Carreira

Produção acadêmica: conheça 4 tipos de trabalhos científicos!

A produção acadêmica é essencial para que a ciência e o conhecimento evoluam. A partir de trabalhos científicos, ideias podem ser aprimoradas, trazendo avanço e, consequentemente, mais qualidade de vida para nós, em diversas áreas.

Quer aprender mais sobre o assunto? Então continue com a gente: neste post, explicaremos o que são trabalhos científicos e falaremos sobre 4 dos principais tipos. Vamos lá!

O que é o trabalho científico?

O trabalho científico é a descrição de uma observação ou ideia, a qual será destinada às pessoas potencialmente interessadas no assunto. Os leitores, então, poderão avançar em seus estudos, a partir de suas próprias observações.

Imagine, por exemplo, que um médico relate sua pesquisa sobre o tratamento de determinada doença. Outro profissional, ao ler o material, poderá observar os resultados e aprofundar o trabalho usando a sua experiência, o seu conhecimento e suas leituras. Assim, as informações são desenvolvidas e os resultados, aperfeiçoados.

Para facilitar a compreensão, toda informação científica precisa ser organizada segundo padrões específicos. É indispensável que uma produção tenha começo, meio e fim e que as partes dela estejam bem interligadas.

É muito importante prestar atenção em três pontos na hora de começar a sua produção acadêmica:

  • pergunta (problema) a ser respondida pela pesquisa;
  • sustentação teórica, a qual menciona autores que já investigaram algo relacionado ao tema;
  • metodologia que apresentará os recursos empregados para responder à pergunta definida.

Com essa estrutura, fica mais fácil entender a proposta e, portanto, esses tópicos não devem ser ignorados.

Quais são os tipos de trabalho na produção acadêmica?

A seguir, apresentaremos quatro dos principais tipos de trabalhos científicos. Confira!

1. Resumo

Também chamado de sinopse, o resumo sintetiza as ideias contidas em outro texto. Ele é muito mais que a redução do conteúdo, já que o autor usa a sua capacidade de análise e compreensão durante a leitura da obra que deseja resumir.

Cabe ressaltar que a opinião e a crítica devem ser evitadas, uma vez que essa prática caracteriza outro tipo de trabalho. O resumo é muito útil no meio acadêmico por permitir recordar, rapidamente, o que se estudou e mostrar a conclusão a que se chegou.

2. Resenha crítica

A resenha crítica apresenta os mesmos elementos do resumo, porém eles vêm acompanhados de comentários críticos e informativos de quem a produziu. Para agregar valor à produção, o autor deve justificar as suas avaliações de forma precisa e embasada, podendo, inclusive, citar outros pesquisadores.

3. Artigo

O artigo contém os resultados de uma pesquisa sobre determinado assunto. Ele pode ter origem a partir de uma investigação experimental, um estudo bibliográfico ou, mesmo, ser criado com a redução de trabalhos maiores, como o resumo de dissertações de mestrado ou teses de doutorado.

É comum que algumas disciplinas — tanto da graduação quanto da pós-graduação — solicitem um artigo como atividade final. Além disso, revistas e periódicos podem publicá-lo com base na relevância para a comunidade científica a que ele se destina.  

4. Relatório

O objetivo do relatório é apresentar, formalmente, os resultados e os progressos alcançados durante uma investigação acadêmica. Ele se caracteriza por descrever, de maneira minuciosa, a situação de uma questão científica, ou seja, o andamento do trabalho.

Os estágios da pesquisa, os autores utilizados, a interpretação das informações e as conclusões são elementos que devem estar contidos no relatório. Tudo isso para mostrar, objetivamente, os caminhos percorridos e os resultados — finais ou parciais — alcançados.

Além desses tipos de trabalhos científicos, existem ainda muitos outros. Com este post, você pôde ter um panorama sobre o assunto e esclarecer as suas dúvidas iniciais sobre cada um dos itens citados. Conforme você avançar nos seus estudos e se deparar com uma produção acadêmica, ela provavelmente será explicada e auxiliada por um professor.

Ficou com alguma dúvida? Já tem alguma produção acadêmica? Compartilhe suas ideias e experiências nos comentários!

You may also like
6 dicas para quem quer estudar nas férias
Confira 4 ótimas dicas para escolher um curso de licenciatura
Carreira pública: conheça 3 vantagens e 3 desvantagens

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This