Vestibulando

Graduação tecnológica: como melhorar o mundo com sua profissão?

Fazer uma faculdade e ter uma profissão impactante e que faça a diferença no lugar em que você vive parece um sonho impossível, especialmente para quem trabalha e não tem muito tempo para fazer uma graduação de quatro anos.

Mas saiba que o sonho de mudar o seu futuro e o mundo não é tão impossível assim. As graduações tecnológicas são alternativas interessantes para quem não pode perder tempo para entrar no mercado de trabalho, mas também não quer comprometer a busca por uma carreira.

A graduação tecnológica é formada por Cursos de Formação Tecnológica, que podem durar de um a três anos. Esse fator é vantajoso para quem quer ser logo inserido no mercado de trabalho. Mas o fato de ser mais rápido não quer dizer que é superficial. Entenda como você pode impactar o mundo por meio desse tipo de graduação superior.

1. Protegendo o meio ambiente

A graduação tecnológica permite que você reflita, estude e ponha em prática novas ideias para promover ações sustentáveis e ambientalmente responsáveis. Por meio desse tipo de formação superior, você pode realizar seu sonho de causar impacto positivo no mundo ao planejar, organizar, dirigir e controlar atividades ligadas ao meio ambiente.

Se esse tipo de habilidade chama a sua atenção, o curso de Gestão Ambiental, por exemplo, pode ser interessante. Essa graduação busca desenvolver avaliações de risco, propor modelos de gestão, desenvolver projetos de reciclagem e de educação ambiental.

Ser um tecnólogo vai permitir que você compreenda as necessidades se proteção e cuidado com o meio ambiente e, assim, desenvolva maior entendimento sobre como você e as empresas podem produzir sem deixar de se responsabilizar pelo consumo consciente do nossos recursos naturais.

2. Desenvolvendo soluções inovadoras

Por meio de uma graduação mais centrada nas práticas e nas necessidades do mercado, você consegue pensar com muito mais foco no problema que deseja resolver. E isso permite que você seja capaz de desenvolver e aplicar, de maneira mais eficiente, soluções para problemas.

Portanto, ser um tecnólogo é ser capaz de resolver problemas e propor soluções que estão além da teoria. O conhecimento sobre a prática permite uma versatilidade desse profissional.

Para quem ficou curioso com essa área, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, por exemplo, pode ser para você. O tecnólogo dessa área pode aplicar estrategicamente o uso de dados e ainda desenvolver aplicativos para smartphones e computadores.

Com um mundo cada vez mais conectado, quem compreende como funcionam as novas tecnologias tem papel chave na construção de um país melhor.

3. Influenciando seu ambiente

Além de ser possível criar produtos e desenvolver soluções, você pode se tornar um profissional capaz de influenciar pessoas e o mercado. Você poderá mostrar para as pessoas da área que deseja impactar, que suas ideias, produtos ou serviços fazem sentido.

Quem deseja ter mais contato com esse tipo de prática pode optar por fazer a graduação tecnológica em Marketing. O curso de Marketing vai permitir que você entenda as necessidades das pessoas, o que elas desejam e esperam de produtos, serviços e empresas. A partir daí, você poderá desenvolver estratégias eficientes para que elas se encantem por produtos e marcas. 

Viu como a graduação tecnológica não é apenas uma alternativa mais rápida, como  também é tão interessante quanto um bacharelado ou uma licenciatura?

Com um ensino superior focado na solução de problemas da indústria, comércio e serviços, não só sua entrada no mercado de trabalho vai ser mais rápida e direcionada, como você poderá causar impacto relevante à sua volta.

Gostou? Compartilhe essas informações com seus amigos nas redes sociais!

You may also like
Saiba mais sobre a carreira e o curso de engenharia civil
Tipos de cursos de gestão: como escolher de acordo com o seu perfil
Afinal, como funciona um teste vocacional?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This