#EuSouFacig Coffee Valley

II Workshop de Enfermagem

               Incentivar o protagonismo da Enfermagem e formar profissionais críticos e reflexivos, esses são objetivos de todos os professores do Curso de Enfermagem FACIG, e, seguindo essa premissa, no dia 27 de novembro às 19h no Coffee Valey foi realizado o II Workshop do Curso de Enfermagem.

               O objetivo do workshop foi integrar as turmas de enfermagem e envolver todos os alunos na finalização do semestre, para tanto cada turma, de maneira lúdica ficou responsável por apresentar as atividades e práticas desenvolvidas no período.

               Alunos e professores compartilharam a noite e puderam avaliar de forma crítica os acontecimentos do semestre, houve espaço para discussão, aprendizado e por que não, brincadeiras?

             As apresentações foram iniciadas pelo segundo período, que, de maneira dinâmica retratou os produtos do Projeto Integrador que envolveu o tema “Gravidez na Adolescência”, os alunos construíram um artigo científico, organizaram o I Fórum de Discussão de Gravidez na Adolescência e realizaram ações educativas em uma escola estadual do município de Manhuaçu. Segundo a professora Daniela Schimitz, foi maravilhoso perceber a evolução dos alunos e o desejo de realmente fazer a diferença na comunidade. Ainda houve espaço para apresentação das atividades desenvolvidas na Feira de Ciências da Escola Estadual Salime Nacif, os acadêmicos, supervisionados pelos Professores Laudinei de Carvalho e Ríudo de Paiva desenvolveram um trabalho envolvendo as disciplinas de Anatomia e Histologia e Embriologia, foi uma oportunidade de mostrar aos estudantes do ensino fundamental e médio a importância dessas duas disciplinas. Para isso, os alunos levaram à escola peças anatômicas e realizaram experimentos de histologia, foi um sucesso.  

              Na sequência, o quarto período, criativamente apresentou as Práticas Clínicas realizadas na APAE e os trabalhos desenvolvidos pela “Trupe: O Amor é Contagioso”. Durante o semestre os acadêmicos desenvolveram e aperfeiçoaram as técnicas e habilidades para a Consulta de Enfermagem e criaram a Trupe como estratégia para educação em saúde dos alunos da APAE e demais escolas do município. Os alunos se fantasiaram de palhaços e entreteram todos os envolvidos e ainda trabalharam temas relevantes, como autocuidado e higiene pessoal. O aluno Maikon Emerick deixou claro que o objetivo da FACIG é formar profissionais de qualidade e engajados, profissionais que realmente querem fazer a diferença e desenvolver ações que causem um impacto positivo na comunidade. Também apresentaram o Projeto Integrador que visou avaliar e propor medidas de intervenções nas Gestantes de alto risco atendidas no município de Manhuaçu. Educar, transformar, trabalhar as adversidades, esse foi um dos objetivos dos professores para o quarto período, e podemos afirmar que ele foi alcançado, relatou a professora Thiara Pôncio.              Finalizando as apresentações, os alunos do sexto período mostraram as ações desenvolvidas nas Práticas Clínicas no HCL, ressaltando a importância de um atendimento humanizado e integral, que realmente leve em consideração os desejos dos pacientes. Para a discussão, escolheram abordar os cuidados de enfermagem no parto, e a diferença que um atendimento de qualidade pode fazer. Ainda, demonstraram o papel do enfermeiro nos cuidados pré, per e pós-operatórios, é fundamental que o enfermeiro busque se especializar, busque se inteirar dos avanços da tecnologia, mas nunca se esqueçam que seus pacientes, não são somente pacientes, eles são o amor de alguém, finalizou a acadêmica Mainara Pereira.

               A noite foi produtiva, inovadora, emocionante e envolvente, já deixou saudade e mostrou um pouco do será o próximo semestre! Inovar, renovar e empreender, esses são alguns dos objetivos do curso de Enfermagem para o próximo ano! Já estamos ansiosos!

Texto: Thiara Guimarães Heleno de Oliveira

 

 

You may also like
FACIG tem 4 artigos aprovados para o Congresso Internacional de Administração – ADM 2018 – em Sucre na Bolívia
Alunos do 4º período de Medicina vão à comunidade
I ADSystems – 2º dia de tecnologia

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This