#EuSouFacig

FACIG realiza o 1º Simpósio de Psicologia da Zona da Mineira – MG

Para celebrar os 56 anos de Psicologia como Profissão no Brasil, nada mais relevante que trazer na semana do Psicólogo, um evento com o propósito de construir um diálogo com as interfaces saúde, direito e educação. Envolvendo os alunos do curso de Psicologia, dentre outros universitários e profissionais com renome buscamos para esse evento a troca de saberes e formação de novos conhecimentos.

Seguindo esse propósito, o Simpósio aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de Agosto de 2018 no auditório da FACIG Alfa Sul, tendo como Idealizadores do evento o então Coordenador do Curso de Psicologia Márcio Rocha Damasceno e a Prfª Márcia Rodrigues Pereira, no qual os acadêmicos do 2º e 4º período de Psicologia trabalharam em conjunto na organização do mesmo.

A abertura do evento teve início no dia 27 de Agosto onde foram abordados temas atuais na sociedade contemporânea, o então Psicólogo e Promotor do Ministério Publico de Minas Gerais Lélio Braga Calhau, nos brindou com uma palestra sobre Bullying; suas causas, conseqüências, leis vigentes que amparam as vítimas e sobre tudo a lei sancionada em 2018 que determina de forma obrigatória a aplicação do programa anti–bullying nas escolas. No segundo momento da noite, o Mestre em Psicologia Étore Gomes Mazini trouxe uma discussão sobre a Saúde Mental infanto-juvenil: suicídio e os desafios da Psicologia; ressaltando que a escolha deste tema vem de um recorte temporal realizado com dados dos registros do 11º Batalhão Policia Militar/Manhuaçu – MG onde foi realizado um recorte temporal de Agosto de 2017 à Agosto de 2018 dentro deste Município com um quadro de 8 suicídios consumados, não sendo contabilizados as ocorrências de suicídios tentados.

Na segunda noite tivemos a honra de receber a então Psicóloga Drª Aline Cristiane Lemos Ferreira que representou o Conselho Regional de Psicologia, conversando sobre a Importância da Avaliação Psicológica, a seriedade da construção deste processo e o rigor na fiscalização dos documentos. No segundo momento o Professor e Psiquiatra Drº Pedro Humberto Campelo Matos Júnior faz um link com os temas já abordados e nos convida a pensar sobre um assunto polêmico que é a Medicalização dos Sintomas; a psiquiatra Drª Aline Barros Machado que marcou presença como convidada de honra disse que foi uma noite de grande crescimento profissional e social, onde alunos, profissionais então formados e sociedade levariam para casa conhecimento e um pensamento mais crítico.

No dia 29 de Agosto foi o encerramento do evento, marcado com a presença da Prfª Natália Tomich nos colocando a repensar sobre o nosso sistema educacional. Pensando e avaliando esse processo, a FACIG representada pela então professora Natália tem realizado um trabalho inovador em parceria com uma faculdade Finlandesa, trazendo o modelo de educação Finlandês, reconhecido Mundialmente e hoje exportado para diversos países. Natália realizou um intercambio e trouxe toda essa prática de ensino não só para nosso evento, como também para a FACIG como um todo.

Durante os 3 dias de Simpósio os alunos do curso de Psicologia trouxeram grandes apresentações culturais, como poemas, cordéis, danças e vídeos que nos remeteram a todos os temas escolhidos para serem discutidos e repensados neste grande evento que marcou a semana da Psicologia na FACIG.

 

You may also like
Professoras da FACIG participam do Treinamento do CONEP
FACIG e a Inovação no Ensino Superior: STHEM Brasil 2017
Coordenadores dos cursos da FACIG aprendem sobre novas ferramentas do WebGiz

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This