Vestibulando

Por que a interpretação é a chave para ir bem nas provas do vestibular?

Muito mais do que conhecer a fundo o conteúdo de cada disciplina escolar, um outro fator que é muito importante para o sucesso nas provas de vestibular é a capacidade de interpretação.

Grande parte dos erros cometidos, não só em provas do vestibular, mas também no Enem e em concursos públicos, são consequência da pressa em concluir o exame, juntamente com a leitura superficial que é feita durante a prova.

Fazendo essa leitura rápida das questões, alguns detalhes acabam passando despercebidos e, em vez de assinalar a resposta correta, o aluno acaba respondendo a questão se baseando no que leu.

Selecionamos aqui alguns motivos pelos quais a interpretação é o grande segredo do sucesso em provas do vestibular.

Saber interpretar é como “criar asas”

Quando é possível compreender imediatamente a mensagem, seja ela transmitida por meio de um trecho de livro, de uma gravura ou de uma tirinha de gibi, o leitor já vai se antecipar e deduzir o que o enunciado vai solicitar, de maneira segura e autônoma.

E como desenvolver essa habilidade? Pode parecer difícil, mas é importante que se desperte a curiosidade e a paixão pela leitura. Procure ler com frequência diferentes tipos de documentos; pode ser um livro de receitas, um artigo de jornal ou uma matéria sobre uma celebridade.

Tenha em mãos um caderninho e anote as palavras que você não conhece ou não sabe o significado e consulte sempre um bom dicionário. Se a leitura estiver muito complexa, separe o texto em blocos, da maneira que achar conveniente. E leia mais de uma vez, pois a tendência é que, a cada leitura, novas descobertas sejam feitas.

A interpretação é, muitas vezes, um passo para a produção

Ao conseguir interpretar mentalmente uma tirinha de um personagem famoso, é comum o leitor querer usar um caderninho para anotar tudo o que ele compreendeu — isso, inclusive, é uma ótima prática. Dessa forma, desenvolve-se outra técnica: a de redação.

Que tal explicar, por meio da paráfrase, o artigo que você leu e sobre o qual fez as anotações necessárias? A paráfrase consiste em uma explicação ou reapresentação do texto. Deve ser feita à sua maneira, sem copiar o autor.

Para os vestibulandos, os tipos mais interessantes de paráfrase são:

• Paráfrase-resumo: escreve-se de maneira resumida e com suas próprias palavras o que foi abordado no texto;
  • Paráfrase-resenha: reescreve-se o texto, inserindo a própria opinião a respeito do assunto e justificando-a;
  • Paráfrase-esquema: destacam-se as ideias principais do texto por meio de tópicos e pequenos textos esquematizados.

Assim, o leitor estará praticando a escrita, outro assunto que assusta a maioria dos candidatos em época de provas do vestibular.

Saber interpretar é um ganho de tempo

Quando se tem essa capacidade de interpretação já desenvolvida no dia a dia, ganhamos tempo, já que será mais fácil fazer a leitura e compreender o que está sendo solicitado ou transmitido, seja nas provas do vestibular, concursos públicos ou Enem.

Mas, mesmo com a prática, a atenção continuará sendo o foco principal. O recomendado é que o candidato, sempre com muita calma e cuidado, leia o enunciado e, em seguida, leia as respostas. Depois, é importante voltar para o enunciado, lendo-o novamente e garantindo, assim, um bom entendimento do texto.

Hábitos antigos não devem ser dispensados

Muitos leitores abandonaram os livros convencionais para usarem aplicativos específicos para leitura de e-books. As assinaturas de edições virtuais de revistas ganharam espaço pelo seu baixo custo e pela facilidade de leitura por meio de smartphones e tablets.

No entanto, há estudos que comprovam uma maior eficiência da leitura realizada a partir de livros físicos. Foi observado que leitores que tiveram acesso a uma história de aventura por meio de um leitor de e-books apresentaram mais dificuldade em relatar os fatos do que os que leram o livro em papel.

Dessa forma, é recomendado que se tenha livros, reportagens e textos em papel para que, manipulando o material com dobras, virando páginas e fazendo anotações, desenvolva-se a experiência sensorial, melhorando, assim, a memória de longo prazo e aumentando a capacidade de interpretação.

Reserve um momento do seu dia para a leitura. Pode ser um período de 30 a 60 minutos, longe dos aparelhos de comunicação e somente com o seu livro, canetas e bloco de anotações em mãos.

Gostou das dicas? Você pode receber frequentemente outros artigos relacionados, assinando nossa newsletter.

Como passar em Medicina?
Qual o curso ideal para quem quer trabalhar com recursos humanos?
Quais cursos estão em alta na área da saúde?