Carreira

Quais as áreas de atuação do profissional de odontologia?

Conhecer as principais atividades de uma carreira é importante para o jovem escolher a melhor opção para entrar no mercado de trabalho. Imagine que você deseja ser um profissional de odontologia, mas não conhece profundamente os segmentos de atuação e as principais tendências do setor.

Caso tenha noção de como um profissional do ramo atua e as alternativas de trabalho, a escolha será feita de forma mais madura e prudente, aumentando as chances de colher bons resultados no futuro.

Sem dúvida, a odontologia é uma das áreas mais atraentes em termos financeiros. Porém, não basta escolher uma profissão apenas por dinheiro, é preciso ter vocação. Pensando nisso, vamos mostrar algumas opções de trabalho para os que atuam com a saúde bucal.

Clínico geral

Nos postos de saúde e hospitais, o profissional tem normalmente um foco mais voltado para a prevenção e a cura de problemas na boca e nos maxilares. Por isso, o clínico geral exerce uma série de atividades, como:

  • aplicar flúor;

  • cuidar de bochechas, gengivas, língua e lábios;

  • examinar radiografias;

  • limpar os dentes;

  • tratar cáries.

O recomendado é que o clínico faça um acompanhamento da saúde bucal dos pacientes, que devem ir ao dentista a cada seis meses.

Endodontista

Ao passar pelo clínico geral, o paciente pode ser encaminhado para o endodontista, responsável pelo tratamento de canal. O procedimento tem como objetivo remover o tecido mole (polpa), localizado na parte interna (canal) do dente, que pode estar morto ou apresentar inflamação ou infecção.   

O endodontista também possui como tarefas verificar modificações na raiz dos dentes e a necessidade de utilizar próteses dentárias.

Implantodontista

É uma das funções mais procuradas pelos dentistas. Com foco em reabilitar o sorriso dos pacientes, o profissional de odontologia que se especializa em implantodontia engloba uma série de ações como:

  • inserção de próteses dentárias;

  • implantação de pinos para recuperar os dentes;

  • realização de cirurgias;

  • reabilitações dentárias de várias modalidades.

Odontólogo Forense

É uma das áreas mais novas do setor e que tem apresentado um grande crescimento. Por meio de exames e perícias judiciais, o profissional faz atestados, pareceres técnicos e laudos.

Ele ainda atua na identificação de cadáveres pela análise da arcada dentária — esse procedimento acontece, principalmente, em acidentes com vítimas carbonizadas.

Além disso, pode ser perito em processos judiciais em que é requisitado para elucidar um crime. Por exemplo, um menor pode ser vítima de maus tratos numa creche por ter recebido várias mordidas de uma outra pessoa.  

Odontólogo Restaurador

Estar com os dentes bonitos é um motivo que influencia na vaidade de qualquer indivíduo. De olho nessa tendência, esse profissional adota diversas ações para fortalecer a autoestima dos pacientes, como:

  • restauração dentária;

  • tratamento para clarear os dentes;

  • utilização de facetas e resinas;

  • peeling gengival.

A odontologia restauradora exige que os profissionais sejam bastante detalhistas. Isso porque os pacientes querem excelentes resultados. Afinal, uma boa aparência ajuda a pessoa a se sentir melhor consigo mesma.   

Odontopediatra

Cuidar dos famosos dentes de leite é uma das atribuições mais conhecidas desse profissional. Ele também é muito importante no processo de conservação dentária junto com os pais, porque orienta as crianças sobre alguns itens, como:

  • modo de escovar os dentes;

  • quantidade de vezes que a escovação deve ser feita diariamente;

  • maneira de mastigar as refeições;

  • tipos de alimentos que devem ser evitados para prevenir cáries.

Com certeza, você já tem um bom conhecimento sobre algumas das alternativas de trabalho para o profissional de odontologia. Mesmo assim, aproveite para ler o nosso post e saber por que o mercado de odontologia é rentável no Brasil. Estar bem informado sempre nos ajuda a evoluir!

You may also like
Como funciona a residência em cirurgia geral?
Especialidades médicas: conheça o trabalho do cardiologista!
Como é o mercado de trabalho de Pedagogia?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This