Carreira

Graduação para empreendedores: que curso fazer?

É cada vez maior o número de pessoas que desejam abrir seu próprio negócio. Porém, para enfrentar a concorrência, que não para de crescer, é preciso muito estudo e dedicação. Tendo isso em vista, será que é necessário fazer uma graduação para empreendedores?

O ensino superior, sem dúvida, ajuda na evolução pessoal, no desenvolvimento do pensamento crítico, criatividade e vários outros detalhes que fazem toda diferença para o seu sucesso profissional. No entanto, algumas graduações são mais vantajosas por também desenvolverem habilidades específicas para o mercado.

Quer saber qual a melhor opção? Trouxemos este artigo com os 4 cursos mais indicados para quem deseja abrir uma empresa. Confira!

1. Administração

O curso de Administração é um dos mais procurados por aqueles que têm a intenção de abrir o próprio negócio. Mas você deve estar se perguntando: por quê?

O motivo é simples, afinal, a graduação fornece uma excelente base para quem deseja aprender como abrir, fomentar e fazer com que a sua empresa tenha sucesso no mercado. Durante os 4 anos de faculdade, o aluno estudará disciplinas importantes relacionadas ao mundo do empreendedorismo, tais como:

  • Direito;

  • Recursos Humanos;

  • Finanças;

  • Logística;

  • Estatística;

  • Contabilidade;

  • Marketing.

Como você pode observar, o curso abrange matérias de Ciências Exatas e Humanas, tornando possível a formação de profissionais completos e que dominam as principais variáveis envolvidas em um negócio.

Além disso, ter um administrador como o fundador de uma empresa já será uma grande vantagem!

2. Marketing

Um curso de Marketing pode trazer conhecimentos essenciais para que você consiga iniciar sua carreira empresarial.

A grade curricular conta com disciplinas voltadas para a área comercial que visam a aprimorar habilidades para desenvolvimento e vendas tanto de produtos quanto de serviços. Empreendedorismo, Logística, Publicidade e Propaganda são alguns exemplos dessas matérias que você verá durante os 2 anos de faculdade.

Desse modo, você vai aprender muito sobre estratégias de mercado, competitividade e funcionamento de negócios em diversas áreas, além de ter uma boa noção administrativa. Com esta visão ampla, será muito mais fácil se tornar um empresário de sucesso!

3. Ciências Contábeis

Saber gerenciar a parte financeira da empresa é fundamental para a saúde do seu negócio. E é justamente neste setor que muitos empresários pecam!

Muitas empresas não dão certo devido à falta de conhecimentos de seus sócios na área de finanças. Alguns acabam tendo que contratar auditores e consultores financeiros quando começam a ter prejuízos, mas nem sempre isso consegue resolver todos os problemas.

O curso de Ciências Contábeis pode ser muito útil para que você consiga ser um bom gestor financeiro. Com duração média de 4 anos, ele tem em sua grade disciplinas como Direito, Economia, Administração, Contabilidade, dentre outras. O objetivo é formar profissionais aptos a fazerem controle de receitas, lucros e investimentos.

Portanto, ao optar por essa graduação, você terá muito mais segurança para cuidar da organização da sua empresa e poderá tomar decisões adequadas para aumentar seu lucro.

4. Engenharia de Produção

Outra graduação bastante procurada por empreendedores é a de Engenharia de Produção. Afinal, ela tem como objetivo formar profissionais capacitados para desenvolver controles de qualidade, bem como a organização e otimização dos processos da empresa.

Imagine o engenheiro de produção como um jogador de xadrez com habilidade de achar o melhor caminho para ganhar a partida. É exatamente essa vantagem que a graduação pode proporcionar ao empreendedor!

Durante os 5 anos de graduação, o estudante terá contato com disciplinas que o ensinarão sobre o funcionamento do sistema de produção. Estamos falando de assuntos como Administração, Economia e Engenharia de Qualidade, por exemplo.

Como você pode observar, os cursos que listamos fornecem as ferramentas necessárias para que os alunos sejam bons gestores de suas empresas, ao mesmo tempo em que desenvolvem a visão e postura adequadas para conseguir concretizar suas ideias. Ter esse domínio é essencial para os que vão fazer concorrência com empresas mais experientes e consolidadas no mercado! Então, está esperando o que para começar a estudar?

Agora que você já conhece as melhores opções de graduação para empreendedores, pode entrar em contato com a gente para conhecer melhor os nossos cursos. Basta acessar nossa página de contato!

You may also like
As 5 principais habilidades profissionais buscadas por recrutadores
Especialização e residência médica: entenda as diferenças
Perfil de sucesso: 4 características de jovens inspiradores

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This