FACIG e a Inovação no Ensino Superior: STHEM Brasil 2017

Inspiração! Esta palavra define o 4º encontro de formação de professores do consórcio STHEM Brasil em parceria com o departamento de inovação de Laspau/Harvard.

Entre os dias 22 e 26 de maio de 2017, docentes da FACIG integraram o grupo de 150 docentes de 47 IES do Consórcio STHEM que estiveram reunidos em Lorena/SP para aprender a inovar em tempos de mudança.

Foram 40 horas de aprendizado em inovação acadêmica no laboratório de metodologias ativas da UNISAL com professores dos Estados Unidos, Canadá e México. Neste ano, os temas foram: avaliação de aprendizagem, educação empreendedora, sala de aula invertida e ensino híbrido, desenho de projetos interdisciplinares e ainda um dia de troca de experiências com Lorna Finma, Diretora Técnica do Projeto NASA com o tema: “Como inspirar, engajar e  cultivar a nova geração de estudantes em STHEM”.

Perceba a diferença: uma aula tradicional  é quase sempre entregue como um monólogo em frente à uma audiência passiva. Com este formato de aula, é difícil proporcionar a oportunidade para os estudantes de pensar criticamente através dos argumentos que estão sendo desenvolvidos. Consequentemente, palestras simplesmente reforçam os sentimentos dos alunos que o  passo mais importante para dominar o material é memorizar assuntos aparentemente não relacionados.

As metodologias ativas de aprendizagem instigam e provocam. O estudante interage com o assunto em estudo ao invés de somente recebê-lo de forma passiva do professor. As salas de aula passam a ser um espaço de discussão em que os estudantes são orientados pelo professor que assume o papel de tutor e mediador da discussão sobre a solução de problemas expostos. O estudante torna-se muito mais crítico, reflexivo e discute assuntos de seu interesse com mais domínio e em maior profundidade. Dessa forma, nosso aluno é melhor preparado para o mercado de trabalho que exige cada vez mais profissionais com perfil de liderança, capazes de realizar trabalhos em equipe e solucionar problemas.

Enfermagem, Medicina e psicologia juntos com ESF e NASF da SMS Manhuaçu em ação de prevenção à saúde
Professores da FACIG marcam presença no IV Fórum STHEM Brasil
ALunos do 1º período do curso de Direito aprendem Hermenêutica Jurídica através do Método do Caso