Carreira

Produção acadêmica: conheça 4 tipos de trabalhos científicos!

A produção acadêmica é essencial para que a ciência e o conhecimento evoluam. A partir de trabalhos científicos, ideias podem ser aprimoradas, trazendo avanço e, consequentemente, mais qualidade de vida para nós, em diversas áreas.

Quer aprender mais sobre o assunto? Então continue com a gente: neste post, explicaremos o que são trabalhos científicos e falaremos sobre 4 dos principais tipos. Vamos lá!

O que é o trabalho científico?

O trabalho científico é a descrição de uma observação ou ideia, a qual será destinada às pessoas potencialmente interessadas no assunto. Os leitores, então, poderão avançar em seus estudos, a partir de suas próprias observações.

Imagine, por exemplo, que um médico relate sua pesquisa sobre o tratamento de determinada doença. Outro profissional, ao ler o material, poderá observar os resultados e aprofundar o trabalho usando a sua experiência, o seu conhecimento e suas leituras. Assim, as informações são desenvolvidas e os resultados, aperfeiçoados.

Para facilitar a compreensão, toda informação científica precisa ser organizada segundo padrões específicos. É indispensável que uma produção tenha começo, meio e fim e que as partes dela estejam bem interligadas.

É muito importante prestar atenção em três pontos na hora de começar a sua produção acadêmica:

• pergunta (problema) a ser respondida pela pesquisa;
  • sustentação teórica, a qual menciona autores que já investigaram algo relacionado ao tema;
  • metodologia que apresentará os recursos empregados para responder à pergunta definida.

Com essa estrutura, fica mais fácil entender a proposta e, portanto, esses tópicos não devem ser ignorados.

Quais são os tipos de trabalho na produção acadêmica?

A seguir, apresentaremos quatro dos principais tipos de trabalhos científicos. Confira!

1. Resumo

Também chamado de sinopse, o resumo sintetiza as ideias contidas em outro texto. Ele é muito mais que a redução do conteúdo, já que o autor usa a sua capacidade de análise e compreensão durante a leitura da obra que deseja resumir.

Cabe ressaltar que a opinião e a crítica devem ser evitadas, uma vez que essa prática caracteriza outro tipo de trabalho. O resumo é muito útil no meio acadêmico por permitir recordar, rapidamente, o que se estudou e mostrar a conclusão a que se chegou.

2. Resenha crítica

A resenha crítica apresenta os mesmos elementos do resumo, porém eles vêm acompanhados de comentários críticos e informativos de quem a produziu. Para agregar valor à produção, o autor deve justificar as suas avaliações de forma precisa e embasada, podendo, inclusive, citar outros pesquisadores.

3. Artigo

O artigo contém os resultados de uma pesquisa sobre determinado assunto. Ele pode ter origem a partir de uma investigação experimental, um estudo bibliográfico ou, mesmo, ser criado com a redução de trabalhos maiores, como o resumo de dissertações de mestrado ou teses de doutorado.

É comum que algumas disciplinas — tanto da graduação quanto da pós-graduação — solicitem um artigo como atividade final. Além disso, revistas e periódicos podem publicá-lo com base na relevância para a comunidade científica a que ele se destina.

4. Relatório

O objetivo do relatório é apresentar, formalmente, os resultados e os progressos alcançados durante uma investigação acadêmica. Ele se caracteriza por descrever, de maneira minuciosa, a situação de uma questão científica, ou seja, o andamento do trabalho.

Os estágios da pesquisa, os autores utilizados, a interpretação das informações e as conclusões são elementos que devem estar contidos no relatório. Tudo isso para mostrar, objetivamente, os caminhos percorridos e os resultados — finais ou parciais — alcançados.

Além desses tipos de trabalhos científicos, existem ainda muitos outros. Com este post, você pôde ter um panorama sobre o assunto e esclarecer as suas dúvidas iniciais sobre cada um dos itens citados. Conforme você avançar nos seus estudos e se deparar com uma produção acadêmica, ela provavelmente será explicada e auxiliada por um professor.

Ficou com alguma dúvida? Já tem alguma produção acadêmica? Compartilhe suas ideias e experiências nos comentários!

Conheça as 6 profissões na área da saúde mais populares
Os alunos de Enfermagem da FACIG vão até as Gestantes no Centro Estadual de Atenção Especializada
Prorrogação do Período de Inscrições de Projetos de Iniciação Científica