado Agro Turismo da cidade.

Ao perceber a análise de custos e lucratividade como um dos grandes desafios enfrentados pela produção familiar, a aluna desenvolveu análise do custo de oportunidade, a partir do confronto entre as informações sobre o resultado do exercício e os fluxos de caixa da propriedade. Foram elaboradas e analisadas informações no período de três anos, contando com conclusões sobre fatores de destaque no desempenho financeiro e econômico do negócio. Além disso, foi possível perceber fatores determinantes dos resultados da atividade econômica, a fim de se desenvolver ajustes nos processos, buscando alternativas que mantenham a viabilidade e a lucratividade.

O artigo desenvolvido pela Natália, orientado pelo professor Mestre Fabrício Afonso de Souza será apresentado no Congresso Brasileiro de Custos, edição 2018, a se realizar em Vitória, Espírito Santo, em novembro. A publicação reforça o compromisso do curso e da Facig de apoiar seus alunos e professores no desenvolvimento de pesquisas, de produção de conhecimento, valorizando a formação do futuro profissional.

Parabenizamos a aluna pela importante publicação, desejando sucesso no congresso.

Experiências em metodologia ativa são compartilhadas na reunião de abertura deste semestre
Alunos de Odontologia realizam Juri Simulado
FACIG inicia a capacitação deste semestre de seus professores
  • Renata Rodrigues