#EuSouFacig

I Competição de Programação ADS (Análise e Desenvolvimento de Sistemas)

A Competição de Programação é um desafio entre equipes de alunos realizado no Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas para resolver problemas computacionais de vários níveis. Inicia-se no 1º Período com o objetivo de aprimorar a lógica de programação.

Esse tipo de competição tem os seguintes benefícios: ajuda a desenvolver um raciocínio rápido, de forma que aprende a lidar melhor com diversos problemas computacionais; busca conhecer todos os recursos das linguagens de programação; ganha motivação para estudar o material de algoritmos e estruturas de dados; melhora o currículo.

As equipes são compostas por três alunos, que tentarão resolver durante 3 horas o maior número possível dos 5 ou mais problemas que são entregues no início da competição. Estes alunos têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos. A equipe que resolver o maior número de tarefas no menor tempo possível sai vencedora.

Completar uma tarefa se resume em desenvolver um programa que resolva determinado problema. O programa é desenvolvido sem interfaces gráficas e deve receber uma entrada que contenha os parâmetros do problema para dar como saída a resposta solicitada. Como exemplo de tarefa, temos um problema no qual se dá como entrada um valor N e o programa solução deve ter como resposta a soma dos números de 1 a N.

Nesse caso, o problema é simples, mas em uma competição real encontramos problemas bastante desafiadores. Aliás, a graça da competição está exatamente aí. Os programas nunca possuem um visual bonito, mas suas ideias muitas vezes são geniais.

You may also like
5º Período de Engenharia Civil faz visita técnica à PRACAFÉ
INVERSÃO DA Ordem da aprendizagem tradicional é colocada em prática no curso de Direito
Quer saber porque História vai ser o seu curso!?!?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This