Carreira

O que faz um engenheiro agrônomo? Nós explicamos neste post!

Você gosta de trabalhar com as mãos na terra, cuidar de diferentes plantios e de rebanhos? Se a sua resposta for sim, saiba que essas características podem fazê-lo seguir a carreira de engenheiro agrônomo.

No entanto, para escolher a profissão certa, é importante ficar atento não só às atividades que o profissional desenvolve, mas também a outros aspectos inerentes à carreira, como o número de horas trabalhadas, as condições de trabalho, o salário etc.

É preciso entender todo o universo da área de atuação para evitar frustrações e conhecer as exigências e transformações do mercado de trabalho

Se você ainda tem dúvidas de qual carreira seguir e quer saber o que faz um engenheiro agrônomo, continue por aqui e descubra tudo sobre a profissão. Boa leitura!

O que faz um engenheiro agrônomo?

Como já mencionamos, um engenheiro agrônomo é o responsável por garantir e melhorar a produtividade agropecuária, por meio do conhecimento das ciências exatas, econômicas e da natureza. Dentro desse universo, há uma série de funções a serem exercidas pelo profissional da área. Veja quais são elas:

• preparo do solo para o cultivo;
  • combate a pragas e doenças nas plantações;
  • gerenciamento para o armazenamento e a distribuição da safra;
  • cuidado com a alimentação, a reprodução e o abate de animais;
  • estudo sobre a evolução genética das plantas;
  • planejamento e execução de construções rurais.

Onde atua o profissional da área?

Apesar de a profissão estar ligada diretamente ao campo, o engenheiro agrônomo pode trabalhar em diferentes frentes. O profissional tem a possibilidade de atuar tanto em empresas privadas quanto em serviços públicos, como a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

O engenheiro agrônomo tem a chance de trabalhar também com paisagismo, com plantas ornamentais, com o manejo de pragas nas áreas urbanas ou com domissanitários — produtos para desinfecção, higienização ou desinfestação domiciliar.

O profissional também pode trabalhar com consultorias, pesquisa, fiscalização, ensino e assistência técnica e rural. A média salarial para um engenheiro agrônomo no Brasil é de R$ 4.959,58. Viu como são muitas as oportunidades para quem deseja seguir na área?

Como funciona o curso de engenharia agronômica?

A grade curricular do curso de engenharia agronômica terá disciplinas de outras áreas de atuação, como biologia, zoologia, química, matemática, genética, física mecânica, economia, estatística, anatomia etc.

O aluno é capacitado para planejar e gerenciar diferentes propriedades rurais, monitorar e manejar recursos, fornecer consultoria na área do agronegócio, trabalhar com o melhoramento genético de plantas e animais, compartilhar e transferir novas tecnologias e dar assistência técnica a produtores rurais.

​Como você pôde perceber neste artigo, a área de engenharia agronômica é muito rica e oferece diferentes caminhos para o profissional, seja o trabalho diretamente com a terra, no campo, seja com a pesquisa ou nas repartições públicas.

Agora que você já sabe o que faz um engenheiro agrônomo, venha conhecer o curso de agronomia da Unifacig e prepare-se para o futuro!

Se você gostou deste conteúdo e já sabe qual carreira seguir, não perca mais tempo e entre em contato conosco. Dê o passo inicial para a sua carreira com a gente!

Vale a pena seguir a carreira de professor?
Aula Inaugural dos Alunos de Mestrado em Desenvolvimento Local.
Conheça agora a profissão de Análise e Desenvolvimento de Sistemas