Carreira

Faculdade de ciências contábeis: como escolher a melhor?

Quem procura por uma carreira segura e promissora deve optar por fazer uma faculdade de Ciências Contábeis. Isso porque o profissional dessa área é requisitado por empresas de todo porte, pois garante o bom andamento das contas e a transparência das informações financeiras perante a lei, além de poder atuar tanto em empresas privadas quanto em instituições públicas. 

Quem faz o curso de Ciências Contábeis também tem acesso a uma grande possibilidade de atuações. O aluno do curso pode optar pela carreira de auditor interno ou independente, analista financeiro, perito, agente fiscal ou planejador tributário.

Ficou interessado por essa profissão? Então, acompanhe este texto e conheça algumas dicas para escolher uma faculdade de Ciências Contábeis que ofereça uma excelente formação para você. Confira!

Procure por indicadores de qualidade 

Geralmente, uma boa faculdade é sinônimo de bons indicadores de qualidade. Isso quer dizer, por exemplo, que instituição tem uma série de prêmios referentes à sua excelência de gestão e ensino. 

Portanto, procure saber sobre essas informações. Usualmente, elas ficam na própria página da instituição na internet. Também pesquise sobre a avaliação feita por ex alunos. Afinal, foram eles que tiveram uma visão mais efetiva sobre o que foi entregue a eles pela instituição. Isso pode ser bastante interessante para formar a sua opinião. 

Veja se os professores são qualificados

O professor é um dos principais transmissores de conhecimento. Se esses profissionais não forem qualificados, certamente, a sua formação será comprometida. Sendo assim, informe-se se os professores têm titulação adequada. 

Por exemplo, professores mestres e doutores estão rodeados pelas novidades da área, o que pode ser muito bom para a sua carreira. Além disso, é importante que os docentes apresentem experiência no mercado de trabalho. Muitas instituições disponibilizam o perfil e o currículo dos professores em seu site ou na plataforma Lattes. Não deixe de dar uma pesquisada. 

Visite o local

Já pensou em estudar numa instituição em que as cadeiras e carteiras estão velhas ou mal projetadas? Isso certamente vai comprometer seu desempenho durante as aulas. Para fugir disso, é importante visitar a infraestrutura da instituição, desde a sala de aula até a biblioteca.

Verifique as condições mais básicas, como higiene, conforto e iluminação. Também fique de olho na qualidade dos computadores conectados à internet e dos laboratórios e equipamentos. Tudo isso vai fazer a diferença na sua formação. 

Analise o custo-benefício

Se você planeja estudar numa faculdade privada, é importante considerar o custo-benefício. O preço da mensalidade e do material didático e a quantidade de transportes para chegar até a instituição devem ser considerados.

Isso vai permitir saber se a soma desses elementos está de acordo com o seu planejamento financeiro. É uma maneira de perceber se aquele curso vai caber no seu bolso. Caso não caiba, há a opção de entrar num programa de financiamento estudantil ou solicitar bolsa integral.

Veja se a faculdade de Ciências Contábeis é reconhecida pelo MEC

Sabia que se a instituição não for reconhecida pelo MEC seu diploma não tem validade? Pois bem, para não correr esse risco, visite o site do Ministério da Educação (MEC) e digite o nome da instituição. Verifique se ela está credenciada. 

Essas foram algumas dicas primordiais para saber como escolher uma faculdade de Ciências Contábeis. É importante procurar por uma instituição de qualidade e bem-conceituada no mercado. Procure, por exemplo, recomendações de ex alunos a respeito do momento em que estiveram na instituição. Eles podem dar informações importantes sobre o ponto de vista de quem efetivamente cursou aquela faculdade. 

Quer começar seu curso de Ciências Contábeis agora mesmo? Entre em contato com a Facig. Essa é uma instituição de ensino superior que tem um curso de graduação qualificado e prestigiado nessa área.

You may also like
Entenda qual é o papel e a atuação do gestor dentro de uma empresa!
Conheça os 4 mitos da carreira de psicologia
Conheça 5 profissões para pessoas comunicativas e extrovertidas

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This