Vestibulando

Hora de ingressar na faculdade: 6 pensamentos que todo mundo tem!

Acabou o ensino médio e chegou a hora de ingressar na faculdade. E decidir o curso é uma das decisões que está sempre recheada de ansiedade e dúvidas. A graduação, além de ser uma experiência incrível para o currículo e futuro profissional, marca a primeira vez que você poderá escolher o que estudar!

No post de hoje apontaremos 6 pensamentos que todos têm na hora de escolher qual curso seguir, para lhe ajudar a ficar mais confiante e tranquilo sobre sua escolha. Confira!

1. Fazer o que quero ou o que minha família quer?

“Você deveria fazer medicina” “Ah! Mas você tem tanta cara de engenheiro”. Essas são apenas algumas frases que, com certeza, você ouviu seus pais ou familiares falarem quando o assunto é a escolha da sua faculdade.

Não tenha dúvida, eles falaram isso porque querem o melhor para você, mas a decisão final é sua, e apenas sua! Faça algo que goste, afinal, não adianta sonhar em fazer arquitetura e urbanismo e ir para a medicina contra sua vontade.

2. Eu vou ser bom no que vou fazer?

É uma dúvida comum e completamente compreensível na hora de ingressar na faculdade, afinal, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. A melhor dica para saber se vai ser bom na sua carreira é se perguntar se gosta do que está fazendo.

Tudo que é feito com prazer é mais bem feito, não é mesmo? Na hora de exercer sua profissão essa regra também vale.

3. Posso fazer dois cursos ao mesmo tempo?

A resposta curta é sim, mas será que vale a pena? Tente conhecer bem o curso e o mercado que vai atuar, converse com pessoas que já trabalham na área e coloque na balança se prefere fazer dois cursos ou se dedicar integralmente a um deles ou até mesmo, ter a possibilidade de trabalhar para ajudar a pagar a mensalidade.

4. Devo escolher o curso pelo salário que vou ganhar no futuro?

O salário é importante e com certeza algo que é considerado na hora de escolher um curso, mas o bom profissional, em qualquer área, consegue receber bons salários. Para ter uma ideia, você pode ver quanto ganha um administrador de empresas.

Nesta profissão, os salários podem variar de R$ 1.600,00 a R$ 20.000,00. A questão é a qualidade do profissional e os resultados de seu desempenho.

5. A faculdade é uma festa?

Calouradas e festas fazem parte da vida do universitário, no entanto, o dia a dia não é uma festa! É necessário muito estudo e dedicação para conseguir boas notas na faculdade; então guarde as festas para os finais de semana e para as férias. Assim, você evita surpresas desagradáveis na hora de receber as provas.

6. Só ter boas notas é suficiente depois de ingressar na faculdade?

Ao contrário da escola, na faculdade ter boas notas não é o único fator importante. Muito mais do que ser um bom aluno em sala, a faculdade é uma oportunidade de conhecer pessoas, participar de projetos, monitorias, fazer cursos e realmente se dedicar. Os recrutadores das grandes empresas hoje procuram profissionais muito mais completos, então o importante é se destacar, ter um diferencial frente aos concorrentes!

Agora que já esclarecemos algumas das principais questões da hora de ingressar na faculdade, que tal aprender como analisar uma boa faculdade e tomar a decisão certa para seu futuro?

You may also like
Bacharelado, tecnólogo ou licenciatura: como escolher?
Faculdade particular: 5 motivos para você escolher o ensino privado
Faculdades particulares: esqueça 7 mitos

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This