Carreira

Healthtechs: que oportunidades reservam para alunos de área de saúde

A tecnologia evolui a passos largos, inovando a cada momento em quase todos os setores da sociedade moderna. A saúde não poderia ficar de fora desse movimento. Nesse contexto, surgiram as chamadas healthtechs.

As healthtechs oferecem soluções tecnológicas para o segmento da saúde. As contribuições são as mais variadas, indo do atendimento online automatizado até o diagnóstico realizado por inteligência artificial, passando pela utilização da realidade virtual para fins de treinamentos.

Desse modo, as possibilidades são inúmeras e sinalizam um mercado promissor, para o qual os estudantes do setor devem estar atentos. Em especial, porque algumas profissões da área estão em alta. Continue neste post e conheça algumas das oportunidades que as healthtechs reservam para alunos da área de saúde.

Análise de imagens por inteligência artificial

Imagine uma plataforma de aprendizagem desenvolvida para dar apoio e melhorar a eficiência dos diagnósticos por imagem! Isso já existe. Segmentos médicos como oncologia, oftalmologia e dermatologia, entre outros, podem se beneficiar da maior precisão dos diagnósticos.

Além de reduzir a limitação ao conhecimento do profissional envolvido, o sistema amplia a capacidade de reconhecimento. Com isso, permite aumentar a eficiência e a precisão do diagnóstico.

Incentivo a hábitos saudáveis

Por meio de um kit simples — balança wireless, pedômetro, fita métrica —, associado à plataforma, o paciente é orientado à adoção de hábitos saudáveis. Assim, registros diários de caminhadas e do peso corporal, entre outros, auxiliam no controle da saúde do usuário.

Todos os dados são lançados na plataforma e avaliados por um profissional de saúde. Nesse contexto, o paciente poderá ser incluído em um grupo de apoio com outras pessoas de perfil semelhante.

Realidade virtual aplicada ao ensino

A utilização da realidade virtual para o treinamento de estudantes e profissionais de saúde oferece oportunidades únicas. Por exemplo, permite realizar simulações de situações diversas, completamente desvinculadas da realidade de um determinado paciente.

Com isso, é possível desenvolver e capacitar o estudante ou profissional para a realização de um procedimento específico. Trata-se, portanto, da possibilidade de reconstrução de cenários didáticos com alto grau de realismo que seriam inviáveis na vida real.

Precisão nos diagnósticos

Além da análise de imagens, a formação de um extenso banco de dados pode ser de extrema ajuda na construção do diagnóstico médico. Desse modo, consolidando informações das diversas pesquisas médicas — assim como as realidades históricas de pacientes em todo o mundo — e comparando inúmeras enfermidades.

Com isso, o profissional tem à disposição uma gama de detalhes para referência que permitirão maior precisão no diagnóstico.

Acompanhamento nutricional

Uma startup desenvolveu um aplicativo para ser instalado no smartphone através do qual é possível acessar os cardápios mais adequados à condição do usuário. Ao mesmo tempo, um chat com nutricionista online oferece toda a orientação necessária, além de funcionar como um tira-dúvidas.

O sistema oferece um dashboard personalizado que permite o acompanhamento da evolução apresentada pelo usuário na condução de sua alimentação. Finalmente, a refeição pode ser compartilhada na plataforma e uma avaliação é fornecida com orientações.

Esses exemplos de healthtechs apontam um caminho por onde o estudante de saúde pode considerar durante sua jornada profissional. Sem dúvidas, essas empresas de tecnologia focada em saúde reservam planos convidativos aos alunos da área da saúde.

Gostou deste post? Então venha conhecer os cursos na área da saúde oferecidos pela FACIG e descubra qual combina melhor com o seu perfil.

You may also like
FACIG participará da IV Jornada Internacional sobre Ética, Justiça e Gestão Institucional
Como anda o mercado de trabalho para os psicólogos?
Conheça as 3 profissões na área da saúde mais populares

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This