#EuSouFacig Coffee Valley

II Workshop de Enfermagem

               Incentivar o protagonismo da Enfermagem e formar profissionais críticos e reflexivos, esses são objetivos de todos os professores do Curso de Enfermagem FACIG, e, seguindo essa premissa, no dia 27 de novembro às 19h no Coffee Valey foi realizado o II Workshop do Curso de Enfermagem.

               O objetivo do workshop foi integrar as turmas de enfermagem e envolver todos os alunos na finalização do semestre, para tanto cada turma, de maneira lúdica ficou responsável por apresentar as atividades e práticas desenvolvidas no período.

               Alunos e professores compartilharam a noite e puderam avaliar de forma crítica os acontecimentos do semestre, houve espaço para discussão, aprendizado e por que não, brincadeiras?

             As apresentações foram iniciadas pelo segundo período, que, de maneira dinâmica retratou os produtos do Projeto Integrador que envolveu o tema “Gravidez na Adolescência”, os alunos construíram um artigo científico, organizaram o I Fórum de Discussão de Gravidez na Adolescência e realizaram ações educativas em uma escola estadual do município de Manhuaçu. Segundo a professora Daniela Schimitz, foi maravilhoso perceber a evolução dos alunos e o desejo de realmente fazer a diferença na comunidade. Ainda houve espaço para apresentação das atividades desenvolvidas na Feira de Ciências da Escola Estadual Salime Nacif, os acadêmicos, supervisionados pelos Professores Laudinei de Carvalho e Ríudo de Paiva desenvolveram um trabalho envolvendo as disciplinas de Anatomia e Histologia e Embriologia, foi uma oportunidade de mostrar aos estudantes do ensino fundamental e médio a importância dessas duas disciplinas. Para isso, os alunos levaram à escola peças anatômicas e realizaram experimentos de histologia, foi um sucesso.  

              Na sequência, o quarto período, criativamente apresentou as Práticas Clínicas realizadas na APAE e os trabalhos desenvolvidos pela “Trupe: O Amor é Contagioso”. Durante o semestre os acadêmicos desenvolveram e aperfeiçoaram as técnicas e habilidades para a Consulta de Enfermagem e criaram a Trupe como estratégia para educação em saúde dos alunos da APAE e demais escolas do município. Os alunos se fantasiaram de palhaços e entreteram todos os envolvidos e ainda trabalharam temas relevantes, como autocuidado e higiene pessoal. O aluno Maikon Emerick deixou claro que o objetivo da FACIG é formar profissionais de qualidade e engajados, profissionais que realmente querem fazer a diferença e desenvolver ações que causem um impacto positivo na comunidade. Também apresentaram o Projeto Integrador que visou avaliar e propor medidas de intervenções nas Gestantes de alto risco atendidas no município de Manhuaçu. Educar, transformar, trabalhar as adversidades, esse foi um dos objetivos dos professores para o quarto período, e podemos afirmar que ele foi alcançado, relatou a professora Thiara Pôncio.              Finalizando as apresentações, os alunos do sexto período mostraram as ações desenvolvidas nas Práticas Clínicas no HCL, ressaltando a importância de um atendimento humanizado e integral, que realmente leve em consideração os desejos dos pacientes. Para a discussão, escolheram abordar os cuidados de enfermagem no parto, e a diferença que um atendimento de qualidade pode fazer. Ainda, demonstraram o papel do enfermeiro nos cuidados pré, per e pós-operatórios, é fundamental que o enfermeiro busque se especializar, busque se inteirar dos avanços da tecnologia, mas nunca se esqueçam que seus pacientes, não são somente pacientes, eles são o amor de alguém, finalizou a acadêmica Mainara Pereira.

               A noite foi produtiva, inovadora, emocionante e envolvente, já deixou saudade e mostrou um pouco do será o próximo semestre! Inovar, renovar e empreender, esses são alguns dos objetivos do curso de Enfermagem para o próximo ano! Já estamos ansiosos!

Texto: Thiara Guimarães Heleno de Oliveira

 

 

You may also like
Sete razões que explicam o sucesso da Finlândia na educação
REVISTA PENSAR ACADÊMICO SE INTEGRA AO PORTAL DE PERIÓDICOS DE MINAS
REVISTA PENSAR ACADÊMICO SE INTEGRA AO PORTAL DE PERIÓDICOS DE MINAS

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This