Carreira

INSTITUTO AYRTON SENNA FIRMA PARCERIA COM UNIFACIG E PREFEITURA MUNICIPAL DE MANHUAÇU ATRAVÉS DO PROJETO “LETRAMENTO EM PROGRAMAÇÃO”

          Com o intuito de transformar crianças e adolescentes de escolas públicas em criadores de tecnologia e não apenas meros reprodutores, surgiu o projeto “Letramento em Programação”, em 2015. Objetivou-se, desde então, desenvolver nesses alunos habilidades e competências que atendam às novas demandas mundiais bem como transformar a realidade das crianças e adolescentes envolvidos através do desenvolvimento do pensamento computacional dentro de uma proposta de educação integral.

            Para a inserção desses alunos no universo digital, utilizam-se ferramentas gratuitas de programação computacional de maneira integrada às atividades em sala de aula de forma que se desenvolvam inúmeras competências cognitivas e socioemocionais, a saber:  criatividade, resolução de problemas, colaboração e persistência, o que aumenta o engajamento dos alunos em seu processo de aprendizagem e contribui para o ensino de todas as matérias.

            O projeto que já foi implementado com absoluto sucesso em 19 municípios brasileiros situados em Pernambuco, Amazonas, São Paulo e Rio Grande do Sul chega a cidade de Manhuaçu através de uma parceria da UNIFACIG e da Prefeitura Municipal de Manhuaçu com o Instituto Ayrton Senna. Manhuaçu se torna, assim, a primeira cidade do estado de Minas Gerais e a segunda de toda região sudeste a implementar este programa.

            Foram selecionadas 3 escolas municipais – Escola Municipal Sônia Maria Batista, Escola Municipal Petrina Maria da Conceição e Escola Municipal São Vicente de Paulo – para o início das ações neste ano letivo. O foco inicial são os alunos do 4º e 5º ano, mas objetiva-se ampliar o projeto até o 9º ano e também para outras escolas com o passar do tempo.

            Com a visita de Adelmo Eloy, coordenador nacional deste projeto, e com a assinatura do contrato na última segunda-feira, iniciou-se, no dia 19 de março de 2018, a capacitação dos professores e da equipe pedagógica do município na UNIFACIG.

            De acordo com Adelmo, do Instituto Ayrton Senna, “mais do que jogar um jogo, as crianças vão criá-lo; mais do que assistir uma animação, elas poderão crias suas histórias virtuais, assumindo um papel de maior protagonismo no mundo digital, a partir de atividades lúdicas, introdutórias, abrindo espaço para um caminho que poderá ser trilhado ao longo dos anos e até ter uma carreira em tecnologias e trabalhar com programação de computadores”.

Texto: Andréia Almeida 

 

 

 

 

 

 

You may also like
Júri-Simulado Estimula Debate na Pedagogia
Afinal, qual é a diferença entre Medicina e Biomedicina?
Fazer um curso de engenharia é coisa de homem?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This