Prática Clínica na Saúde da Mulher: Enfermagem Facig na APS

Os alunos do 5º período do curso de Enfermagem da FACIG, realizaram durante todo o primeiro semestre de 2018, sob supervisão da Professora Marceli Scwhenck Alves Silva, a Prática Clínica da disciplina de Processo de Cuidar da Saúde da Mulher.

Realizada na Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Nossa Senhora Aparecida em Manhuaçu e contando com a parceria da Enfermeira Sandra Barbosa. Entre as atividades realizadas está o atendimento as gestantes, por meio de educação em saúde e a realização da consulta pré-natal.

Ainda com o objetivo de promover a Saúde e Atenção à Mulher, gerando um incentivo a mais para ações de cuidado e prevenção foram realizadas campanhas no horário noturno juntamente com todo equipe de ESF, que objetivou a coleta do exame Papanicolau, solicitação de exames de mamografia para a faixa etária preconizada. Para os alunos essa integração foi uma excelente oportunidade de aprendizado no que diz respeito à consulta ginecológica e a saúde da mulher.

Além desses procedimentos, foram realizadas as ações de orientações sobre prevenção de câncer de colo do útero, prevenção de câncer de mama e hábitos de vida saudáveis.

Ressalta-se a importância da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Coordenação da APS e com a gerente da Unidade Enfermeira, Sandra Barbosa, para efetivação deste trabalho. De acordo com a profa. Marceli responsável pela disciplina é fundamental a certeza da assertividade das ações executadas para o aprendizado do aluno direcionado para contribuição na redução da morbidade e mortalidade feminina, especialmente por causas evitáveis, em todos os ciclos da vida!

FACIG participa do II Seminário de Educação em Enfermagem da Zona da Mata Mineira
Palestra sobre Vigilância em Saúde
Inauguração da Liga Acadêmica de Dermatologia da Facig – LADERM