#EuSouFacig

NOVAS TEMÁTICAS SÃO TRABALHADAS PELA PSICOLOGIA COM RELAÇÃO À FAMÍLIA

Nos dias 14 e 15 de Setembro, aconteceu no Hotel Hilton, em Buenos Aires, o VIII Encontro Americano de Psicanálise da Orientação Lacaniana e do XX Encontro Internacional do Campo Freudiano. O tema abordado foi: “Assuntos de Família: seus enredos na prática”.

O Professor Márcio Rocha Damasceno, coordenador do curso de Psicologia da FACIG esteve lá, representando a instituição.

O Encontro é organizado a cada dois anos, nesse momento, abordam-se temas relevantes ao Tratamento Psicológico e Psicanalítico. Na oportunidade, diversas foram as  reflexões de uma temática que está sendo trabalhada em todo mundo. Pensar nas mudanças que estão ocorrendo dentro das famílias; os diversos tipos de violência familiar e como trabalhar hoje com essas problemáticas. 

Os estereótipos de família como instituição que eram rígidos até bem pouco tempo, agora dão lugar à espontaneidade e às novas formas de constituição familiar: estão aí mostrando os limites do que é permitido e o não permitido; o dito e o não dito; os segredos de família que não estão mais escondidos. É o privado tornando-se público.

Ao analista é solicitado ir mais além dos “segredos de família”, momento em que se busca produzir em cada sujeito a surpresa de descobrir o que estava oculto, falar da família, dos traumas e das tramas que envolvem o sujeito e seus destinos sintomáticos. Hoje, o analista trabalha de forma a mostrar que não se pode conformar com as marcas herdadas que nos prendem a sintomas e, assim, livrar-se encontrando saídas menos traumáticas e mais satisfatórias no modo de se viver.

 

You may also like
Objetivos educacionais e avaliação da aprendizagem
VI Seminário de Educação para Diversidade e Direito Humanos da FACIG
2º dia da II ADSystems conta com a palestra “Você é o que Compartilha!”

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This