Vestibulando

Os 4 principais assuntos do ENEM e como se preparar para eles

O ENEM é uma prova muito importante. A partir da nota obtida no exame é possível não apenas entrar no ensino superior público, mas também é possível entrar na faculdade particular. No entanto, para se dar bem na prova é preciso dominar os assuntos do Enem. 

Eles se repetem com uma certa frequência na prova. Geralmente são questões recorrentes da história do Brasil, cálculos que são necessários para situações do nosso dia a dia, conhecimentos sobre o funcionamento de algumas formas de geração de energia, acontecimentos sobre atualidades, entre outros temas. 

Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe este texto e conheça quais os temas principais nas quatro áreas específicas do exame. Confira! 

1. Matemática: operações com frações

O ENEM é uma prova que adora matemática. Até mesmo nas provas de Humanas há uma cerca exigência de conhecimentos de estatística e análise de dados. Na prova específica da área de Matemática o tema que mais cai é operações com frações.

Esse conteúdo é vasto, entretanto, é mais comum encontrá-lo no desenvolvimento da resolução das questões do que exercícios propriamente direcionados a elas. Portanto, uma forma de estudar esse conteúdo para o ENEM é dominando os conceitos de decimais finitos, dízimas periódicas e inteiros, assim como todas as operações e propriedades. 

2. Ciências humanas: Brasil colônia e espaço rural 

Também estão entre os assuntos do ENEM, na prova de Ciências Humanas, o Brasil Colônia e o espaço rural. O primeiro tema diz respeito aos anos de 1530 e 1822, nos quais o Brasil esteve vinculado à corôa portuguesa. Para a prova, é importante estudar o processo de colonização da América Portuguesa, o ciclo da Cana-de-Açúcar e o Ciclo do Ouro. 

Já o tema Espaço Rural, específico da área de Geografia, também costuma cair com frequência e tem que ser estudado a partir da compreensão do espaço não constituído por cidades ou adensamentos populacionais. Vale a pena ficar de olho nas atividades produtivas típicas do espaço rural: agricultura, pecuária e extrativismo.

3. Ciências da natureza: usinas e instalações residenciais

Atenção! Ligue os motores da memorização do seu cérebro porque esse é um dos assuntos do ENEM mais frequentes: usinas e instalações residenciais. Para fechar as questões sobre esse tema, é importante entender os mecanismos de funcionamento dos diversos tipos de usinas: hidrelétrica, solar, termoelétrica, nuclear, eólica, biomassa e Maremotriz.

Sobre as instalações residenciais, a mais comum que cai na prova é a instalação elétrica. Portanto, você deve aprender como é medido o consumo de energia elétrica e como se constitui a instalação elétrica de uma residência (os fios, a transmissão do poste até a sua casa etc). 

4. Linguagens: estratégias argumentativas

Esse tema é voltado especificamente para prova da Redação, etapa essencial para boa nota final no exame. Você precisa se preparar para questões envolvendo os mecanismos fundamentais de argumentação.

Por exemplo, você pode argumentar usando dados estatísticos oriundos de pesquisas confiáveis e fatos. Ou estabelecendo relações lógicas, como por exemplo, comparações, causa e efeito. Também vale utilizar uma citação de uma autoridade, de um especialista sobre o tema abordado pela proposta de redação. Enfim, quanto maior a variedade de argumentação, melhor a sua pontuação na prova. 

Esses foram alguns dos principais assuntos do ENEM. Dedique-se com afinco a esses temas e utilize estratégias de estudo para isso. Montar um planejamento de estudo com um cronograma com os dias e os horários livres que você tem, resolver simulados e provas anteriores, fazer resumos e ler muitos jornais para se atualizar estão entras ações necessárias.

Mesmo dominando os temas do ENEM, você ainda sente um certo nervosismo para fazer a prova? Então leia agora mesmo este texto e saiba como controlar a ansiedade no vestibular ou durante a prova.

You may also like
Como passar em Medicina?
5 razões para fazer um curso na área da saúde
Qual o curso ideal para quem quer trabalhar com recursos humanos?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This