#EuSouFacig

Prática Clínica na Saúde da Mulher: Enfermagem Facig na APS

Os alunos do 5º período do curso de Enfermagem da FACIG, realizaram durante todo o primeiro semestre de 2018, sob supervisão da Professora Marceli Scwhenck Alves Silva, a Prática Clínica da disciplina de Processo de Cuidar da Saúde da Mulher.

Realizada na Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Nossa Senhora Aparecida em Manhuaçu e contando com a parceria da Enfermeira Sandra Barbosa. Entre as atividades realizadas está o atendimento as gestantes, por meio de educação em saúde e a realização da consulta pré-natal.

Ainda com o objetivo de promover a Saúde e Atenção à Mulher, gerando um incentivo a mais para ações de cuidado e prevenção foram realizadas campanhas no horário noturno juntamente com todo equipe de ESF, que objetivou a coleta do exame Papanicolau, solicitação de exames de mamografia para a faixa etária preconizada. Para os alunos essa integração foi uma excelente oportunidade de aprendizado no que diz respeito à consulta ginecológica e a saúde da mulher.

Além desses procedimentos, foram realizadas as ações de orientações sobre prevenção de câncer de colo do útero, prevenção de câncer de mama e hábitos de vida saudáveis.

Ressalta-se a importância da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Coordenação da APS e com a gerente da Unidade Enfermeira, Sandra Barbosa, para efetivação deste trabalho. De acordo com a profa. Marceli responsável pela disciplina é fundamental a certeza da assertividade das ações executadas para o aprendizado do aluno direcionado para contribuição na redução da morbidade e mortalidade feminina, especialmente por causas evitáveis, em todos os ciclos da vida!

You may also like
Projeto Vida Secreta dos Executivos
ÉTICA EM PESQUISA É DISCUTIDA NA FACIG
Trabalhos aprovados no CONVIBRA

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This