Maratona de projetos reúne alunos dos cursos de Arquitetura e Engenharia Civil

Na sexta-feira, dia 25 de Agosto, aconteceu na FACIG campus Alfa Sul, a Maratona de Projetos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. A tarefa proposta foi um concurso de projetos, que abrange as áreas dos dois cursos, o desafio foi lançado às 21:00 horas do dia 25 de agosto no auditório do campus Alfa Sul e só terminou às 11:00 horas do dia 26 de agosto. O evento contou com a presença do corpo docente e dos mais de 120 alunos inscritos.

Os alunos foram organizados em 10 equipes e tinham o seguinte desafio hipotético a cumprir: “Projetar um Centro Gastronômico, uma praça pública e um estacionamento para os clientes, na cidade de Manhuaçu. Para a tarefa proposta, foram disponibilizados dois terrenos, um no Centro e outro no Bairro Coqueiro. O primeiro terreno está localizado o Hotel França, importante patrimônio histórico da cidade. Atualmente, o Hotel abriga um centro comercial e também quartos para hospedagem. Contudo, o grupo deveria manter as lojas existentes e desativar o serviço de hospedaria, transformando-o em um Centro Gastronômico, como nunca antes visto na cidade. O novo uso faria a integração da edificação existente com uma nova edificação em anexo, no terreno do Hotel. O segundo terreno, localizado no Bairro Coqueiro, possui extensa área não edificada e uma edificação que seria demolida, para auxiliar na integração do Bairro Coqueiro com a nova praça.”

A proposta da comissão organizadora, formada pelas coordenações dos cursos e corpo docente, foi colocar em prática o que é estudado e abordado dentro das salas de aula; estimular o desenvolvimento de agilidade projetual, a resolução de problemas, estimular a criatividade e aceitação de novos desafios explorando trabalho em equipe e competitividade, além da valorização de profissionais que se complementam no mercado de trabalho.

Os alunos elaboraram belíssimos projetos que ficaram em exposição no dia 29 de Agosto até o anúncio da premiação. O grande vencedor, foi o grupo ARQENGSADOF, que trouxe uma proposta envolvendo o café, marco da região de Manhuaçu, em segundo lugar estava o grupo TOMÉ, que empregou o conceito “La vie est belle” e no terceiro lugar o grupo DIVERSIFICADOS manteve o conceito da diversidade e entretenimento.

Primeiro Lugar – grupo ARQENGSADOF

Segundo Lugar – grupo TOMÉ