Carreira

Quais as matérias do curso de Enfermagem? Confira aqui!

Você prestará vestibular e está interessado em fazer o curso de enfermagem, mas desconhece quais as matérias estudará na faculdade e tem dúvida sobre as diferenças entre bacharelado, licenciatura e curso técnico? Para completar, ainda está com receio sobre as habilidades necessárias para ser um profissional da área? Pois saiba que isso é absolutamente normal e acontece com muitas outras pessoas!

É por isso que, ao pesquisar mais sobre a instituição na qual pretende estudar, você deve conferir informações sobre o corpo docente, a grade curricular, a duração da graduação, o tipo de grau obtido, entre outras informações cruciais. 

Contudo, neste post, abordaremos essas questões e esclareceremos de uma vez por todas cada uma delas. Acompanhe e descubra mais sobre esse curso que atrai tantos estudantes e tem um excelente mercado de trabalho!

Qual a diferença entre o bacharelado em enfermagem, a licenciatura na área e o curso técnico?

Começamos com uma questão clássica e que é comum ter quando não se está familiarizado com as nomenclaturas existentes sobre as modalidades de ensino pós-ensino médio. Por isso, vamos por partes!

A licenciatura em enfermagem é a escolha de graduação para quem deseja ser docente. Ou seja, quem tem vontade de lecionar tanto no ambiente acadêmico para universitários quanto para estudantes de cursos profissionalizantes. 

O bacharelado em enfermagem, por sua vez, é a opção para quem quer atuar em hospitais, clínicas, centros de emergência, postos de saúde nas mais variadas áreas, como: a geriátrica, a médico-cirúrgica, a obstétrica, a de resgate, etc.

Nelas, você pode lidar diretamente com os pacientes, assistir os médicos nos mais variados procedimentos ou se dedicar exclusivamente à gestão do corpo de enfermeiros e técnicos de enfermagem do local. Segundo o boletim RADAR, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, um profissional com o grau de bacharel tem taxa de empregabilidade de 92,56% para cada 100 formados e uma média salarial de R$ 3.495,07 para uma jornada semanal de 41,27 horas.

O curso técnico, por sua vez, tem duração inferior à graduação, não é uma formação superior e, principalmente, não forma enfermeiros, mas técnicos de enfermagem. Na rotina de trabalho, ele tem um campo de atuação reduzido e desempenha as atividades estabelecidas pelos superiores (os enfermeiros).

Quais são as matérias do curso de enfermagem na faculdade?

Dependendo da instituição de ensino, é totalmente normal haver mudanças quanto às disciplinas que são ofertadas ao longo da graduação, especialmente quando falamos daquelas opcionais. 

Porém há muitas que são, sim, recorrentes e fundamentais na grade curricular do curso de enfermagem, justamente para que você tenha uma base sólida de conhecimento sobre a relação saúde-doença e alcance uma formação humanizada para lidar com a rotina hospitalar e as necessidades dos pacientes. Entre elas, podemos listar:

  • farmacologia;
  • fisiologia humana;
  • anatomia humana; 
  • bioquímica; 
  • patologia geral e dos sistemas; 
  • genética e evolução; 
  • parasitologia humana;
  • psicologia aplicada à saúde;
  • nutrição aplicada à saúde;
  • vigilância em saúde.

Quais habilidades e características o estudante de enfermagem deve desenvolver?

Para finalizar, há uma terceira dúvida que muitos jovens têm sobre o curso de enfermagem: afinal, quais são as habilidades e características que devem ser desenvolvidas ao longo da graduação para que o formado esteja, de fato, apto a trabalhar em um ambiente clínico, lidando diretamente com o bem-estar e o atendimento de tantas pessoas?. Entre as principais, podemos citar:

  • ter empatia com o próximo para entender a dor do paciente e oferecer a ele o melhor atendimento possível;
  • respeitar e valorizar a vida humana, sem distinções raciais, étnicas, sexuais, religiosas;
  • compreender os procedimentos clínicos e o manuseio correto de medicamentos e demais materiais;
  • estar em constante aprendizado e atualização sobre o ramo da saúde.

Você tirou suas dúvidas sobre o curso de enfermagem? Pois prepare-se para se tornar um profissional ímpar e que desempenha papel fundamental na rotina hospitalar!

E aí, gostou do artigo? Então aproveite o assunto deste post para conhecer mais sobre a nossa graduação na área!

You may also like
Veja como é o dia a dia de um Enfermeiro
Entenda a relação da educação com as oportunidades do mercado de trabalho
Saiba mais sobre o curso de Engenharia de Produção!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This