#EuSouFacig

Maratona de projetos reúne alunos dos cursos de Arquitetura e Engenharia Civil

Na sexta-feira, dia 25 de Agosto, aconteceu na FACIG campus Alfa Sul, a Maratona de Projetos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. A tarefa proposta foi um concurso de projetos, que abrange as áreas dos dois cursos, o desafio foi lançado às 21:00 horas do dia 25 de agosto no auditório do campus Alfa Sul e só terminou às 11:00 horas do dia 26 de agosto. O evento contou com a presença do corpo docente e dos mais de 120 alunos inscritos.

Os alunos foram organizados em 10 equipes e tinham o seguinte desafio hipotético a cumprir: “Projetar um Centro Gastronômico, uma praça pública e um estacionamento para os clientes, na cidade de Manhuaçu. Para a tarefa proposta, foram disponibilizados dois terrenos, um no Centro e outro no Bairro Coqueiro. O primeiro terreno está localizado o Hotel França, importante patrimônio histórico da cidade. Atualmente, o Hotel abriga um centro comercial e também quartos para hospedagem. Contudo, o grupo deveria manter as lojas existentes e desativar o serviço de hospedaria, transformando-o em um Centro Gastronômico, como nunca antes visto na cidade. O novo uso faria a integração da edificação existente com uma nova edificação em anexo, no terreno do Hotel. O segundo terreno, localizado no Bairro Coqueiro, possui extensa área não edificada e uma edificação que seria demolida, para auxiliar na integração do Bairro Coqueiro com a nova praça.”

            A proposta da comissão organizadora, formada pelas coordenações dos cursos e corpo docente, foi colocar em prática o que é estudado e abordado dentro das salas de aula; estimular o desenvolvimento de agilidade projetual, a resolução de problemas, estimular a criatividade e aceitação de novos desafios explorando trabalho em equipe e competitividade, além da valorização de profissionais que se complementam no mercado de trabalho.

            Os alunos elaboraram belíssimos projetos que ficaram em exposição no dia 29 de Agosto até o anúncio da premiação. O grande vencedor, foi o grupo ARQENGSADOF, que trouxe uma proposta envolvendo o café, marco da região de Manhuaçu, em segundo lugar estava o grupo TOMÉ, que empregou o conceito “La vie est belle” e no terceiro lugar o grupo DIVERSIFICADOS manteve o conceito da diversidade e entretenimento.

Primeiro Lugar – grupo ARQENGSADOF

Segundo Lugar – grupo TOMÉ

Terceiro Lugar – grupo DIVERSIFICADOS

Comissão organizadora do evento

You may also like
Projeto Vida Secreta dos Executivos
Professores da Facig participam da 5ª Capacitação do Consórcio STHEM Brasil
Menção Honrosa no III Seminário Científico da FACIG

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This