Vida de Estudante

Plano de estudos intensivo: 5 dicas para montar o melhor

Uma das fases mais importantes — e estressantes — da vida é, sem dúvidas, a época do vestibular. Além de ser uma espécie de marco de transição entre a adolescência e a vida adulta, o período pré-vestibular é regado à pressão e ao sentimento de insegurança.

Mas fique calmo, amigo vestibulando! Com disciplina, algumas mudanças de hábito e um plano de estudos intensivo, é possível superar esse momento com tranquilidade, arrasando em todas as provas.

Foi pensando em você que preparamos este post com dicas certeiras para montar o melhor plano de estudos e garantir o seu sucesso — e a sua vaga. Boa leitura!

1. Reflita sobre a sua rotina

Estabelecer uma rotina diária é tão ou mais importante do que o estabelecimento de uma boa rotina de estudos. Afinal, será impossível segui-la corretamente e ficar longe da procrastinação caso você não tenha horários bem definidos.

Por isso, é necessário ter um momento de reflexão e priorizar as suas atividades, vendo o que pode ou não ser retirado. Depois disso, organize todas as tarefas em um cronograma e defina quanto tempo você poderá estudar todos os dias.

No entanto, fique ligado para evitar dois erros comuns: primeiramente, não estipule metas impraticáveis. É bastante improvável que você vá estudar doze horas por dia, não é mesmo? A consistência é importante, e lembre: a qualidade vale mais do que a quantidade.

Em segundo lugar, não elimine atividades prazerosas de sua rotina. Não menospreze o valor de momentos de lazer! Tire um tempo para ler um livro, jogar futebol ou sair com os seus amigos — você merece.

2. Escolha um método de estudo

Não interessa se você optou por se preparar sem o auxílio de um cursinho preparatório ou não: estudar em casa e conhecer o melhor método para a sua individualidade é outro passo importante.

Alguns métodos famosos e que funcionam para boa parte das pessoas são: anotar as informações; fazer resumos e flashcards; instituir revisões periódicas, respeitando a curva de esquecimento; elaborar anotações coloridas (e deixá-las à vista, como na parede em frente ao seu lugar de estudo) etc.

3. Organize as matérias

Ao estudar, normalmente cometemos o erro de priorizar os conteúdos de que nós mais gostamos. Evite cair nessa, pois essas são justamente, na teoria, os assuntos que você mais domina.

Ao organizar o seu cronograma, intercale as matérias que têm mais peso em sua prova com as que você tem mais dificuldade, deixando apenas uma horinha para aquelas que você mais curte estudar.

4. Faça muitos exercícios

Muitas vezes, acreditamos que apenas estudar a teoria é o bastante e que isso nos deixará preparados para o momento da prova. Embora ela seja parte crucial dos estudos, a prática não fica muito atrás.

Reserve um tempo para a resolução de exercícios e, se possível, para fazer provas antigas. Além de medir como anda o seu desempenho nas matérias, isso fará com que você aprenda a controlar melhor o tempo que passa fazendo cada questão e o deixará mais familiarizado com o estilo da prova.

5. Use a tecnologia como aliada

Quem disse que a tecnologia precisa ser sua inimiga? Na verdade, quando usada com sabedoria, ela pode otimizar, e muito, os resultados obtidos com seus estudos.

Use e abuse de aplicativos que o ajudem nessa jornada. As opções são variadas: gráficos de produtividade, lembretes de revisões baseados na curva de esquecimento, técnica pomodoro, entre outras. Encontre o que mais se adequa ao seu estilo de estudo e aproveite!

Não é tão difícil criar um plano de estudos intensivo que seja eficiente, não é mesmo? Mas não esqueça: o cronograma, apesar de importante, não é tudo. Cuide também de você, da sua alimentação e da sua saúde mental. Com isso, o seu sucesso será garantido!

Agora que você já sabe como montar um bom plano de estudos, saiba como mandar a procrastinação para bem longe! Confira as nossas cinco dicas para melhorar a sua concentração nos estudos.

You may also like
Veja 6 dicas para você estudar à noite sem perder o foco
Como eu posso me destacar na faculdade?
Como conseguir trabalhar e estudar para concurso ao mesmo tempo?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This