FACIG apresenta novas metodologias educacionais em congresso da UFMG

A FACIG participou na última sexta-feira, dia 10 de novembro, do III Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior (CIM), realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde estão sendo apresentadas iniciativas bem sucedidas e inovadoras implementadas em cursos de graduação de todo o país.

No Congresso, a FACIG apresenta dois artigos acadêmicos, três oficinas e um livro manual com o passo a passo da aplicação das metodologias ativas de ensino elaborado pelo diretor e por professores da instituição. “Atrair e manter o interesse dos alunos das novas gerações durante o processo pedagógico está cada vez mais difícil e, por esse motivo, práticas diferenciadas podem ser utilizadas durante a aprendizagem, como as metodologias ativas, nas quais o aluno assume a posição de protagonista do seu próprio processo de ensino, e o professor, antes tido como fonte de conhecimento, tem um papel de mediador e provocador”, explicou o diretor da FACIG, Thales Reis Hanna.

Para ele, essa é uma excelente oportunidade de apresentar o que há de novo no processo de ensino brasileiro e colocar em destaque a necessidade de aprimoramento de novas metodologias. “A palavra da vez é inovação, e inovar na Educação tem como ponto inicial o uso de métodos que despertem o interesse do aluno e desenvolva o pensamento crítico, o comprometimento e a autonomia do aluno, de forma que ele se sinta, como sempre foi, parte extremamente relevante no processo de aprendizagem”, salientou.

O Congresso é direcionado a docentes, estudantes e ex-estudantes de cursos de graduação e pós-graduação, e promove a socialização de novas práticas pedagógicas no ensino de graduação, além de possibilitar discussões relevantes sobre o processo de aprendizagem.

A FACIG “invade” a UFMG mais uma vez!
FACIG participa do II Simpósio Internacional de Metodologias Ativas na Educação Médica
FACIG ministra palestra sobre Desenvolvimento de Marca para alunos da Escola Estadual de Martins Soares