Vestibulando

Afinal, como funciona um teste vocacional?

Escolher a profissão que se deseja seguir é um passo muito importante na vida de quem planeja cursar uma faculdade. Contudo, nem todos chegam a uma decisão tão facilmente, não é mesmo? Nesse caso, saber o que é teste vocacional e recorrer a ele é uma ótima opção!

Além de ajudar a entender e a lidar com as próprias aspirações pessoais, o teste vocacional também ajuda com as dúvidas sobre as atuações no mercado de trabalho.

Se você também se encontra nessa etapa, com a mesma indecisão, e ficou interessado em descobrir mais sobre o teste, confira este post especial sobre o assunto. Vamos lá!

O que é teste vocacional e quais são seus benefícios?

O teste vocacional é uma avaliação que pode ser realizada tanto individualmente quanto em grupo, a fim de identificar as características, as habilidades e as aptidões de cada indivíduo.

Dessa maneira, é possível traçar um perfil profissional com o qual você tenha afinidade e, a partir disso, elencar áreas de atuação para que você possa pesquisar e se aprofundar sobre média salarial, condições de crescimento e oferta de emprego de cada uma.

Esse benefício pode se tornar um grande aliado para quem tem dúvidas sobre que curso fazer. Ou seja, ele funciona como um funil de possibilidades, apontando aqueles aspectos que podem gerar identificação com determinada profissão, mas sem limitar suas alternativas ou decidir por si.

Outra vantagem do teste vocacional é que ele faz com que você trabalhe o autoconhecimento, o que permitirá que você encontre a carreira certa, de acordo com seus objetivos e anseios.

Quem deve fazer um teste vocacional?

Como dito, o teste vocacional pode ser uma excelente ferramenta para quem acaba de concluir o ensino médio — ou o está finalizando — e não sabe em que se graduar, pois tem dúvidas sobre determinadas profissões ou está indeciso entre uma e mais carreiras.

Esse processo ajuda você a enxergar muito além do simples ato da escolha, isto é, pensa a sua satisfação pessoal e profissional a longo prazo. Contudo, não se engane: ele não se limita apenas a jovens que estão decidindo qual faculdade cursar; pelo contrário.

Pessoas que já estão atuando no mercado de trabalho, por exemplo, também podem realizá-lo caso sintam que a opção que fizeram não foi a mais acertada. Dessa maneira, elas podem reavaliar suas escolhas e descobrir com o que realmente têm afinidade.

Por qual profissional o teste vocacional deve ser aplicado?

Por fim, é importante ressaltar que o teste vocacional deve ser realizado por um psicólogo, que é um profissional sério e capacitado para mediá-lo e fornecer a segurança necessária nos métodos usados durante a condução do teste.

Isso porque esse processo é realizado em etapas que englobam desde dinâmicas até entrevistas com técnicas e testes psicológicos com embasamento científico  devidamente reconhecidos e autorizados pelo CFP, o Conselho Federal de Psicologia.

Como o teste funciona e o que ele leva em conta? 

O teste é realizado a partir de alguns exercícios que tem como objetivo levantar informações sobre a pessoa interessada. Geralmente, são preenchidos formulários e feitas entrevistas para conhecer melhor o perfil do estudante.

No primeiro momento do teste, aplica-se técnicas para descobrir os interesses e a personalidade do orientando. Por exemplo: se gosta de trabalhar com pessoas, se prefere fazer cálculos a ler muitos livros ou, ainda, se tem aptidão para as artes ou para as ciências biológicas

Depois, há um levantamento a respeito das profissões. É o momento de apresentar uma lista de características das profissões e fazer com o paciente escolha a mais adequada com suas afinidades. Esse é um momento importante para que ele descubra carreiras que, até então, ignorava ou não sabia que existia.

Todas essas informações são cruzadas e um resultado do teste é apresentado, com indicação de uma ou várias carreiras correlatas. No entanto, esse resultado não é taxativo.

É importante que o paciente tome conhecimento de suas habilidades e interesses e saiba que existem cursos que têm mais afinidade com o perfil dele. Com todo esse conhecimento em mãos, fica a seu cargo fazer uma reflexão sobre qual carreira deve seguir. 

Recomenda-se que o orientando faça uma pesquisa sobre o mercado de trabalho da profissão, levando em consideração a interpretação desse resultado. Ele deve buscar, por exemplo, a média de salário pago, as regiões do país que mais emprega a profissão e, também, se ela está entre as profissões que estão ameaçadas de extinção

Ainda, é aconselhado que o paciente se encontre com profissionais das áreas pretendidas para que ele conheça alguém que já tem experiência no mercado e se informe a respeito da rotina daquela profissão. É um momento de evitar desilusões futuras e de ficar mais perto do que você pretende fazer da vida profissional

Como decidir entre o teste online e o teste presencial? 

Há muitas possibilidades de fazer o teste vocacional — presencialmente ou online. O teste vocacional presencial, a princípio, promove conversas, entrevistas, dinâmicas e outras atividades com o orientando. 

Já o teste vocacional online é feito em plataformas programadas, especialmente elaboradas para cruzar as informações do orientando com o banco de dados. O estudante responde questões de múltipla escolha e, no final, recebe um relatório. Uma vantagem é que é possível realizar esse teste a qualquer momento e o resultado aparece em instantes.

As duas modalidades de teste tem seu potencial comprovado, mas a escolha de qual deles deve ser feito depende do nível de interação e mediação que você deseja.

Por um lado, o teste presencial garante um acolhimento maior, no qual você pode falar mais sobre você. Por outro lado, o teste online permite uma interação mais rápida e pode ser interessante para aqueles que moram longe de locais que oferecem orientação, por exemplo.

Essas foram algumas informações sobre o que é teste vocacional. Como você leu, ele pode ser a ferramenta que você precisa para escolher a carreira que deseja e ter uma vida de realizações. Porém, lembre-se: ele não decidirá por você, apenas lhe mostrará as alternativas que podem coincidir com suas aspirações pessoais e profissionais!

E aí, ficou curioso para saber qual o destino da sua carreira? Então conheça agora mesmo o aplicativo de Teste Vocacional desenvolvido pela FACIG. Nele, você responde perguntas em formato de quiz e conta com o resultado dividido nas áreas das Ciências Humanas, Exatas e Biológicas. O aplicativo está disponível para dispositivos Android e iOS.

You may also like
Graduação tecnológica: como melhorar o mundo com sua profissão?
6 dicas para se dar bem no vestibular de medicina
Quer cursar Odontologia? Saiba mais sobre o curso!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This