Carreira

Exatas no vestibular: 5 dicas para aprender de uma vez por todas!

Sem dúvida, matemática, física e química são as disciplinas que as pessoas mais têm dificuldade de aprender. É o seu caso? Pois, com essas cinco dicas de vestibular que separamos, chegou a hora de enxergar os números de forma diferente!

As exatas influenciam muito no resultado da maioria dos cursos superiores. Por isso, é preciso enfrentar o que é difícil e buscar melhores resultados. Ao deixar de lado esses conteúdos, ficamos mais distantes do sonho de ingressar em uma faculdade.

Portanto, leia agora e aplique as recomendações a seguir! Temos certeza de que, depois disso, os cálculos não parecerão mais um bicho de sete cabeças. Vamos lá?

1. Faça do estudo um hábito

Entre as nossas dicas de vestibular, esta é a mais importante: se você não criar uma rotina de estudo, não há possibilidade de conseguir bons resultados.

As conquistas — e aqui estamos falando do seu futuro — só surgem quando há um esforço dedicado. Então, comece mudando a sua forma de tratar as disciplinas que compõem as ciências exatas.

Em vez de dizer “eu odeio matemática”, “nunca vou aprender física” ou “química não é para mim”, diga “estou me esforçando e vou aprender” e “vou superar minhas dificuldades”. Pode parecer algo sem sentido, mas a nossa mente e as nossas palavras influenciam muito as nossas vidas — inclusive, o que aprendemos.

Sem essa antipatia aos números, as coisas fluirão melhor. Então, crie um cronograma de estudos e siga-o rigorosamente!

2. Foque nos conceitos básicos antes de partir para os mais difíceis

Tudo tem um ciclo, um momento certo para ser aprendido. Na escola, primeiro aprendemos a somar e a diminuir, depois, a multiplicar e dividir. Logo aparecem as frações e equações para, já no ensino médio, termos um encontro com a trigonometria.

Se invertêssemos essa ordem, seria impossível entender.

Conteúdos complexos exigem o domínio de tarefas mais simples para serem compreendidos. Portanto, procure seguir uma ordem lógica, e evolua seus estudos gradativamente.

3. Assista a videoaulas

Qualquer ajudinha é bem-vinda na hora de estudar para o vestibular, certo? Então, que tal apostar nas videoaulas disponíveis na internet para tirar dúvidas sobre aquele assunto que tem lhe deixado de cabelo em pé? O YouTube, por exemplo, conta com diversos canais voltados ao ensino.

Nele, quando você pesquisa um tema com que tem problemas ou deseja reforçar diferentes abordagens serão apresentadas. Talvez, com a explicação de outra pessoa, o conteúdo fique mais claro.

Inclusive, muitas vezes os professores que elaboram esses vídeos usam o recurso para fazer o passo a passo da resolução dos exercícios. E o melhor é que você pode assistir quantas vezes quiser!

Também existem opções de aulas virtuais pagas. Nesse caso, a melhor opção varia de acordo com a sua necessidade e as especificidades dos tópicos escolhidos.

4. Pratique com muitos exercícios

Não há jeito: para fixar bem um assunto, é preciso praticá-lo. Nesse contexto, os exercícios surgem como uma excelente alternativa para você aplicar o que aprendeu estudando.

Cada tarefa tem o seu grau de dificuldade e exige diferentes formas de resolução. Portanto, faça o número máximo que conseguir — quando mais você tentar, mais aprendizado será adquirido.

Principalmente na área de exatas, é no momento das atividades que os conceitos ficam mais claros. Então, procure refletir sobre as questões, escolha a base para o cálculo com atenção e construa a resposta. Você pode até utilizar os exercícios de vestibulares anteriores!

5. Entenda as fórmulas

Por fim, pare de usar as fórmulas de maneira mecânica, automática. Se você deseja, realmente, aprender exatas, vá além disso! Estude como essas fórmulas surgiram, quais conceitos estão relacionados nelas, e se há (e por que) exceções.

Com isso, caso você esqueça alguma fórmula, poderá criá-la novamente — afinal, você dominou o conteúdo. Não é demais?

Enfim, esperamos que estas dicas de vestibular sejam úteis para você. Agora, comece a fazer a sua parte! Estude, compreenda os conceitos e exercite os seus conhecimentos.

E, se gostou deste post, aproveite a visita para conferir também se é possível passar no vestibular sem fazer cursinho!

You may also like
Afinal, o que esperar do mercado de trabalho em 2019?
Alunos e Professora de Arquitetura e Urbanismo Publicam Cinco Artigos em Congresso Internacional
NOITE ACADÊMICA DE MARKETING

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This