Vida de Estudante

Por que investir em atividades de extensão na faculdade?

Cursar a graduação é uma das fases mais gostosas da vida. Além de estudar algo que você gosta e aproveitar um pouco mais de independência, o ensino superior oferece muito mais do que conhecimentos teóricos — há também oportunidades de participar de pesquisas e de atividades de extensão.

Você não sabe do que estamos falando? Acompanhe as informações que trouxemos neste post e se prepare para aproveitar tudo que uma faculdade oferece!

O que são atividades de extensão?

Na faculdade você vai ter uma rotina bem diferente da que tinha na escola. Há muito mais autonomia na graduação. Você não vai precisar lidar com tantas regras, os professores não ficam no seu pé e a formação não se limita às aulas que você assiste.

Na verdade, podemos dizer que uma parcela muito importante da formação se dá fora da sala de aula. Quem pensa que cursar a faculdade é apenas assistir passivamente ao que os professores ensinam está muito enganado e corre o risco de deixar passar oportunidades riquíssimas para a carreira.

Além do ensino, há outros dois pilares nas instituições de educação superior: a pesquisa e a extensão. As atividades de extensão oferecidas pela faculdade são programas que integram os cursos da graduação às necessidades da sociedade, oferecendo serviços importantes para a comunidade externa.

O objetivo dessas atividades é tornar o conhecimento acadêmico acessível à sociedade por meio de serviços que estudantes e professores prestam ao público em geral. É uma ótima forma de democratizar a ciência e oferecer soluções para problemas e necessidades da população. Realizando essas ações, a faculdade cumpre uma importante função social.

Por que participar delas?

Há diversos benefícios para os alunos que fazem parte de grupos de extensão na faculdade. Um dos principais é a oportunidade de adquirir conhecimento prático, atendendo a população e contando com a supervisão de professores para desenvolver habilidades e se tornar um profissional mais capacitado.

Os estudantes precisam aproveitar a graduação para se experimentar no mercado de trabalho, entrando em contato com as funções que vão realizar depois de formados. Não há melhor maneira de fazer isso do que em atividades de extensão, apoiados pela estrutura da faculdade e pela competência do corpo docente.

Além disso, participar dessas ações permite que você conheça as problemáticas reais das pessoas. Muitos profissionais reclamam da distância entre a prática e a teoria aprendida na faculdade. A extensão é uma forma de diminuir esse distanciamento e colocar os alunos em campo desde cedo, enriquecendo sua formação e seu currículo.

Por fim, participar de atividades de extensão não traz apenas vantagens profissionais. É muito engrandecedor sentir que está fazendo a diferença na vida das pessoas ao retornar para a sociedade os conhecimentos que você está adquirindo no ensino superior.

Quais são as opções oferecidas pelas faculdades?

Existem diversas atividades de extensão. Conheça o programa da instituição onde você pretende estudar e saiba como o seu curso pode estar envolvido nessas práticas. A faculdade pode coordenar, por exemplo, grupos de trabalho voluntário, estágios e oportunidades de intercâmbio cultural.

Além disso, diversos cursos trabalham com as empresas juniores ou com prestação de serviços gratuitos para a população. Alguns exemplos: o curso de psicologia oferece a psicoterapia, o de direito presta consultoria jurídica, o de odontologia atende os pacientes gratuitamente na faculdade.

As atividades de extensão são experiências muito ricas para a faculdade, os alunos e toda a comunidade. Por meio delas você pode se testar no mercado de trabalho, ter contato com a população e desenvolver habilidades diferenciadas. Aproveite esse momento e saia da graduação um profissional mais completo!

Que tal conversar com seus amigos sobre esse assunto? Compartilhe este post nas suas redes sociais!

You may also like
Como memorizar melhor: anotar à mão ou no computador?
1ª. JORNADA MEDICINA – FACIG.
Veja essas 5 dicas de como memorizar fórmulas de matemática

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This