NOVAS TEMÁTICAS SÃO TRABALHADAS PELA PSICOLOGIA COM RELAÇÃO À FAMÍLIA

Nos dias 14 e 15 de Setembro, aconteceu no Hotel Hilton, em Buenos Aires, o VIII Encontro Americano de Psicanálise da Orientação Lacaniana e do XX Encontro Internacional do Campo Freudiano. O tema abordado foi: “Assuntos de Família: seus enredos na prática”.

O Professor Márcio Rocha Damasceno, coordenador do curso de Psicologia da FACIG esteve lá, representando a instituição.

O Encontro é organizado a cada dois anos, nesse momento, abordam-se temas relevantes ao Tratamento Psicológico e Psicanalítico. Na oportunidade, diversas foram as  reflexões de uma temática que está sendo trabalhada em todo mundo. Pensar nas mudanças que estão ocorrendo dentro das famílias; os diversos tipos de violência familiar e como trabalhar hoje com essas problemáticas.

Os estereótipos de família como instituição que eram rígidos até bem pouco tempo, agora dão lugar à espontaneidade e às novas formas de constituição familiar: estão aí mostrando os limites do que é permitido e o não permitido; o dito e o não dito; os segredos de família que não estão mais escondidos. É o privado tornando-se público.

Ao analista é solicitado ir mais além dos “segredos de família”, momento em que se busca produzir em cada sujeito a surpresa de descobrir o que estava oculto, falar da família, dos traumas e das tramas que envolvem o sujeito e seus destinos sintomáticos. Hoje, o analista trabalha de forma a mostrar que não se pode conformar com as marcas herdadas que nos prendem a sintomas e, assim, livrar-se encontrando saídas menos traumáticas e mais satisfatórias no modo de se viver.

Aula Inaugural do Curso de Odontologia
Curso de Pedagogia participa da Inauguração do Espaço Crescer em Manhuaçu
Alunos do curso de História desenvolvem projeto nas escolas públicas