Vestibulando

Explicamos aqui como funciona o Prouni no segundo semestre

Se você quer entrar na faculdade com bolsa, deveria conhecer o Programa Universidade para Todos ou ProUni. Essa é uma iniciativa do governo federal, que oferece bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades particulares. Desde a sua criação, o ProUni já beneficiou mais de 1,5 milhão de estudantes brasileiros. Ficou animado? Então, não perca a chance de se inscrever no ProUni no segundo semestre.

Nesse época do ano, a seleção funciona da mesma forma que a edição do início do ano. Os estudantes que quiserem se inscrever precisam atender às mesmas regras. O processo seletivo do ProUni é automatizado e considera a nota do Enem para classificar os candidatos.

Quer saber mais informações? Acompanhe este texto e saiba quais são os critérios para participar do programa e como se inscrever no segundo semestre. Confira!

Critérios para participar no segundo semestre

Para participar do ProUni, o candidato deve atender alguns critérios. Por exemplo, o candidato não deve ter diploma de nível superior, isto é, ele não pode ser formado em nenhum curso de graduação ou licenciatura.

Outro requisito, é que o candidato precisa ter participado do Enem do ano imediatamente anterior. Também, a pontuação na nota do Enem é considerada. O candidato ao ProUni precisa atingir um desempenho mínimo no Enem de, ao menos, 450 pontos nas provas objetivas e não ter zerado a redação.

Além disso, quem deseja se inscrever no programa precisa cumprir requisitos de renda. Isso quer dizer que o candidato deve comprovar que não tem situação financeira favorável para arcar com os custos de uma faculdade privada. A renda familiar, inclusive, interfere na concessão de bolsas.

Tipos de bolsas que são oferecidas no ProUni

O ProUni oferece dois tipos de bolsas: as parciais e as integrais. Para concorrer a uma bolsa com tudo pago pelo programa, o estudante precisa ter renda familiar, bruta mensal, que não supere 1,5 salário-mínimo por pessoa.

Já o candidato que tem renda bruta mensal por pessoa de, no máximo, 3 salários-mínimos poderá concorrer às bolsas parciais, sendo que 50% é pago pelo programa e os outros 50% são pagos pelo estudante.

Como participar do ProUni no segundo semestre

Neste segundo semestre de 2019, as inscrições do ProUni poderão ser feitas no período de 11 de junho até as 23:59 de 14 do mesmo mês e devem ser realizadas na página do ProUni. Para executar a inscrição, o candidato precisará informar o número de inscrição do Enem do ano de 2018 e, também, indicar a senha mais atual cadastrada no exame.

Além disso, o candidato deve completar o cadastro com endereço de e-mail e número de telefone válidos, os quais serão utilizados pelo MEC para enviar comunicados referentes aos prazos e aos resultados de todo o processo seletivo do 2º semestre.

O resultado da primeira chamada está prevista para o dia 18 de junho de 2019, já a segunda deverá acontecer no dia 2 de julho. O acesso ao sistema do ProUni é feito exclusivamente no site.

Essas foram algumas informações sobre o ProUni no segundo semestre. É importante destacar que as notas para o ProUni variam de acordo com o curso, a instituição de ensino, o horário das aulas e a modalidade da concorrência, por exemplo, se for cota ou não. Dependendo da vaga, o candidato pode entrar com pouco mais do que o desempenho mínimo esperado naquele momento.

Deixe seus amigos saberem disso também. Compartilhe este texto nas suas redes sociais!

You may also like
Profissional de enfermagem: qual o perfil de um bom enfermeiro?
7 dicas para estudar para o ENEM e conseguir uma nota maior
Passo a passo: veja como entender a nota do Enem

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This