#EuSouFacig

FACIG realiza o 1º Simpósio de Psicologia da Zona da Mineira – MG

Para celebrar os 56 anos de Psicologia como Profissão no Brasil, nada mais relevante que trazer na semana do Psicólogo, um evento com o propósito de construir um diálogo com as interfaces saúde, direito e educação. Envolvendo os alunos do curso de Psicologia, dentre outros universitários e profissionais com renome buscamos para esse evento a troca de saberes e formação de novos conhecimentos.

Seguindo esse propósito, o Simpósio aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de Agosto de 2018 no auditório da FACIG Alfa Sul, tendo como Idealizadores do evento o então Coordenador do Curso de Psicologia Márcio Rocha Damasceno e a Prfª Márcia Rodrigues Pereira, no qual os acadêmicos do 2º e 4º período de Psicologia trabalharam em conjunto na organização do mesmo.

A abertura do evento teve início no dia 27 de Agosto onde foram abordados temas atuais na sociedade contemporânea, o então Psicólogo e Promotor do Ministério Publico de Minas Gerais Lélio Braga Calhau, nos brindou com uma palestra sobre Bullying; suas causas, conseqüências, leis vigentes que amparam as vítimas e sobre tudo a lei sancionada em 2018 que determina de forma obrigatória a aplicação do programa anti–bullying nas escolas. No segundo momento da noite, o Mestre em Psicologia Étore Gomes Mazini trouxe uma discussão sobre a Saúde Mental infanto-juvenil: suicídio e os desafios da Psicologia; ressaltando que a escolha deste tema vem de um recorte temporal realizado com dados dos registros do 11º Batalhão Policia Militar/Manhuaçu – MG onde foi realizado um recorte temporal de Agosto de 2017 à Agosto de 2018 dentro deste Município com um quadro de 8 suicídios consumados, não sendo contabilizados as ocorrências de suicídios tentados.

Na segunda noite tivemos a honra de receber a então Psicóloga Drª Aline Cristiane Lemos Ferreira que representou o Conselho Regional de Psicologia, conversando sobre a Importância da Avaliação Psicológica, a seriedade da construção deste processo e o rigor na fiscalização dos documentos. No segundo momento o Professor e Psiquiatra Drº Pedro Humberto Campelo Matos Júnior faz um link com os temas já abordados e nos convida a pensar sobre um assunto polêmico que é a Medicalização dos Sintomas; a psiquiatra Drª Aline Barros Machado que marcou presença como convidada de honra disse que foi uma noite de grande crescimento profissional e social, onde alunos, profissionais então formados e sociedade levariam para casa conhecimento e um pensamento mais crítico.

No dia 29 de Agosto foi o encerramento do evento, marcado com a presença da Prfª Natália Tomich nos colocando a repensar sobre o nosso sistema educacional. Pensando e avaliando esse processo, a FACIG representada pela então professora Natália tem realizado um trabalho inovador em parceria com uma faculdade Finlandesa, trazendo o modelo de educação Finlandês, reconhecido Mundialmente e hoje exportado para diversos países. Natália realizou um intercambio e trouxe toda essa prática de ensino não só para nosso evento, como também para a FACIG como um todo.

Durante os 3 dias de Simpósio os alunos do curso de Psicologia trouxeram grandes apresentações culturais, como poemas, cordéis, danças e vídeos que nos remeteram a todos os temas escolhidos para serem discutidos e repensados neste grande evento que marcou a semana da Psicologia na FACIG.

 

You may also like
FACIG participa do Circuito Mineiro de Administração
Alunos de Administração da FACIG apresentam TCC
Startups incubadas no Coffee Valley participam de bate-papo sobre o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This