Carreira

Quais as áreas de atuação na carreira de enfermeiro?

Para quem se interessa pela área da saúde, o curso de enfermagem é bastante atrativo. Além de a graduação ter um currículo completo em relação aos conhecimentos necessários para a prática dessa profissão, a carreira de enfermeiro abre muitas portas e oferece boas oportunidades.

Assim, para quem está pesquisando possíveis cursos antes de decidir seu futuro profissional, a enfermagem é uma ótima opção. Quer saber mais sobre essa carreira e esclarecer todas as dúvidas sobre o mercado de trabalho? Confira as informações que trouxemos neste post!

O que se estuda no curso de enfermagem?

Essa graduação tem duração média de cinco anos e prepara o aluno para as atividades de promoção, prevenção, recuperação e manutenção da saúde. As principais matérias estudadas são as das Ciências Biológicas — como as disciplinas de anatomia e histologia.

O estudante de enfermagem tem contato, também, com conhecimentos que o capacitam diretamente para a prática, como rotinas e funções do enfermeiro nas unidades de terapia intensiva ou em cirurgias. Além das disciplinas teóricas, a graduação oferece muitas experiências práticas em laboratórios ou em ambientes de estágio.

Ao fim do curso, o profissional recebe o título de bacharel em enfermagem e pode atuar nos diversos serviços de saúde. A carreira é regulamentada pelo Conselho Federal da Enfermagem e todos os profissionais devem se inscrever em seus respectivos conselhos regionais.

Como é o mercado de trabalho?

As oportunidades na carreira de enfermeiro são muito amplas. A atuação da equipe de enfermagem é fundamental em qualquer serviço de saúde, pois esses profissionais acompanham e prestam assistência aos pacientes em tratamento. Os campos de trabalho mais comuns ocupados pelos enfermeiros são em postos, hospitais e clínicas.

Em geral, é o enfermeiro que presta o primeiro atendimento e realiza os cuidados diretos aos usuários do serviço de saúde. Ele atua com os primeiros socorros, orienta o paciente em relação ao tratamento dado pelo médico, faz curativos, coleta exames e administra medicamentos. O enfermeiro também está presente nas equipes cirúrgicas.

Quais são os campos de atuação na carreira de enfermeiro?

Além desses postos de trabalho mais comuns, o dia a dia do enfermeiro também possibilita caminhos de atuação fora de hospitais e unidades de saúde. Esse profissional está presente, por exemplo, nas equipes de resgate, atuando em operações de salvamento e atendendo a vítimas de acidentes ou de calamidades.

Outro campo atrativo é a assistência domiciliar. O enfermeiro pode acompanhar o paciente de forma particular, atendendo em casa e prestando suporte em internações. Com o envelhecimento da população, os profissionais dessa área têm sido muito requisitados nos cuidados aos idosos.

A enfermagem do trabalho também é outra opção nessa carreira. Nesse caso, o profissional trabalha em uma empresa, prestando atendimento aos funcionários. Suas funções incluem atuar nos programas de prevenção e acompanhar as condições de saúde dos colaboradores.

Outra atividade muito interessante nessa carreira é a pesquisa clínica. Nela, o enfermeiro participa de investigações que estudam, por exemplo, doenças, epidemias e desenvolvimento de novos medicamentos.

O ensino também é uma ótima opção para quem se interessa por essa área — o enfermeiro pode ser professor de cursos técnicos e de faculdades ou ministrar palestras e cursos de saúde.

Percebeu como a carreira de enfermeiro vai muito além do trabalho em hospitais? Conhecer todas as possibilidades da profissão é importante para definir o que você deseja para o futuro. Se, ao ler este post você confirmou seu interesse pelo curso, saiba mais sobre a graduação de enfermagem na Facig!

You may also like
6 características essenciais de um enfermeiro de sucesso
Engenharia e arquitetura: quais são as oportunidades de mercado nessas áreas?
Quais as matérias do curso de Enfermagem? Confira aqui!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This