Carreira

Como conseguir trabalhar e estudar para concurso ao mesmo tempo?

Seis da manhã, levantar da cama. Às sete horas, pegar o transporte para o trabalho. Após isso, frequentar o curso preparatório. Essa é a rotina de muitas pessoas que precisam trabalhar e estudar para concurso. É uma rotina complicada, mas que pode ser melhorada, otimizando o tempo e reduzindo o cansaço. 

Por exemplo, você pode programar a rotina para conseguir conciliar seu emprego e os estudos. Também vale a pena definir um único concurso como meta e aproveitar o trânsito para estudar as matérias. 

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça algumas dicas fundamentais para dar conta do trabalho e estudos para concurso. Confira!

Defina um concurso como meta

“Matar dois coelhos com uma cajadada só”. Essa é a mentalidade de muitos concurseiros quando se deparam com o dilema de trabalhar e estudar para mais de um concurso. No entanto, essa não é uma boa estratégia, por duas razões simples. 

Primeiro, diante da sua rotina, já é difícil estudar para um concurso, imagine mais de um. Segundo, é preciso ter um concurso como meta. Os editais são muito específicos e cada banca organizadora tem um perfil próprio. Você precisa entender bem cada uma dessas peculiaridades para se dar bem no concurso. 

Sendo assim, é mais interessante depositar tempo e energia em apenas um concurso, em vez de atirar para todos os lados. Defina o cargo que você pretende e a instituição. Depois, monte um plano de estudos intensivo e busque um material específico. 

Mantenha o foco  

Quando você precisa trabalhar e estudar para concurso, tudo pode parecer ainda mais complicado. Apesar disso, é preciso manter a concentração em alcançar a sua aprovação.

Portanto, pare de dar atenção a alguns problemas da sua vida. Geralmente, a gente se preocupa com detalhes, quando o nosso objetivo de vida é gigantesco. Então, foque nisso! Mantenha a sua motivação e pense sempre que as adversidades são passageiras, mas o seu cargo público é para sempre.

Aposte em estudar online

A falta de tempo é um empecilho para quem precisa trabalhar e estudar para concurso. No entanto, esse fator não pode ser o motivo para você desistir dessa importante caminhada.

Hoje em dia, a tecnologia avançou muito para ajudar os concurseiros. Por exemplo, existe uma variedade de cursos online, os quais você pode fazê-los no conforto da sua casa ou durante os intervalos de trabalho. Assim, você é quem faz o cronograma dos seus estudos!

Aproveite o tempo no trânsito

Já pensou em utilizar o tempo que você gasta no trânsito para estudar para o concurso? Isso pode fazer a diferença na sua rotina. Para isso, sempre leve consigo um caderno, apostila ou qualquer outro material sobre o concurso. 

Estude esse material durante o trânsito. Por exemplo, você pode aproveitar para memorizar as fórmulas de matemática, reler o resumo de legislação ou até mesmo fazer algumas questões rápidas. O importante é aproveitar ao máximo o seu tempo.

Utilize as redes sociais a seu favor

Muita gente fala que as redes sociais são uma verdadeira perdição para quem quer trabalhar e estudar para concurso. Mas não é bem assim. O fato é que é preciso saber utilizar essas ferramentas digitais para estudar.

Por exemplo, você pode assistir a canais do YouTube que falam sobre preparação para concurso público. Existem vários canais gravados por professores com conteúdos bem diversificados. 
 
Você também pode aproveitar os grupos do Facebook. Nessa rede, você encontra grupos específicos para concurso públicos, que reúnem materiais gratuitos e informações recentes. Além disso, há a possibilidade de encontrar outros concurseiros para tirar dúvidas e melhorar o seu rendimento nos estudos. 

Coloque os seus compromissos em uma planilha

Prepare no computador uma planilha dividida em horas, com todos os seus compromissos, incluindo hora do almoço e hora de dormir. Feito isso, analise quais as horas que você tem disponíveis para os estudos.

Determinando o que deve ser feito em cada horário, fica mais fácil não se perder ou inventar compromissos de última hora.

Identifique os melhores momentos para estudar

Será mesmo que a melhor hora para estudar é à noite, após chegar do trabalho? É bem provável que você esteja exausto nesse momento. Analise se não é mais vantajoso acordar um pouco mais cedo e colocar os estudos como primeira tarefa do dia. Certamente, a sua mente estará mais descansada e o rendimento será maior!

Planeje-se antes de começar a estudar

Quem é concurseiro sabe: o conteúdo para assimilar parece não ter fim. Por isso, é importante otimizar o estudo. Leia atentamente o edital do concurso e priorize o material que é mais importante ou tem mais peso na nota da prova. Além disso, prepare resumos e fichamentos de livros e leis.

Otimize a sua produção no trabalho

Tente cumprir todas as suas obrigações no horário de trabalho, evitando precisar fazer hora extra. Procure não se dispersar, checando mensagens no celular ou conversando com os colegas. Dessa forma, a sua produtividade será maior e não haverá o risco de perder tempo para cumprir o que deixou de fazer no trabalho!

Ademais, programe as suas férias para estudar! Aproveite o tempo longe do trabalho para se dedicar intensamente às matérias. 

Valorize o descanso e lazer

Por mais dedicado que você seja, conciliar trabalho e estudo não é uma tarefa fácil. Por isso, não diminua suas horas de sono para estudar mais. Pode parecer bobagem, mas não é; são essas horas de repouso que farão você acordar no dia seguinte com a mente preparada para ler e passar muito tempo em foco.

Fazendo isso durante os dias úteis, separe algumas horas no final de semana para o lazer. Vale a pena marcar encontros com amigos e familiares ou simplesmente obter um tempo para si. Além disso, não descuide da alimentação. Estar bem nutrido ajuda na concentração!

Peça a colaboração de familiares e amigos

Você tem uma rotina puxada com o trabalho e são poucas horas por dia que tem para estudar para o concurso? Não hesite em pedir a colaboração da família e amigos.

Certifique-se de que eles podem ajudar em alguma tarefa doméstica ou realizar algum compromisso na rua, por exemplo. Explique o quanto é importante a sua dedicação nos estudos para a aprovação futura em um cargo público.

Essas foram algumas dicas para você conseguir trabalhar e estudar para concurso. Seguindo esses passos, além de melhorar a produtividade, você conseguirá construir uma boa relação entre estudo e vida social. Afinal, com tudo organizado, vai sobrar um tempo para você curtir os seus amigos e familiares.  

Ficou encorajado para começar os estudos? Siga em frente e boa sorte! Conte-nos sua experiência deixando o seu comentário!

You may also like
Carreira pública: conheça 3 vantagens e 3 desvantagens
Saiba quais são as áreas de atuação da Psicologia
Cursos na área de saúde: conheça o potencial do mercado no Brasil!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This