#EuSouFacig

FACIG e a Inovação no Ensino Superior: STHEM Brasil 2017

Inspiração! Esta palavra define o 4º encontro de formação de professores do consórcio STHEM Brasil em parceria com o departamento de inovação de Laspau/Harvard.

Entre os dias 22 e 26 de maio de 2017, docentes da FACIG integraram o grupo de 150 docentes de 47 IES do Consórcio STHEM que estiveram reunidos em Lorena/SP para aprender a inovar em tempos de mudança.

Foram 40 horas de aprendizado em inovação acadêmica no laboratório de metodologias ativas da UNISAL com professores dos Estados Unidos, Canadá e México. Neste ano, os temas foram: avaliação de aprendizagem, educação empreendedora, sala de aula invertida e ensino híbrido, desenho de projetos interdisciplinares e ainda um dia de troca de experiências com Lorna Finma, Diretora Técnica do Projeto NASA com o tema: “Como inspirar, engajar e  cultivar a nova geração de estudantes em STHEM”.

Perceba a diferença: uma aula tradicional  é quase sempre entregue como um monólogo em frente à uma audiência passiva. Com este formato de aula, é difícil proporcionar a oportunidade para os estudantes de pensar criticamente através dos argumentos que estão sendo desenvolvidos. Consequentemente, palestras simplesmente reforçam os sentimentos dos alunos que o  passo mais importante para dominar o material é memorizar assuntos aparentemente não relacionados.

As metodologias ativas de aprendizagem instigam e provocam. O estudante interage com o assunto em estudo ao invés de somente recebê-lo de forma passiva do professor. As salas de aula passam a ser um espaço de discussão em que os estudantes são orientados pelo professor que assume o papel de tutor e mediador da discussão sobre a solução de problemas expostos. O estudante torna-se muito mais crítico, reflexivo e discute assuntos de seu interesse com mais domínio e em maior profundidade. Dessa forma, nosso aluno é melhor preparado para o mercado de trabalho que exige cada vez mais profissionais com perfil de liderança, capazes de realizar trabalhos em equipe e solucionar problemas.

You may also like
Enfermagem, Medicina e psicologia juntos com ESF e NASF da SMS Manhuaçu em ação de prevenção à saúde
Professores da FACIG marcam presença no IV Fórum STHEM Brasil
ALunos do 1º período do curso de Direito aprendem Hermenêutica Jurídica através do Método do Caso

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This