#EuSouFacig

FACIG apresenta novas metodologias educacionais em congresso da UFMG

A FACIG participou na última sexta-feira, dia 10 de novembro, do III Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior (CIM), realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde estão sendo apresentadas iniciativas bem sucedidas e inovadoras implementadas em cursos de graduação de todo o país.

No Congresso, a FACIG apresenta dois artigos acadêmicos, três oficinas e um livro manual com o passo a passo da aplicação das metodologias ativas de ensino elaborado pelo diretor e por professores da instituição. “Atrair e manter o interesse dos alunos das novas gerações durante o processo pedagógico está cada vez mais difícil e, por esse motivo, práticas diferenciadas podem ser utilizadas durante a aprendizagem, como as metodologias ativas, nas quais o aluno assume a posição de protagonista do seu próprio processo de ensino, e o professor, antes tido como fonte de conhecimento, tem um papel de mediador e provocador”, explicou o diretor da FACIG, Thales Reis Hanna.

Para ele, essa é uma excelente oportunidade de apresentar o que há de novo no processo de ensino brasileiro e colocar em destaque a necessidade de aprimoramento de novas metodologias. “A palavra da vez é inovação, e inovar na Educação tem como ponto inicial o uso de métodos que despertem o interesse do aluno e desenvolva o pensamento crítico, o comprometimento e a autonomia do aluno, de forma que ele se sinta, como sempre foi, parte extremamente relevante no processo de aprendizagem”, salientou.

O Congresso é direcionado a docentes, estudantes e ex-estudantes de cursos de graduação e pós-graduação, e promove a socialização de novas práticas pedagógicas no ensino de graduação, além de possibilitar discussões relevantes sobre o processo de aprendizagem.

 

You may also like
Projeto “CRP pelo Campus” realiza duas palestras para os alunos de Psicologia da FACIG!
Setembro Amarelo
Aprender Fazendo: um salto na forma de construir o conhecimento dos discentes.

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This