Carreira

O que House of Cards e Chef ensinam aos profissionais de marketing digital

Com o constante lançamento de novas plataformas e ferramentas virtuais, cada vez mais as empresas necessitam das estratégias do marketing digital para impulsionar as suas atividades. Nesse cenário, também aumenta a demanda por profissionais capacitados para atuar nesse campo.

Você tem afinidade com a área, mas ainda não tem certeza sobre qual profissão seguir? Um modo interessante de saber mais sobre marketing digital é por meio da série House of Cards e do filme Chef, que além de serem ótimas formas de entretenimento também trazem diversos ensinamentos para os profissionais do ramo.

Já está preparando a pipoca? Confira, abaixo, quais são as lições de marketing que você pode aprender assistindo à TV!

Conhecer bem o seu público

O principal ensinamento passado por Frank Underwood, protagonista de House of Cards, é conhecer muito bem o seu público. Parece simples, né? Mas, muitos profissionais ainda pecam nesse aspecto.

Em vez de apenas falar sobre você e a sua empresa, é essencial usar os canais digitais para conhecer o que o seu público tem interesse em saber. Basicamente, é preciso criar personas, compreender as preferências e realizar pesquisas de palavras-chave que o ajudem a entender o que os seus clientes esperam da sua marca.

Mais do que a falta de escrúpulos, o que ajuda Frank a seguir em frente com os seus planos mirabolantes é o fato de pensar com a mente do seu eleitorado. Utilizar essas informações é imprescindível para conquistar a confiança dos seus visitantes para, na hora certa, convertê-los em leads.

Estar presente em vários lugares

Frank Underwood se faz presente em todos os lugares para exercer a sua influência sobre as pessoas. Em diversos capítulos da série, Frank e a sua esposa, Claire, viajam apenas para manter contato com os eleitores e, consequentemente, aparecerem na mídia. Isso promove a imagem deles e alimenta o relacionamento com o público.

Isso ensina os profissionais de marketing a necessidade de se esforçar para ocupar os espaços onde seus públicos estão e estabelecer um bom relacionamento com eles por meio dos canais de comunicação, como e-mail, redes sociais, blog etc.

Aqui, também vale ressaltar q importância de pensar mobile, uma vez que o número de usuários na internet cresce exponencialmente. Uma grande quantidade dos seus acessos podem vir dos smartphones e tablets, logo os seus canais devem estar otimizados para essas plataformas.

Não ter medo de ousar

Uma das características mais impressionantes em Frank são as suas ideias ousadas que, muitas vezes, parecem impossíveis, mas que no final são concretizadas com sucesso. Isso se dá pelo fato de ele não ter medo de buscar o diferente e trilhar caminhos que ninguém trilhou.

Nesse sentido, podemos perceber que a originalidade é essencial para chamar a atenção do público diante de tantas opções e convencê-lo a abraçar as suas propostas.  

Manter-se atualizado

Um dos maiores erros cometidos por Carl Casper, em Chef, é facilmente identificado em muitos empresários veteranos. Por falta de conhecimento, eles acreditam que conectar-se à tecnologia e mídias digitais é coisa para jovens, e isso não é verdade.

É preciso ter em mente que o mundo muda frequentemente e quem deseja estar à frente deve se atualizar. Saiba em quais mídias o seu público está concentrado e aplique estratégias que gerem engajamento. Também é necessário mensurar os resultados obtidos em cada plataforma para aprimorar a comunicação continuamente.

A crise é o melhor momento para inovar

Na trama de Chef, Carl perde o emprego que amava por conta dos seus próprios erros e, em vez de lamentar-se, fez disso uma oportunidade de dar a volta por cima. O personagem saiu da zona de conforto e montou o seu food truck, onde as pessoas o encontravam a partir do Twitter.

Todas as empresas podem passar por uma crise, mas a forma como elas reagem a esse problema faz toda a diferença. No filme, é possível perceber que a melhor solução é colocar a criatividade em prática para sair de uma situação desastrosa, como lançar uma promoção especial que incentive o cliente a consumir o seu produto.

Agora você já sabe como a série House of Cards e o filme Chef são uma boa maneira para conhecer mais sobre marketing digital e trazer ensinamentos para os especialistas da área. 

Ficou ainda mais interessado em trabalhar com marketing digital? Entre em contato conosco e descubra o que podemos fazer por você!

You may also like
Conheça as 3 profissões na área da saúde mais populares
Enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem: entenda as diferenças!
Fazer um curso de engenharia é coisa de homem?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This