Carreira

Mercado de trabalho para engenharia civil: o que você precisa saber!

Sabe-se que o Brasil tem vivido um período de desgastes econômicos que afetam várias áreas, como a da construção civil. No entanto, o mercado de trabalho para engenharia civil ainda é bastante promissor.

Isso porque, existe uma diversidade de oportunidades de carreira para o setor, o que ajuda os profissionais da área, sobretudo os que acabaram de sair da faculdade, a não ficarem de fora do mercado de trabalho.

Se você quer conhecer mais sobre o mercado de trabalho para engenharia civil, continue a leitura, pois mostraremos exatamente o que você precisa saber!

Em quais áreas um profissional formado em engenharia civil pode trabalhar?

Como já foi mencionado, as oportunidades na carreira de engenharia civil são amplas, podendo o recém formado no curso atuar em diferentes áreas. Uma vez que o campo é muito vasto, listamos as principais áreas disponíveis no mercado de engenharia civil:

  • Construção civil;

  • Mineração;

  • Consultoria;

  • Segurança do trabalho;

  • Georreferenciamento rural;

  • Saneamento básico;

  • Administração;

  • Rodovias e transportes.

Nesse segmento, o recém formado precisa escolher qual dessas áreas mais combina com o seu perfil, com suas características pessoais, habilidades, entre outros.

Como está o mercado para o setor atualmente?

Apesar de ter passado por um período de decadência, o setor ainda segue em alta no Brasil e tem mostrado, recentemente, índices bastante otimistas para os profissionais da área.

O setor brasileiro, que durante muito tempo oportunizou empregos em obras públicas, teve uma baixa significativa. No entanto, as oportunidades recentes são vindas principalmente do setor privado, em áreas diversificadas e que tem reafirmado a área de engenharia civil como uma das mais promissoras no futuro.

Quais as vantagens de investir em um curso de engenharia civil?

Dentre todas as engenharias, a engenharia civil ainda é aquela que mais vale a pena investir. Isso porque, como já foi dito, os profissionais podem atuar em áreas diversificadas, como no setor público, privado ou até mesmo como autônomo, prestando consultoria.

Os salários da área são bastante atraentes e, além disso, o mercado de trabalho para engenharia civil é fundamental para toda a sociedade.

Quais as tendências desse setor para os próximos anos?

Qualquer área profissional está sujeita a mudanças, uma vez que as sociedades são influenciadas por tendências e demandas, seja de comportamento, desenvolvimento de tecnologias, entre outros.

Nesse sentido, essas tendências também acompanham o setor da engenharia civil. Uma vez que essa área é essencialmente diversificada, as tendências também são amplas.

No que diz respeito a novas tecnologias, as tendências do setor apontam para sistemas de automação predial, aplicação da realidade aumentada, utilização de aplicativos, impressão 3D e desenvolvimento de novos softwares para engenharia.

Já para o lado comportamental da sociedade, as inclinações da engenharia se voltam para a sustentabilidade, para o aperfeiçoamento e utilização de novos materiais em prol do desenvolvimento sustentável e para o uso de energia renovável.

Qual a importância de escolher uma boa instituição de ensino?

Embora o setor da engenharia civil apresente uma ampla gama de oportunidades, bons salários e boas perspectivas de seguimento de carreira, de nada adianta se você não for um bom profissional.

E para se tornar um bom profissional é essencial a escolha de uma boa instituição de ensino, para melhor estudar e se preparar para o mercado de trabalho.

Sendo assim, ao optar por seguir essa carreira, escolha a faculdade certa, que tenha credibilidade e que seja reconhecida por formar bons profissionais.

Diante desse panorama geral sobre o setor da engenharia civil, percebemos que ainda vale muito a pena investir.

Para tanto, é importante sempre buscar se aprofundar na área e desenvolver suas habilidades para se tornar um profissional competitivo, pois isso será determinante para a sua entrada e permanência no mercado de trabalho.

E então, gostou de saber mais sobre o mercado de trabalho para engenharia civil? Ficou alguma dúvida? Então, entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo!

You may also like
Conheça agora a profissão de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Fique por dentro de 4 respostas sobre desenvolvimento de software
5 livros para engenheiros que futuros profissionais precisam conhecer

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This