Carreira

O mercado de Odontologia é rentável no Brasil?

Com a proximidade do vestibular, alguns alunos ficam em dúvida sobre o curso que devem fazer e alguns decidem por influência dos pais ou dos colegas. Na área de saúde, é comum os alunos desejarem cursar Medicina, um curso tradicional e com boa rentabilidade ao final da graduação, porém com grande concorrência em todas as universidades do país.

Nesse cenário, é importante estar aberto a conhecer outros cursos da área para fazer a melhor escolha. O mercado de Odontologia está crescendo no país e a atuação de um dentista vai além de procedimentos de rotina e da colocação de aparelhos dentários.

Existem novas tecnologias que possibilitam ao profissional a atuação em diversas áreas, inclusive em procedimentos estéticos. Confira abaixo mais detalhes sobre esse curso.

O curso de Odontologia

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o curso de Odontologia é o segundo mais rentável do país. A graduação dura cinco anos, com carga horária mínima de 4.000 horas. Algumas das disciplinas do currículo básico são: anatomia, patologia, fisiologia, bioquímica, genética e farmacologia.

Já no ciclo profissional, os alunos têm contato com disciplinas como radiologia, ortodontia, anestesiologia, próteses e material dentário. Há aulas práticas, nas quais os alunos usam manequins odontológicos para treinar procedimentos como restaurações, e a partir do terceiro ano, os alunos começam a atuar na clínica da faculdade.

As áreas de atuação

Após se formar, o aluno pode atuar em diversas áreas como: clínica geral, endodontia, implantodontia, odontopediatria, ortodontia etc. Uma área que está crescendo bastante e representa uma ótima oportunidade é a odontologia estética. A área se tornou mais famosa devido ao uso das facetas odontológicas, utilizadas por alguns famosos.

As facetas são comparáveis às lentes de contato ou unhas de porcelana. Elas são peças de porcelana colocadas em cima dos dentes para corrigir pequenas imperfeições ou realizar o clareamento dental.

O mercado de Odontologia

Há um grande número de dentistas no país, mas o mercado de Odontologia ainda necessita de mais profissionais capacitados. Com a criação do Programa de Saúde da Família (PSF), das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), o mercado absorveu vários profissionais e a oferta de emprego cresceu.

Além disso, o dentista pode abrir seu próprio consultório, sabendo que, nesse campo, a concorrência é mais acirrada e as especializações contam bastante na diferenciação do profissional.

O salário médio

Segundo o IPEA, em 2013, o salário médio foi de R$ 5.367, um dos melhores do país. Esse valor pode crescer dependendo do tipo de especialização do dentista, chegando a 15% de aumento de salário. As especialidades que se destacam são: implantologia, prótese, endodontia, ortodontia e cirurgia — o piso salarial nacional dessa última, inclusive, chega a R$ 9.000 por 20 horas semanais.

Agora mais informado sobre o mercado de Odontologia, você pode decidir melhor qual curso prestar no vestibular. Ficou interessado nessa carreira? Quer se informar mais sobre mais cursos superiores? Então, curta a ossa página no Facebook para ficar por dentro de mais conteúdos como esse.

Saiba como ganhar experiência profissional durante a faculdade
Você sabe qual a diferença entre emprego e carreira? Aprenda aqui!
Psicologia Organizacional: conheça essa área promissora
  • Gisele
    29/01/2017 at 11:41
    Reply

Gostaria de saber valor do curso de odontologia?

• FACIG
      27/03/2017 at 23:08
      Reply

Olá Gisele, a mensalidade do curso de Odontologia é de R$1.900,00. Venha nos conhecer! Temos uma excelente infraestrutura e a melhor equipe de professores!!!