Facig realiza I Seminário de Práticas de Enfermagem na Atenção Primária

Profissionais capacitados para atuar com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano: Esse é o perfil dos egressos que a FACIG constrói dia a dia, para tanto atividades que envolvam as demandas da sociedade são imperativas.

Seguindo esse conceito, na sexta-feira, 24 de agosto de 2018 na Incubadora de Startups Coffee Valley, os acadêmicos do 6° período de Enfermagem coordenados pela Prof MSc Daniela Shimitz, organizaram o I Seminário de Práticas da Atenção Primária da FACIG, uma noite agradável e produtiva para todo o corpo discente e para profissionais de enfermagem de Manhuaçu.

Com abordagem inovadora  de rodízios de palestras por estações, os participantes puderam discutir o Cuidado Integral à Saúde da Mulher com a Enfermeira da ESF Nossa Senhora Aparecida – Sandra Rodrigues de Souza Barbosa, um momento de repensar nossas ações e a necessidade de intervenções em situações de violência doméstica, além de cuidados nas diferentes fases de vida da mulher. A acadêmica do 6° período Mainara se disse encantada e privilegiada em participar de uma discussão tão rica e com uma profissional respeitada.

Para abordar o tema Infecções Transmitidas Sexualmente, a palestrante foi a Enfermeira Viviane Temer, muito foi discutido sobre a importância do uso dos preservativos e da relevância do trabalho do enfermeiro enquanto educador em saúde. O acadêmico Rodrigo, que atualmente cursa o 6° período de enfermagem disse que espera ansiosamente o próximo seminário.

Houve espaço para discussão tão relevante na atualidade como a Sexualidade e suas implicações no cuidado integral, buscando a interdisciplinaridade, a Psicóloga Flávia Acácio e Silva tratou brilhantemente os temas polêmicos que envolvem essa temática. A estudante do 2° período Eliana Aparecida David, classificou como ótimo o evento, além de ressaltar a qualidade dos palestrantes convidados.

Por fim e não menos importante, um espaço para exaltar a importância da humanização nas práticas de saúde, uma conversa dinâmica e acolhedora com o enfermeiro Sérgio Rabelo Mariano e com o consultor de empresa Célio Márcio dos Reis, uma verdadeira oportunidade para repensar nossas ações enquanto profissionais e planejar uma conduta focada no cliente.

Os palestrantes destacaram a organização do evento, além da inovação com a metodologia em rodízios. A enfermeira Sandra parabenizou os alunos pela organização e professora Daniela pela iniciativa, ações como essa empoderam as futuras gerações de profissionais.

Curso de Engenharia Civil dão uma Oficina de Vasos de Argamassa para Alunos da APAE
Curso de Odontologia realiza Mesa Redonda sobre medicações
FACIG inicia a capacitação deste semestre de seus professores