Carreira

O que faz um Gestor Ambiental? Aprenda aqui

O gestor ambiental é um profissional relativamente novo no mercado. Ele surge a partir da tomada de consciência da sociedade, cada vez mais preocupada com o impacto das atividades econômicas no meio ambiente.

Logo, a função desse profissional é contribuir de maneira decisiva para o desenvolvimento sustentável de um negócio. Ou seja: ao mesmo tempo que garante o lucro em uma companhia, ele atua para que os recursos naturais sejam protegidos ou impactados o menos possível.

Afinal, o que faz um gestor ambiental?

O profissional da área de Gestão Ambiental exerce suas funções em amplas frentes. É possível que ele atue na recuperação da biodiversidade por meio da investigação de determinadas áreas e da elaboração de programas que revertam a degradação do meio ambiente.

Em órgãos públicos, o gestor ambiental é responsável por criar políticas públicas que sirvam de parâmetro para o uso adequado dos recursos naturais. Por sua vez, em empresas privadas, ele tem o papel de adequar procedimentos para que a companhia atenda aos padrões estabelecidos pela legislação.

Outra vertente de atuação está no campo da educação. Esse profissional é capaz de elaborar programas de educação ambiental e prestar consultoria em escolas e empresas, além de orientar diferentes comunidades a respeito de como preservar seus recursos.

Vale destacar o uso da tecnologia de geoprocessamento, por meio da qual o gestor ambiental poderá, por exemplo, realizar diagnósticos precisos de áreas vitais para o equilíbrio de um ecossistema.

Como se tornar um gestor ambiental?

O curso de graduação em Gestão Ambiental é o mais indicado para quem deseja seguir carreira nessa área. A duração é de dois a quatro anos, conforme o tipo — tecnológico ou bacharelado.

Além de matérias específicas voltadas ao meio ambiente, o curso poderá abordar disciplinas como Psicologia e Sociologia organizacionais, Comunicação Empresarial, Ética Profissional, dentre outras.

Habilidade em ciências exatas é de fundamental importância, já que o gestor ambiental será responsável pela elaboração de relatórios analíticos em seu dia a dia. Por isso, o curso conta também com disciplinas como Matemática Financeira, Estatística, Economia e Contabilidade.

Como é o mercado de trabalho para o gestor ambiental?

O campo de atuação do profissional de Gestão Ambiental é vasto, de modo que ele poderá atuar em empresas privadas e públicas ou organizações não governamentais.

Indústrias de diversos segmentos contratam gestores ambientais para dirimir o impacto de suas atividades sobre o meio ambiente e propor alternativas viáveis e lucrativas para os seus negócios. Do mesmo modo, órgãos públicos e empresas do terceiro setor estão interessadas em como esse profissional poderá contribuir com a preservação dos recursos naturais sem deixar de lado o desenvolvimento econômico e sustentável.

Dada a relevância do papel de um gestor ambiental no contexto atual, o mercado de trabalho o absorve excelentemente bem e o número de oportunidades é alta. Por isso, os planos de carreira dentro das empresas é um forte atrativo nesse segmento.

O salário, sem dúvida, é outro fator que precisa ser levado em conta por quem decide atuar na área. Um gestor ambiental em início de carreira ganha, em média, de R$ 1,5 mil a 2 mil. Por sua vez, o profissional de nível pleno recebe de R$ 3 mil a R$ 4 mil, ao passo que, no auge da carreira, a remuneração varia de R$ 5,5 mil a R$ 6 mil.

Os dados são do Ministério da Educação, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.

Gostou do nosso conteúdo sobre o que faz um gestor ambiental? Acha que essa é a profissão para você? Então dê uma olhada no nosso curso de graduação na área e comece a investir nessa carreira agora mesmo!

Como anda o mercado de trabalho para quem faz cursos de gestão?
Plano de carreira: saiba como elaborá-lo em 6 passos
Afinal, qual a diferença entre o arquiteto, designer de interiores e decorador?
  • Diva Siqueira
    01/06/2018 at 10:28

Gostei muito. Texto esclarecedor e simples. Era oque eu buscava. Obrigada.