Carreira

Plano de carreira: saiba como elaborá-lo em 6 passos

O que é ter sucesso? Cada pessoa tem uma resposta diferente para essa pergunta. Provavelmente, você também tem um ideal em mente. Mas, entre a situação atual e o sonho, existe um caminho, e a chave para alcançá-lo pode ser um bom plano de carreira. 

Para alguns, um sonho pode ser se estabelecer como profissional liberal e ter seu próprio escritório ou consultório. Para outros, pode ser um cargo no setor público ou uma determinada vaga em uma empresa específica. Para atingir este objetivo é necessário traçar uma estratégia.

Essa é a função do plano de carreira — um mapa detalhado com as metas e ações necessárias para chegar lá! Se você não tem ideia de como começar, nós vamos ajudá-lo! Siga o nosso passo a passo e prepare-se para o sucesso!

1. Faça uma avaliação pessoal

Sonhos são individuais, e só você pode definir qual é o seu ideal de sucesso. A “melhor” profissão para você é aquela que se encaixa nas suas habilidades, desperta sua vocação e pode fazer com que você obtenha realização pessoal.

Portanto, conheça a si mesmo, suas habilidades, talentos e gostos. Assim, você poderá fazer a escolha certa e estabelecer o seu objetivo. 

2. Trace objetivos a curto e longo prazo

Consciente de seus desejos e habilidades, comece a traçar objetivos. Pense primeiro no resultado final desejado, e depois nos estágios anteriores que precisa para atingi-lo.

Pode não ser a área que você deseja, mas imagine que queira ser um desembargador. A carreira não começa nesse nível, logicamente. Para atingir essa posição, a pessoa precisa:

  • Advogar por um determinado período;
  • Prestar concurso para juiz;
  • Exercer a magistratura por um tempo mínimo;
  • Aguardar indicação para ocupar o posto de desembargador. 

Esse é apenas um exemplo para mostrar que, para chegar a um objetivo final, é necessário vencer uma etapa de cada vez. Pesquise sobre a profissão e o cargo que deseja para saber exatamente quais são os passos para alcançá-lo. 

3. Estabeleça metas 

Depois de entender o processo para chegar ao sonho, é hora de pensar em ações reais que o levarão a alcançar esses objetivos. 

Por onde começar? Que graduação precisa ser feita para iniciar no primeiro cargo da sua lista? Depois, quais são os cursos ou concursos que permitem alcançar o segundo degrau? E assim por diante.

Desta forma, passo a passo, você estabelece uma sequência de ações que vão garantir seu acesso a cada etapa do seu plano. 

4. Coloque seu plano de carreira no papel

Para evitar o risco de se “perder” durante o trajeto e começar a fazer cursos e tomar decisões que não contribuem para a realização de seu sonho, coloque essa estratégia no papel e procure segui-la de forma disciplinada!

5. Invista em capacitação

Algumas pessoas chegam aos primeiros degraus de seu plano e simplesmente param por ali. Se acomodam e ficam estagnadas em sua profissão.

Para progredir, é necessário pagar um preço, se esforçar. A melhor forma de continuar avançando é estudar, mantendo-se atualizado e investindo em capacitações para estar sempre à frente dos outros profissionais em sua área de atuação.

6. Atualize o plano ao longo do tempo

A sociedade muda e o mercado de trabalho também. Por isso, podem surgir novas possibilidades com o tempo.

Também pode acontecer de você atingir seus objetivos e começar a sonhar com algo a mais. Lembre-se: o plano de carreira é seu! Então, use sua liberdade para atualizá-lo, modificá-lo ou ir além do que havia planejado.

E aí, preparado para iniciar seu plano de carreira? Não tenha medo de sonhar alto! Com esforço e usando a estratégia correta, você pode chegar lá!

Gostou do post? Ainda tem dúvidas? Então, deixe seu comentário!

You may also like
Conheça agora a profissão de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Quais as áreas de atuação do profissional de odontologia?
Psicologia, pedagogia e psicopedagogia: entenda suas diferenças

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This